Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
Plano de segurança e saúde

O módulo Plano de segurança e saúde da CYPE gera, mediante uma seleção simples de dados, uma documentação completa e consistente do Plano de segurança e saúde de obras de edificação (memória, caderno de encargos, anexos-fichas, medições e orçamento).

O Plano de segurança e saúde funciona como um módulo dos programas Geradores de orçamentos, Arquimedes e Arquimedes e Controle de obra.

Utilizando os Geradores de orçamentos (programas informáticos que geram orçamentos e medições de habitações), este módulo da CYPE gera o Plano de segurança e saúde de obras de edificação para habitações.

Utilizando o programa Arquimedes, com este módulo gera o Plano de segurança e saúde da obra que se esteja a introduzir, independentemente do tipo de obra que seja e se os artigos provêm dos Geradores de preços da CYPE (de obra nova, de reabilitação ou de espaços urbanos). A informação para gerar o Plano de segurança e saúde de uma obra do Arquimedes encontra-se no Gerador de preços da CYPE. Por esse motivo os artigos devem vir do Gerador de preços.

No Arquimedes pode-se gerar um orçamento com informação de segurança e saúde a partir do zero (utilizando artigos e a estrutura de capítulos do Gerador de preços), ou exportando para Arquimedes o orçamento Gerado pelos Pré-dimensionadores de medições e orçamentos ou pelos Geradores de orçamentos (os quais já incluem a estrutura de capítulos e os artigos do Gerador de preços).

No Arquimedes, quando o utilizador seleciona um artigo da obra do Gerador de preços, para o importar para o seu orçamento, a informação particular e a genérica de segurança e saúde de um projeto, importam-se juntamente com o artigo selecionado, sem que o utilizador necessite realizar qualquer operação adicional.

Do mesmo modo, os orçamentos gerados pelos "Pré-dimensionadores de medições e orçamentos" e pelos "Geradores de orçamentos" incluem a informação de segurança e saúde genérica e a referente aos artigos quando exportam o orçamento para Arquimedes.

Com qualquer dos dois procedimentos, o utilizador poderá visualizar e editar, a partir do Arquimedes a informação sobre segurança e saúde importada. A informação referente a segurança e saúde, relacionada com a execução por fases de cada artigo, assim como as fichas de riscos relacionadas com os ofícios e a maquinaria, pode ser consultada na coluna denominada "SS". Esta coluna aparece automaticamente na estrutura em árvore da base de dados quando existem dados de segurança e saúde.

O Arquimedes também dispõe de uma janela de trabalho específica para Segurança e saúde. A partir desta janela de trabalho pode-se realizar a edição de dados de segurança e saúde referentes à obra e aos recursos importados a partir do Gerador de preços e que contenham informação de segurança e saúde.

Os dados de segurança e saúde são editados ao nível da obra e não do utilizador. Isto quer dizer que as alterações estarão disponíveis na obra onde se realizem e não para outras obras.

Os dados de segurança e saúde que se podem editar são os correspondentes às fichas de prevenção de riscos. Cada ficha tem uma estrutura de pontos e tabelas por defeito. Não se pode modificar a estrutura, mas sim acrescentar ou eliminar elementos ou modificar os existentes.

Ao imprimir o Plano de segurança e saúde surge um assistente de dados para configurar a documentação da memória e do caderno de encargos.

O Plano de segurança e saúde pode ser impresso através de um periférico ou exportado para ficheiro (TXT, HTML, RTF, PDF e DOCX).


       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK