Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
Sistema de zonas Airzone

Este módulo está concebido para dimensionar e orçamentar a zonificação de instalações de climatização e aquecimento centralizadas.

A zonificação é um simples sistema de controlo que otimiza as instalações de climatização e aquecimento centralizadas, aumentando o conforto do utilizador e reduzindo o consumo energético. Habitualmente, os sistemas de climatização centralizados possuem um único ponto de controlo de temperatura que serve como referência para toda a instalação, sem ter em conta as características de cada uma das estâncias climatizadas. Se se utiliza um sistema de zonas numa instalação centralizada, consegue-se manter cada um dos compartimentos da habitação à temperatura escolhida a 100% do tempo de utilização.

Os elementos que compõem o sistema de zonas são, basicamente, os seguintes:

Termóstato de zona
Define cada zona do sistema e serve para conectar/desconectar a climatização e para selecionar a temperatura que se pretenda na zona.

Elementos de difusão motorizada
Controlam a temperatura da zona onde são instalados através do fecho e abertura das suas lâminas. Podem ser grelhas ou difusores, embora também é possível utilizar comportas nas condutas para controlar vários elementos de difusão de ar convencionais.

Comporta de sobrepressão (Bypass)
Regula a pressão do ar nas condutas no momento de fecho de grelhas para evitar velocidades excessivas de ar e o aumento do nível sonoro. Pode-se escolher entre um bypass conduzido e um por plénum, em função da instalação de condutas.

Central eletrónica
Coordena o funcionamento de todo o sistema, como por exemplo a abertura e fecho de grelhas em função das leituras dos termóstatos de zonas, a alteração de modo frio-calor e a velocidade do ventilador dos equipamentos de climatização entre outros.

Além disso, nos sistemas de zonas integrados em instalações domóticas, é o elemento de conexão entre as instalações de climatização e o sistema domótico. Outra das suas principais funções é a de integrar o sistema de zonas com as instalações de caudal de refrigerante variável através das passagens de comunicação que Airzone desenvolveu para a maioria de fabricantes.


       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK