Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
Lajes fungiformes aligeiradas

A laje fungiforme aligeirada é caracterizada por duas zonas distintas: zona maciça e aligeirada.

É possível criar uma biblioteca com as características geométricas das zonas aligeiradas ou então pode-se utilizar a biblioteca predefinida do programa. Os blocos de aligeiramento são constituídos por uma ou várias peças.

O programa gera automaticamente os maciços sobre os pilares, mas também se podem introduzir os maciços com medidas específicas. Estes podem ainda ter uma espessura superior à da laje. Também é possível criar capitéis.

As lajes recebem as cargas que sobre elas apoiam, resultantes das ações permanentes, incluindo o respetivo peso próprio, e ações variáveis de sobrecarga, e distribuem-nas sobre as vigas, paredes e muros que lhes dão apoio.

A discretização dos panos de laje fungiforme aligeirada realiza-se em malhas de elementos tipo barra cujo tamanho é um terço da dimensão entre eixos de nervuras da zona aligeirada. Considera a deformação por corte e mantém a hipótese de diafragma rígido. Aplica-se em cada nó o produto da carga pela área tributária de cada nó.

O programa apresenta diagramas de isovalores e isolinhas de esforços, deslocamentos e armadura. Apresenta para cada nó os esforços e deslocamentos por ação. Apresenta ainda o deslocamento máximo de cada pano de laje.

O dimensionamento das armaduras pode-se fazer a partir de uma armadura base definida pelo utilizador, colocando o programa os reforços sempre que estes sejam necessários.

As peças desenhadas são constituídas pelas plantas de armaduras superiores e inferiores para cada uma das direções.


       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK