Como fazer uma análise de sustentabilidade com BIM HOJE?

Decorreu a 14 de julho o Seminário Prático "Como fazer uma análise de sustentabilidade com BIM HOJE?", no auditório da ANJE - Porto, dedicado à comunidade prática de Arquitetos e Engenheiros interessados em incorporar este tipo de práticas na sua atividade profissional. Com efeito, a riqueza de dados inerente ao uso de metodologias BIM permite facilitar o processo de execução de análises de sustentabilidade, com analogias evidentes aos benefícios usualmente obtidos na extração de mapas de trabalhos e quantidades. No Seminário foram abordadas dúvidas metodológicas e do acesso a bases de dados. A Top participou no âmbito da "Aplicação prática", com o tema "Utilização de ferramenta BIM para análise de sustentabilidade com conexão a base de dados nacional", apresentado pelo Eng. Ricardo Figueira.


O Seminário decorreu no contexto do projeto ERASMUS+ CircularBIM que envolve parceiros Portugueses, Espanhóis e Romenos desde 2019, em esforços de definição de bases de dados adequadas para sustentabilidade/circularidade e de processos de interoperabilidade BIM. O programa contou com uma parte inicial destinada a "Fundamentos e Investigação" e uma segunda parte destinada a "Aplicação Prática".

 

Tendo em conta várias menções feitas durante o evento, foi criado um e-livro de apresentações, permitindo a consulta pelos participantes e pelo público em geral, portanto maximizando os impactos positivos da partilha de conhecimento inerente.