Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
IFC Builder


O IFC Builder é uma aplicação gratuita da CYPE que permite a criação e manutenção de modelos de edifícios em formato IFC. De utilização simples e acessível, o IFC Builder está integrado no fluxo de trabalho Open BIM através da importação e exportação de modelos IFC.

Quando se cria uma obra, é possível criar a partir de uma obra vazia, ou importar um modelo CAD/BIM no formato IFC gerado por programas como o Allplan®, Archicad® ou Revit®. Este permite ao IFC Builder aceder aos dados dos programas que possuem a tecnologia BIM (Building Information Modeling) e incorporar de forma automática os elementos construtivos do edifício.

Posteriormente para ajudar à modelação manual do edifício no IFC Builder, é possível a utilização de plantas de arquitetura no formato DXF, DWG, JPEG ou BMP.

Por outro lado, num contexto de constante evolução tecnológica, o IFC Builder também admite a leitura de nuvens de pontos como referência para o desenvolvimento de edifícios existentes. Deste modo, IFC Builder permite uma representação em 3D e em planta (2D) de ficheiros de nuvens de pontos (*.pts; *.ptx; *.txt; *.xyz), os quais se podem utilizar como suporte e apoio para modelar a realidade de um modo preciso e rápido a partir de um ambiente BIM.

O utilizador introduz os elementos construtivos e os estruturais do edifício (de acordo com o interesse para os cálculos posteriores).

A modelação é realizada por planta num ambiente de trabalho 2D, utilizando elementos 3D.

Pode-se gerar a vista 3D do edifício a qualquer altura, o que permite ao utilizador controlar o processo de modelação.

Após a criação do modelo do edifício (através da importação de modelos CAD/BIM, manualmente, ou combinando ambos os procedimentos), é necessário definir os compartimentos que constituem o edifício.

Após definir os compartimentos do edifício, estes podem-se agrupar de acordo com as suas características. Por exemplo, para a futura quantificação de necessidades e consumos energéticos de um edifício de serviços, os grupos da obra podem ser: Piso 0, Piso 1, Piso 2, etc… ou seja definindo diferentes zonas para sistemas de climatização. Ou no caso de um edifício multifamiliar no qual se pretenda efetuar a análise do comportamento térmico do edifício, os grupos da obra podem ser: Zonas comuns, Fração A, Fração B, etc…

Antes de realizar a exportação é conveniente verificar que o modelo geométrico definido não apresenta nenhum erro de modelação. No menu "Resultados" encontram-se as opções para efetuar essa verificação.

A exportação do modelo criado pode ser realizada para versões do formato IFC genéricas ou específicas para os principais programas CAD/BIM (Allplan®, Archicad® e Revit®), permitindo assim a integração no fluxo de trabalho Open BIM.

       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK