Loading

CYPEHVAC Ductwork

2021.b

Otimização do processo de cálculo

Na versão 2021.b do "CYPEHVAC Ductwork", o processo de cálculo para instalações de condutas foi otimizado para que seja agora mais rápido. Isto é particularmente interessante para obras grandes.

2021.a

Leitura do caudal de ventilação

A partir desta versão, o programa "CYPEHVAC Ductwork" lê os caudais de ventilação dos compartimentos calculados no "CYPETHERM LOADS" e no "Open BIM COVID-19". Desta forma, não é necessário introduzir os caudais de cada grelha manualmente, já que o programa os calcula em função do número de grelhas presentes em cada compartimento.

Importar/Exportar estrutura de capítulos

A partir desta versão, no separador "Orçamento" é possível agora importar e exportar a estrutura de capítulos de um Critério de medição. Na versão anterior já era possível, mas unicamente a partir da janela de criação do Critério de medição.

Referência das linhas de detalhe de medição

No separador "Orçamento", é agora possível indicar uma referência para as linhas de detalhe de um recurso da medição a partir do ficheiro de mapeamento. Desta forma o utilizador tem um maior controlo na geração do orçamento a partir do modelo BIM e pode utilizar a referência atribuída em múltiplos projetos, o que permite uma poupança de tempo.

No caso de deixar este campo vazio, será utilizada a referência original do elemento como se realizava em versões anteriores

Relação com os elementos do modelo BIM

No separador "Orçamento", nas linhas de detalhe de medição foi incluída uma lista com os IDs dos elementos construtivos do modelo BIM que intervêm na referida linha. Os identificadores são utilizados para relacionar os elementos do modelo BIM do edifício com a sua respetiva medição. Trata-se de uma informação crucial para assegurar a rastreabilidade das partes do edifício que formam o orçamento global do projeto.

Estes dados, que eram já utilizados em versões anteriores apesar de não estarem visíveis para o utilizador, permitem algumas das funcionalidades próprias da aplicação, como destacar os elementos associados a uma linha de detalhe de medição na vista 3D da aplicação.

Recursos sem preço

No separador "Orçamento", foi adicionada uma opção no painel de configuração das listagens que permite excluir os compostos das unidades de obra que não tenham um preço associado na justificação de preços.

Tipo de unidade de obra

No separador "Orçamento", é agora possível modificar o tipo de uma unidade de obra a partir da janela de Preços (Sem classificar, Mão de obra, Maquinaria e meios auxiliares, Materiais), tal como já se fazia em versões anteriores com os preços unitários. Esta classificação segue a norma FIEBDC-3 (.bc3), assim, ao exportar o projeto neste formato, a informação pode ser interpretada por outras aplicações que trabalhem com a mesma tecnologia.

Visibilidade das etiquetas nas linhas de detalhe de medição

No separador "Orçamento", é agora possível visualizar as etiquetas atribuídas a linhas de detalhe de medição, quer no orçamento quer em listagens.

Para ver as etiquetas no orçamento, foi adicionada a opção "Etiquetas" na barra de ferramentas da aplicação. Ao ativá-la será apresentada uma nova coluna onde serão agrupadas, separadas por vírgulas, as etiquetas associadas a cada linha de detalhe. Em listagens foi adicionada a opção "Listar as etiquetas das linhas de detalhe de medição" no painel de configuração dos documentos. Ao ativá-la as etiquetas aparecerão junto à referência da linha de detalhe na listagem "Medições e orçamentos".

×