Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
Interação estrutura/elementos construtivos - Análise sísmica

O módulo Interação da estrutura com os elementos construtivos do programa CYPECAD permite realizar uma análise dinâmica de edifícios submetidos a ações sísmicas que inclui o efeito dos elementos construtivos não estruturais (paredes de fachada e divisórias) e considera vários modelos de comportamento do edifício correspondentes a diferentes situações ou estados desses elementos.

As paredes de fachada e divisórias dos edifícios são considerados elementos “não estruturais”, no entanto, durante um sismo, afetam a rigidez da estrutura, modificando a distribuição e magnitude dos esforços provocados pela ação sísmica. Por exemplo, quando há uma distribuição não uniforme entre plantas das rigidezes associadas às paredes de fachada, as forças horizontais têm maior incidência nos pilares das plantas com menor rigidez, produzindo esforços transversos de elevada magnitude nos pilares. Se estes não estiverem convenientemente dimensionados, os esforços podem provocar a sua rotura, o que colocaria em causa a estabilidade do edifício podendo levá-lo inclusivamente ao colapso.

É o caso dos edifícios com a planta do rés do chão destinada à utilização comercial que, por regra geral, possui uma irregularidade de rigidez que a torna mais débil. A diferença de rigidez é devida ao facto da sua altura ser maior que as plantas superiores e que, pela natureza da sua utilização, se trata de uma planta muito mais diáfana. Todavia, no caso da planta rés do chão ter uma rigidez análoga às superiores, durante os primeiros instantes do sismo produz-se a rotura das paredes nas zonas mais baixas do edifício, o que provoca modificações bruscas de rigidez e, portanto, uma irregularidade em altura similar à anteriormente descrita. Por conseguinte, as rigidezes dos diferentes elementos não estruturais podem modificar-se durante a ação sísmica, devido às fissuras e descasques que vão aparecendo sucessivamente.

Este módulo foi desenvolvido pela CYPE, com a colaboração do Centro Internacional de Métodos Numéricos en Ingeniería (CIMNE) da Universidad Politécnica de Cataluña (UPC), foi financiado pelo Centro para o Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI) e co-financiado pelo Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER).

Atualmente não existem no mercado ferramentas informáticas para o cálculo estrutural de edifícios que integrem a possibilidade de considerar de forma simples as paredes de fachada e divisórias, apesar de se ter demonstrado que têm consequências diretas sobre a estabilidade, rigidez e segurança do edifício perante um sismo. Visto que este módulo do CYPECAD as integra e mantém os tempos de computação num valor admissível, a sua incorporação nos projetos de edificação acrescentar-lhes-á qualidade e proporcionará segurança aos seus ocupantes, podendo evitar-se perdas lamentáveis tanto materiais como humanas após um sismo.


       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK