Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
CYPE 3D

O software considera o comportamento elástico e linear dos materiais. As barras são consideradas como elementos lineares.

As barras podem ser de aço laminado, composto e enformado. Existe a possibilidade de definir qualquer tipo de material e geometria através do perfil genérico.

Dispõe de uma biblioteca completa de perfis enformados, laminados, compostos, totalmente editável pelo utilizador. Contém vigas Boyd com alvéolo hexagonal, octogonal ou circular, perfis de altura variável e existe a possibilidade de reforçar os perfis junto aos nós com cartelas. Existe também a possibilidade de definir vigas mistas, sendo o perfil metálico um duplo T e a parte superior constituída por betão colaborante ligado com conectores.

As cargas podem-se aplicar nas barras, neste caso o software admite cargas uniformes, triangulares, trapezoidais, pontuais, momentos e incrementos de temperatura uniforme e variável; podem-se aplicar nos nós, neste caso o software admite cargas pontuais; podem-se aplicar superficialmente sobre panos de lajes. Permite a introdução de deslocamentos prescritos, para simular por exemplo assentamentos de apoio, bem como de rotações prescritas.

Admite a introdução de cargas resultantes de ações permanentes e variáveis de sobrecarga, vento, neve e sismo. Admite ainda ações acidentais. O software realiza a simulação dinâmica do sismo e calcula as cargas resultantes. Possui uma base de dados de combinações de ações regulamentares, no entanto, o utilizador pode criar as combinações de ações que desejar.

Os nós das barras podem ser rotulados encastrados ou possuir um determinado grau de encastramento. Os apoios, podem encontrar-se encastrados, articulado, ou com restrições relativas aos seus graus de liberdade, podem ainda ser elásticos (molas).

Permite a introdução de elementos tipo placa, bem como a definição da sua secção, a discretização da sua malha, a descrição do material, a definição das bandas de integração e o tipo de vinculação. Após o cálculo, existe a possibilidade de visualizar os deslocamentos e esforços através de diagramas coloridos (isovalores).

O software permite efetuar uma análise P-Δ da estrutura, caso o utilizador deseje. O método baseia-se nos efeitos devidos aos deslocamentos produzidos pelas ações horizontais, abordando os efeitos de segunda ordem a partir do cálculo de primeira ordem e do comportamento linear dos materiais, com características mecânicas calculadas com as suas secções brutas e o seu módulo de elasticidade secante.

Para as barras metálicas o software efetua o cálculo à encurvadura, permite a definição dos coeficientes de encurvadura por parte do utilizador ou o cálculo automático dos comprimentos de encurvadura. Efetua ainda o cálculo à encurvadura lateral e enfunamento da alma.

Permite dimensionar tirantes constituídos por cantoneira laminada, cantoneira simétrica laminada, varão ou vergalhão.

O software efetua a verificação da flecha de acordo com os limites definidos pelo utilizador.

A partir da geometria, das características dos materiais e das cargas aplicadas o software realiza o cálculo dos esforços, combinações e envolventes. Seguidamente efetua o dimensionamento, exceto para as barras de betão ou genéricas.

Possui listagens justificativas e detalhadas relativamente ao cálculo efetuado em cada barra, segundo as normas Eurocódigo 3 e 8.

O software possui ferramentas para a análise de resultados, em termos de deslocamentos, esforços e tensões, por ação, combinação ou envolventes.

Relativamente à saída de resultados, o software apresenta uma listagem bastante completa, na qual o utilizador poderá personalizar o que pretende listar, desde os dados de obra, normas utilizadas, combinações, características mecânicas dos materiais, medições, deslocamentos, esforços, tensões, verificações E.L.U., placas de amarração e fundações. A listagem pode ser impressa diretamente através de um periférico, ou exportada para ficheiro de texto, DOCX, PDF, entre outros.

O software também possibilita a geração de desenhos, da estrutura com o perfil real ou só com o eixo, com a indicação do tipo de perfil, comprimento e cotagem da estrutura. Os desenhos podem ser impressos diretamente através de um periférico ou exportados para ficheiros de CAD.

 


       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK