Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
CYPETHERM HVAC

CYPETHERM HVAC permite desenhar, calcular e dimensionar instalações de climatização (aquecimento, ventilação e ar condicionado).

Mediante a realização dos desenhos de planta e do esquema de princípio, vão-se configurando as propriedades dos elementos (fan-coils, caldeiras, grelhas, etc) assim como a interconexão entre os mesmos.

Sempre que um elemento é incorporado ao projeto, é considerado quer nos desenhos, quer na listagem justificativa de cálculo e medição. Desta maneira fica garantida a coerência documental entre os distintos documentos do projeto.

Cada tipo de elemento dispõe de dois painéis:

  • Uma biblioteca, onde se definem os modelos disponíveis que se vão utilizar no projeto, assim como as suas características de tamanho, intervalos de funcionamento, plenum de conexão ou não, etc.
  • Um painel de utilização, onde se seleciona um modelo de biblioteca, definem-se os parâmetros de dimensionamento a satisfazer e verifica se o elemento selecionado cumpre os requisitos e trabalha dentro dos intervalos adequados.

CYPETHERM HVAC está dividido em duas secções identificadas pelos separadores situados na parte superior:

  • Desenho de esquemas de princípio.
    Os elementos do sistema, que serão localizados numa sala de máquinas ou numa área técnica, são definidos diretamente no separador do esquema de princípio. A representação é esquemática, de acordo com a ASHRAE Standard 134. Estes elementos apresentam-se em 3 grandes grupos:
    • Equipamentos primários.
      Equipamentos de produção de frio e calor como caldeiras, chillers ou bombas de calor entre outros.
    • Equipamentos secundários.
      Unidades de tratamento de ar (CAV) e (VAV), climatizadores de ar primário, fan-coils, coletores de piso radiante, etc.
    • Distribuição de água.
      Tubagens, bombas, depósitos acumuladores e vasos de expansão, assim como todas as válvulas associadas. Seleção de diâmetros standards em condições segundo ASME Standard B36.10 para tubagens de água, ASME B88 para cobre e ASTM Standard D3309 para polibutileno.
    • Sistemas de VRF da Toshiba.
    • Sistema Estía, sistema de aerotermia da Toshiba.
  • Plantas.
    Os elementos que fisicamente serão localizados na zona a climatizar, definem-se no separador Plantas. A representação é de tamanho real. Estes elementos apresentam-se agrupados por categorias tais como:
    • Emissores térmicos.
      Entre os quais se encontram radiadores, painéis radiantes, toalheiros e emissores elétricos.
    • Piso radiante.
      O utilizador pode introduzir piso radiante através de traçados automáticos ou livres. Os sistemas de piso radiante implementados são os tipos A, B e C descritos na norma UNE-EN 1264 e do fabricante Polytherm. Além disso, oferecem-se distintas ferramentas como a geração automática de circuitos ou o dimensionamento dos mesmos que convertem o programa numa rápida e simples ferramenta para o dimensionamento deste tipo de instalações.
    • Distribuição de condutas de ar.
      O programa realiza o cálculo e dimensionamento de redes de condutas, bifurcações e transições de acordo com a ASHRAE, respetiva representação gráfica e geração de tabelas de condutas.
    • Sistemas de VRF da Toshiba.
    • Sistema Estía, sistema de aerotermia da Toshiba.

O programa verifica se os parâmetros que o utilizador introduziu para calcular a instalação estão dentro dos critérios que admitem a norma implementada e as opções de cálculo.

O resultado é uma visualização direta com mensagens de erro ou advertência sobre os elementos que apresentam algum problema na verificação, para além da informação detalhada, acede-se ao cálculo de cada elemento.

O programa também oferece a possibilidade de realizar um dimensionamento da instalação. Para isso, toma como referência os dados definidos em cada elemento e as cargas térmicas dos compartimentos (se existirem). Se o utilizador desejar que o dimensionamento não modifique alguma das características introduzidas num elemento em particular, existe a possibilidade de bloquear o dimensionamento do parâmetro em questão premindo sobre o botão em forma de cadeado situado junto ao dado correspondente.

Em termos de saída de resultados, o programa gera peças escritas (listagens de cálculo justificativas e medição) e desenhadas (esquemas de princípio e distribuição em plantas).

CYPETHERM HVAC é uma aplicação integrada no fluxo de trabalho Open BIM. Neste sentido, permite a importação de modelos geométricos BIM gerados pelo programa como IFC Builder, assim como outros ficheiros de informação IFC, entre os quais se incluem os gerados por CYPELUX e CYPELUX RECS com informação referente à disposição de luminárias ou os gerados por CYPETHERM LOADS com informação relevante dos compartimentos, como as cargas térmicas, utilizadas para o dimensionamento dos equipamentos. Por fim, permite a exportação das instalações projetadas e os equipamentos dispostos nas plantas no modelo BIM através do standard IFC4.

CYPETHERM HVAC comercializa-se em duas versões, CYPETHERM HVAC BIM Pro e CYPETHERM HVAC BIM Expert. As suas potencialidades são:

Características das versões CYPETHERM HVACBIM ProBIM Expert
Integrado no fluxo de trabalho Open BIM
Importação de informação de modelos BIM a partir de ficheiros em formato IFC
Importação de ficheiros DXF/DWG/JPG/BMP
Desenho de esquema de princípio, com simbologia de acordo com ANSI/ASHRAE Standard 134
Cálculo de redes de tubagens e seleção de diâmetros standards
Cálculo do vaso de expansão pertencente a um sistema de distribuição de água
Cálculo de caldeiras
Cálculo e desenho de sistemas de VRF da Toshiba
Cálculo e desenho de instalações hidrónicas de piso radiante
Condutas de ar condicionado
Cálculo de emissores térmicos
Exportação para IFC das condutas de ar condicionado, circuitos de piso radiante e emissores térmicos
Cálculo e desenho de Unidades de Tratamento de Ar (UTA) 

 


       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK