Melhorar a resistência dos edifícios, zonas urbanas e territórios

A Europa investiga como melhorar a resistência dos edifícios, zonas urbanas e territórios face às alterações climáticas.

 

O projeto de investigação MULTICLIMACT ajudará a planear, conceber e modernizar este tipo de construções e espaços para se adaptarem ao surgimento de fenómenos meteorológicos extremos, como inundações, sismos e ondas de calor.

Imagem

Um consórcio de 24 parceiros lançou o projeto europeu de investigação MULTICLIMACT, uma iniciativa que visa estabelecer um quadro e criar ferramentas para avaliar a resiliência dos edifícios, áreas urbanas e territórios face ao aumento dos riscos naturais e climáticos locais que estão a ocorrer devido aos efeitos das alterações climáticas.

 

Num contexto em que as condições climáticas se alteraram significativamente e a frequência de fenómenos extremos como inundações, sismos e ondas de calor severas estão aumentando, a sociedade tem uma necessidade urgente de planear, conceber e modernizar o ambiente construído para se adaptar e proteger contra estes fatores de risco relacionados com as alterações climáticas.

 

Sustentabilidade e eficiência energética

Quatro testes-piloto

Os participantes no consórcio de MULTICLIMACT