Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
Sistemas de captação de energia geotérmica

O módulo Sistemas de captação de energia geotérmica foi concebido para dimensionar e orçamentar sistemas de captação de energia geotérmica para edifícios.

Os sistemas de bomba de calor geotérmica são sistemas geotérmicos de baixa entalpia que utilizam uma bomba de calor e um sistema de captação no subsolo para aproveitar a temperatura do mesmo. A chave da eficiência deste tipo de sistemas reside no aproveitamento da energia acumulada no subsolo de maneira constante e estável, de forma que a energia elétrica consumida pelo sistema seja inferior que num sistema convencional de bomba de calor.

O módulo Sistemas de captação de energia geotérmica do CYPECAD MEP permite ao utilizador dimensionar o intercâmbio de calor geotérmico necessário para o correto funcionamento da instalação, a partir da seleção de uma bomba de calor geotérmica e da definição das necessidades energéticas a cobrir pela mesma.

O cálculo do intercâmbio geotérmico está baseado no procedimento de dimensionamento proposto no manual da Sociedad Americana de Ingenieros de Calefacción, Refrigeración y Aire Acondicionado (ASHRAE) “Ground-Source Heat Pumps: Design of Geothermal Systems for Commercial and Institutional Buildings”.

O programa permite calcular indistintamente:

  • O circuito interior e uma bomba de calor geotérmica
    O circuito interior dimensiona-se a partir dos equipamentos dispostos que por sua vez estão dimensionados ou verificados a partir do cálculo de cargas térmicas dos compartimentos. A bomba de calor geotérmica que o utilizador introduza deve oferecer o caudal e potência requeridos pelo circuito interior.
  • A sonda enterrada com uma bomba de calor geotérmica
    O programa dimensiona o intercâmbio geotérmico adequado para o correto funcionamento da bomba de calor geotérmica disposta pelo utilizador tendo em conta a carga térmica e a necessidade térmica mensal introduzida pelo utilizador.
  • Todos os elementos do sistema
    Circuito interior, bomba de calor geotérmica e sonda enterrada.

O programa dispõe de opções de cálculo para a distribuição do fluido no sistema de captação de energia geotérmica que o utilizador pode modificar.

É possível selecionar os seguintes tipos de bombas de calor geotérmicas:

  • Unidade água-água de refrigeração, geotérmica, para instalação interior
  • Unidade água-água bomba de calor não reversível, geotérmica, para instalação interior
  • Unidade água-água bomba de calor reversível, geotérmica, para instalação interior

O utilizador seleciona a bomba de calor geotérmica adequada para o funcionamento da instalação interior, independentemente de se ter dimensionado ou não essa instalação no programa (no caso de se ter dimensionado a instalação interior, o programa avisará o utilizador se a bomba é ou não adequada).

Os diferentes elementos que compõem a instalação de captação de energia geotérmica são:

  • Coletor em sala técnica
  • Coletor em caixa enterrada
  • Sonda geotérmica vertical
  • Tubagem de distribuição horizontal
  • Tubagem de distribuição vertical

       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK