Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
Consolidação de orçamentos

O módulo Consolidação de orçamentos permite incluir num orçamento base vários orçamentos existentes e manter a vinculação entre os artigos incorporados e os seus orçamentos originais, de modo a que no orçamento base se possam actualizar as alterações que se realizem nos orçamentos originais.

O módulo de Consolidação de orçamentos é uma ferramenta especialmente útil para gerir dois modos de elaboração de orçamentos:

  • Unir orçamentos parciais gerados por outros programas CYPE
    Numa fase inicial do projecto os Pré-dimensionadores e/ou os Geradores de orçamentos podem gerar uma estimativa do orçamento de uma obra de edificação. Numa fase de projecto os programas CYPECAD e Instalações do edifício podem gerar respectivamente os orçamentos parciais da estrutura e das instalações que dimensionam.
  • Unir orçamentos parciais realizados por diferentes colaboradores do projecto
    Num projecto podem intervir vários colaboradores, ficando cada um encarregue de produzir os documentos necessários para definir a parte do projecto que fica a seu cargo (estrutura, acústica, térmica, instalações, etc.). Esta colaboração implica a existência de vários orçamentos parciais de um mesmo projecto que devem ser unidos adequadamente.

Em qualquer dos casos, é necessário que alguém coordene a elaboração do orçamento completo unindo os vários orçamentos parciais criados. O técnico responsável deve coordenar a configuração adoptada na produção de cada um dos orçamentos parciais (decimais, percentagens e opções do Gerador de preços) e, sobre todo, controlar as modificações realizadas nos orçamentos parciais após a união dos mesmos.

O módulo Consolidação de orçamentos controla as possíveis contradições entre a configuração do orçamento base e a dos orçamentos parciais e permite também actualizar o orçamento base em qualquer momento após alterações aos orçamentos parciais.

A partir de um orçamento existente (vazio ou não), denominado de orçamento base, é possível importar todos artigos de outro ou outros orçamentos, denominados orçamentos vinculados. Os artigos importados deste modo ficam vinculados aos seus orçamentos originais, o que permite que o orçamento base possa ser actualizado após qualquer alteração nos orçamentos vinculados.

Os artigos vinculados a outros orçamentos possuem um pequeno triângulo vermelho escuro no seu canto inferior esquerdo da célula que contém a medição (isto na vista Árvore de medição). A medição de cada artigo vinculado dispõe de uma subtabela de medição que provém do orçamento vinculado. A coluna Origem em identifica a obra vinculada de onde provém a medição.


       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK