Novas opções para a análise não linear de estruturas nos programas CYPE

 A implementação do motor de cálculo OpenSees no CYPE 3D já permite realizar o cálculo de barras só à tração, levantamentos em apoios e encurvadura através da análise não linear.


O CYPE Connect e o StruBIM Steel também utilizam o OpenSees, tanto como motor de cálculo como para a análise não linear.

 

A CYPE avança na implementação de soluções de cálculo estrutural baseadas em análises não lineares. Neste momento, e depois de permitir este tipo de cálculo em programas de ligações (como o CYPE Connect) ou de pormenorização de estruturas de aço (como o StruBIM Steel), chegou a vez do CYPE 3D. O software já é capaz de efetuar a modelação e simulação computacional por elementos finitos de barras só à tração, levantamentos em apoios e encurvadura. Isto é possível graças ao lançamento de três novos módulos que utilizam o motor de cálculo Open System for Earthquake Engineering Simulation (OpenSees).

 

Com esta nova adição, introduzida na actualização 2024.d, os projetistas têm mais opções ao efetuar os seus cálculos, tendo a possibilidade de utilizar cálculos não lineares, melhorando a precisão e fornecendo resultados mais realistas. Para tal, o método dos elementos finitos tem em conta que a tensão num elemento pode não ser proporcional à deformação quando os elementos estruturais são significativamente alterados no caso de, por exemplo, um impacto sísmico.

 

Novas opções para a análise não linear de estruturas nos programas CYPE

 

Barras só à tração

Levantamentos em apoios

Análise da encurvadura (estabilidade global)