Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
CYPELUX LEED

CYPELUX LEED é uma aplicação concebida para ajudar o utilizador a cumprir os requisitos de Qualidade do Ambiente Interior relacionados com a luz natural conforme a certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Desing). O programa verifica o LEED v4.0 IEQ CREDIT 8.1 através da opção 2 (Simulação: Cálculos de iluminância).

CYPELUX LEED é uma aplicação integrada no fluxo de trabalho Open BIM. Esta integração é realizada através do intercâmbio de ficheiros IFC com um modelo BIM previamente definido.

  • Importação de um modelo BIM. A importação de ficheiros em formato IFC gerados por programas CAD/BIM como o IFC Builder, Allplan, Archicad ou Revit, permite ao CYPELUX LEED incorporar de forma automática elementos como desenhos de planta, compartimentos e vãos envidraçados.
  • Sincronização com o modelo BIM. Sempre que o modelo BIM for alterado o programa poderá incorporar as alterações no projeto do CYPELUX LEED, permitindo assim ao utilizador trabalhar conjuntamente com especialistas de outras disciplinas.

Em termos de definição das características das zonas/compartimentos, as mesmas podem ser introduzidas no programa diretamente pelo utilizador ou através da importação de um ficheiro em formato IFC (IFC4 ou IFC2x3) gerado por programas CAD/BIM. Para facilitar a introdução manual das zonas no CYPELUX LEED podem ser utilizadas máscaras em formato DXF, DWG, DWF, JPG ou BMP.

CYPELUX LEED permite configurar os parâmetros da luz diurna necessários para realizar a simulação definida na opção 2 do LEED v4.0 IEQ CREDIT 8.1.

CYPELUX LEED utiliza o motor de cálculo Radiance desenvolvido pelo Lawrence Berkeley National Laboratory para realizar o cálculo da iluminância produzida pela luz diurna. Esta metodologia de cálculo permite, entre outros fatores, obter resultados com maior precisão nos níveis de iluminância indireta, realizar a discretização das fontes de luz não pontuais e visualizar cenas de luz realistas.

CYPELUX LEED calcula o nível médio de iluminação, medido ao nível do plano de trabalho, produzido pelo efeito da luz diurna para um dia entre os 15 dias próximos ao 21 de Setembro e um dia entre os 15 dias próximos ao 21 de Março, selecionados pelo utilizador, às 9 a.m. e às 3 p.m.

Após o cálculo, CYPELUX LEED apresenta no ecrã os resultados da iluminância das zonas que intervêm no cálculo através de isolinhas, isovalores ou valores numéricos.

Posicionando o cursor sobre uma zona o programa apresenta no ecrã os parâmetros seguintes, relativos ao compartimento:

  • Percentagem da superfície do compartimento cujos valores de iluminância se encontram dentro do limite do LEED v4.0 IEQ CREDIT 8.1 (entre 300 e 3000 lux) para as 9 a.m.
  • Percentagem da superfície do compartimento cujos valores de iluminância se encontram dentro do limite do LEED v4.0 IEQ CREDIT 8.1 (entre 300 e 3000 lux) para as 3 p.m.

CYPELUX LEED gera automaticamente as peças escritas necessárias para justificar o cumprimento da certificação LEED.


       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK