Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
CYPETHERM HVAC

CYPETHERM HVAC permite desenhar, calcular e dimensionar instalações de climatização (aquecimento, ventilação e ar condicionado). Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC.

É possível definir a geometria do edifício modelando os compartimentos (com ou sem a ajuda de máscaras de CAD) ou importando um modelo 3D em formato IFC.

No programa CYPETHERM HVAC, os elementos e sistemas de climatização apresentam-se agrupados por categorias, tais como:

  • Aquecimento
    • Emissores térmicos
      Entre os quais se encontram radiadores, painéis radiantes, toalheiros e emissores elétricos. O programa realiza o cálculo e dimensionamento destes elementos tendo em conta as cargas térmicas presentes nos compartimentos.
    • Piso radiante
      O utilizador pode introduzir piso radiante através de traçados automáticos ou livres. Os sistemas de piso radiante implementados são os tipos A, B e C descritos na norma UNE-EN 1264 e do fabricante Polytherm. Além disso, oferecem-se distintas ferramentas como a geração automática de circuitos ou o dimensionamento dos mesmos que convertem o programa numa rápida e simples ferramenta para o dimensionamento deste tipo de instalações.

  • Ventilação e ar condicionado
    • Distribuição de condutas de ar, grelhas (impulsão, retorno e extração) e difusores
      O programa realiza o cálculo e dimensionamento de redes de condutas, bifurcações e transições horizontais de acordo com a ASHRAE, respetiva representação gráfica e geração de tabelas de condutas.

  • TOSHIBA
    O programa realiza o cálculo e dimensionamento das tubagens, que conectam com as unidades exteriores e interiores nos diversos tipos de sistemas de climatização da TOSHIBA. Efetua verificações de forma que o sistema de climatização cumpra com as cargas térmicas presentes nos compartimentos. Apresentam-se seguidamente os sistemas de climatização da TOSHIBA presentes no programa:
    • Sistema de caudal de refrigerante variável (VRF) da TOSHIBA
      Este sistema é composto por unidade exterior (de 2 tubos, ou com recuperação de calor de 3 tubos) e unidades interiores (cassete, conduta, teto, parede e solo). Cada uma das unidades interiores é conectada através de uma tubagem à unidade exterior.
    • Sistema de Aerotermia da TOSHIBA
      Este sistema é composto por uma unidade exterior, uma unidade hidráulica interior que gera água quente e um depósito de acumulação opcional.
    • Sistema de expansão direta da TOSHIBA
      O programa permite o dimensionamento de sistemas multi-split e monosplit (1x1) da TOSHIBA.

Se o utilizador desejar que o dimensionamento não modifique alguma das características introduzidas num elemento em particular, existe a possibilidade de bloquear o dimensionamento do parâmetro em questão premindo sobre o botão em forma de cadeado situado junto ao dado correspondente.

O programa verifica se os parâmetros que o utilizador introduziu para calcular a instalação estão dentro dos critérios que admitem a norma implementada e as opções de cálculo.

O resultado é uma visualização direta com mensagens de erro ou advertência sobre os elementos que apresentam algum problema na verificação, para além da informação detalhada, acede-se ao cálculo de cada elemento.

Em termos de saída de resultados, o programa gera peças escritas (listagens de cálculo justificativas e medição) e desenhadas (distribuição em plantas).

CYPETHERM HVAC é uma aplicação integrada no fluxo de trabalho Open BIM. Neste sentido, permite a importação de modelos geométricos BIM gerados pelo programa como IFC Builder, assim como outros ficheiros de informação IFC, entre os quais se incluem os gerados por CYPELUX e CYPELUX RECS com informação referente à disposição de luminárias ou os gerados por CYPETHERM LOADS com informação relevante dos compartimentos, como as cargas térmicas, utilizadas para o dimensionamento dos equipamentos. Por fim, permite a exportação das instalações projetadas e os equipamentos dispostos nas plantas no modelo BIM através do standard IFC4.


       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK