Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
Get Adobe Flash player

CYPEBIM

O BIM é o modelo de informação da construção que contém toda a informação gerada durante o ciclo de vida de um edifício, assim pode-se imaginar o seguinte esquema:

Modelo BIM e o ciclo de vida de um edifício

O CYPE gera informação relativa às várias etapas do ciclo de vida de um edifício, gera o modelo BIM para o projeto de estruturas, através do módulo CYPECAD, bem como para cada uma das restantes especialidades (térmica, acústica, incêndios, abastecimento de águas, drenagem de águas residuais e pluviais, climatização, gás, eletricidade e ITED), através do CYPECAD MEP. O CYPECAD MEP gera ainda o modelo BIM global  de todas as especialidades, no seu conjunto.

Os modelos descritos são designados por modelos CYPEBIM. Estes são capazes de comunicar com qualquer outro modelo BIM através de comunicação estabelecida por IFC.

Os modelos CYPEBIM são avançados, para além da geometria 3D, contêm características físicas, económicas, construtivas e de sustentabilidade.

O modelo CYPEBIM, tem a capacidade de procurar, no modelo BIM central, informação de importância relevante para cada uma das especialidades, efetuar o dimensionamento ou verificações, de acordo com as normas e legislação selecionadas para cada especialidade, e devolver ao modelo BIM central a informação gerada.

A utilização do modelo BIM, ou seja, do modelo de acordo com o conceito BIM na sua essência, tal como se encontra representado ao centro da figura, acontece cada vez mais em todo o mundo, quer por exigências dos donos de obra, porque necessitam de as gerir durante todo o seu ciclo de vida, quer por empresas coordenadoras, ou construtoras, ou ainda por obrigatoriedade legislativa do próprio país.

O modelo BIM central funciona como um repositório de toda a informação gerada, podendo ser mais ou menos evoluído. Nos sistemas menos evoluídos este repositório pode ser gerido por uma aplicação de gestão de documentação, por um simples software com tecnologia BIM, com capacidade para incorporar as características referidas: físicas, económicas, construtivas, de sustentabilidade e geometria 3D, ou por um conjunto de aplicações capazes de disponibilizar, incorporar e manter a informação de uma obra.

Apesar de não haver, por enquanto, qualquer exigência de âmbito legislativo, é possível em qualquer obra, independentemente da dimensão, criar o seu modelo BIM útil aos vários intervenientes, desde o dono de obra, os projetistas, construtores, utilizadores e equipas de manutenção e conservação.

Este conceito inovador facilita a comunicação entre os vários intervenientes no projeto e construção de uma obra, diminui de forma extraordinária os erros do projeto e consequentemente o custo final da obra.



   
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK