Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
Cálculo do fator b, segundo a norma EN ISO 13789

O cálculo do fator b é baseado na metodologia da norma europeia EN ISO 13789 de acordo com o preconizado no REH (Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação).

O método de cálculo utilizado pela norma contabiliza para o espaço não útil, perdas térmicas superficiais, lineares e pelo pavimento térreo, sendo que para esta última é utilizada a metodologia da norma EN ISO 13370. São também consideradas as perdas por renovação de ar (Rph) entre o espaço não aquecido e o exterior.

O fator b é característico de um espaço não aquecido, as perdas pela envolvente interior são calculadas de forma idêntica à envolvente exterior, sendo afetadas do coeficiente redutor de temperatura (fator b), que traduz a diferença entre a temperatura atmosférica exterior em relação à temperatura do local não útil.

O software efetua o cálculo automático, identifica os locais tratados como não úteis com uma cor diferente para mais fácil identificação. Fornece listagens detalhadas do cálculo onde é descrita a metodologia e formulação da norma. Esta listagem pode ser consultada no ambiente de trabalho para cada compartimento ou como listagem geral de cálculo.

Este módulo destina-se a um projetista que pretende refletir nos seus projetos a realidade da obra.

 

 


       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK