Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
Orçamento e medição de modelos de REVIT

O módulo do Arquimedes "Orçamento e medição de modelos de Revit" permite uma conexão direta entre o programa Arquimedes da CYPE e o programa Revit da Autodesk (versão 2015 e posteriores). Tem como objetivo obter a medição e o orçamento a partir de um modelo BIM de Revit.

O módulo instala um suplemento (plug-in) da CYPE no Revit. Permite trabalhar simultaneamente nos dois programas (Arquimedes e Revit) ou apenas a partir do Arquimedes (neste caso após importar um ficheiro gerado pelo suplemento da CYPE no Revit, que contém o modelo completo do Revit).

Características do módulo "Orçamento e medição de modelos de Revit":

  • Leitura da informação do modelo Revit completo (Categorias, Famílias, Tipos, Elementos, parâmetros de sistema e de utilizador, etc.). Zona para selecionar comodamente a informação vinculada a Categorias, Tipos e Elementos, Compartimentos, Materiais e Fases. Ordenação e filtragem de dados em colunas. Localização de Elementos por "id" destacando-os visualmente e isolando-os no modelo BIM. Apresentação em tabelas de dados com seleção de células, colunas ou linhas, ou tabela completa para copiar, imprimir ou exportar.

  • Partindo do modelo Revit, o módulo "Orçamento e medição de modelos de Revit" permite realizar a medição no Arquimedes sobre um orçamento aberto, sobre uma obra existente mas não aberta ou criar um orçamento novo partindo do modelo BIM. Em qualquer momento permite adicionar novos artigos.

  • Permite medir por entidades, por materiais e por compartimentos a partir do modelo de Revit. Pode-se, inclusivamente, realizar uma estimativa prévia de custos por compartimentos ou grupos de artigos para um compartimento concreto.

  • Vinculação automática de artigos a entidades do modelo BIM se estas contêm no parâmetro Nota chave (Keynote) o código de um artigo do orçamento a medir. Ou seja, permite possuir modelos de Revit tipo template com as entidades vinculadas a artigos de uma base de dados de referência do Arquimedes por meio do parâmetro "Nota chave (keynote)" e reduzir assim o trabalho de vinculação manual posterior.

  • Permite vincular vários artigos a um Tipo para obter as suas medições. Por exemplo, ao Tipo “Parede básica” podem ser vinculados os artigos “Pano de parede divisória interior de alvenaria de tijolo cerâmico para revestir”, “Emboço de gesso” e “Pintura plástica sobre paramentos interiores de gesso ou escaiola”.

  • Permite vincular artigos do Gerador de preços ao modelo Revit. Quando os artigos são do Gerador de preços, dispõe dos critérios de medição para a sua consideração na medição. Revit proporciona linhas de medição para descontar aberturas. Se for indicada a superfície para descontar aberturas em função do critério de medição em fase de projeto, essas linhas de medição, que cumprem o critério, serão descontadas. Tem em conta a dedução de aberturas em superfícies como a dedução de excessos.

  • É possível vincular várias obras ou projetos de Revit a um único orçamento de Arquimedes. A prática habitual é possuir vários modelos de Revit vinculados a um orçamento: o de arquitetura, o de estrutura e o de instalações. Neste caso é essencial o módulo de Arquimedes: Consolidação de orçamentos, uma vez que este permite unificar num único orçamento os capítulos e artigos dos orçamentos obtidos pelos programas CYPECAD, CYPECAD MEP, Pré-dimensionadores de medições e orçamentos e Geradores de orçamentos, poupando tempo, trabalho e erros ou omissões de artigos.

  • Deteta automaticamente a unidade de medição ao vincular um artigo ao elemento do modelo BIM e associa a combinação de dimensões mais apropriada para obter as linhas de medição por Elementos. Permite alterar e personalizar a combinação, utilizada para obter a medição, por uma do utilizador. E admite também editar a formação de comentários para as linhas de medição.

  • É possível personalizar a fórmula para obter as medições. O utilizador pode alterar, de acordo com o seu critério, como se calcula o que se mede de uma categoria concreta, incluindo a utilização de fórmulas.

  • O controlo de alterações identifica as Categorias, Tipos e Elementos que foram alterados após a extração da medição e identifica, no orçamento, as linhas de medição provenientes do modelo Revit das do utilizador.

  • Permite identificar no modelo de Revit os elementos das linhas de medição selecionadas.

  • Não é necessário realizar as medições sobre Revit, uma vez que o que se obtém no final é o modelo de Revit para trabalho externo e, assim, não é necessário estar na mesma "rede" para partilhar o Arquivo central do projeto.

       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK