Loading

2013.o

Arquimedes

Actualização de tarefas no Diagrama de tempos-actividades (Gantt)

Na janela onde se cria e gera o Diagrama de tempos-atividades (Gantt) é possível atualizar as tarefas do diagrama. O comando 'Actualizar tarefas' permite ao utilizador marcar os dados das unidades de obra relacionadas que deseja atualizar: Nome, Unidade, Importância e Quantidade. Em versões anteriores, quando se atualizava a Quantidade, o programa modificava automaticamente o rendimento da tarefa atualizada, mantendo invariável a sua duração. Se o utilizador desejava atualizar a Quantidade modificando a duração da tarefa e mantendo fixo o seu rendimento devia faze-lo manualmente (premindo o botão direito sobre a tarefa no diagrama e selecionando a opção Informação da tarefa).

Agora nesta versão, o comando 'Actualizar tarefas' inclui duas novas opções que se podem selecionar se ativar-se a atualização da Quantidade: Atualizar rendimento das tarefas e Atualizar duração das tarefas.

2013.n

Arquimedes

Exportação para Excel dos orçamentos de venda e de estudo

Na janela Exportação para Excel (menu Arquivo> Exportar> Exportar para Excel) foram adicionadas as opções Orçamento de venda e Orçamento de estudo na zona Tipo de exportação. Agora é possível realizar os tipos de exportação seguinte: Orçamento; Orçamento de venda; Orçamento de estudo e Autos acumulados.

Ampliação dos Códigos LER que podem ser selecionados pelo utilizador

Foi ampliada a lista de códigos LER (Lista Europeia de Resíduos) que o utilizador pode selecionar no momento de definir os resíduos de construção e demolição de uma unidade de obra.

A lista de códigos LER está disponível para as obras criadas para Portugal, Espanha, França, Portugal, Marrocos, Angola, Cabo Verde e Moçambique. As unidades de obra que provêm dos Geradores de preços destes países já incluem os seus códigos LER.

Conexão com Allplan® 2013 (64-bit) e ArchiCAD® 16 (64-bit)

A partir desta versão é possível instalar a conexão de Arquimedes com o Allplan® 2013 (64-bit) e ArchiCAD® 16 (64-bit). Em versões anteriores era já possível a conexão com a versão de 32 bit destes programas de CAD. A conexão do Arquimedes com os programas de CAD Allplan®, ArchiCAD® e +Extended® faz parte do módulo Medição Automática de Desenhos e Ligação com programas de CAD.

Estas conexões não são instaladas em conjunto com o restante software, é necessário proceder à sua instalação específica executando o ficheiro correspondente ao programa que deseja conectar. Estes ficheiros encontram-se no DVD do software CYPE ou na estrutura de pastas que são geradas ao descomprimir o ficheiro que contém a versão completa dos programas CYPE e que pode obter na área de descarga da nossa página Web (concretamente encontram-se na pasta "Instalar conexões com programas de CAD" que por sua vez se localiza na pasta pertencente ao idioma de instalação selecionado.

O utilizador não necessita de se preocupar com a escolha da versão a instalar, 64-bit ou 32-bit. Quando se executa o ficheiro que instala a conexão com o Allplan® (Instalar Conexão com o ALLPLAN®.exe) ou com o ArchiCAD® (Instalar Conexão com o ArchiCAD®.exe) o software CYPE deteta a versão do Allplan® ou do ArchiCAD® que se encontra instalada no mesmo computador (32-bit ou 64-bit).

CYPECAD

Maciços de encabeçamento de estacas com pilar excêntrico

É possível introduzir maciços de uma e duas estacas com o pilar excêntrico relativo ao eixo definido pelas estacas. De igual modo, também é possível analisar maciços de encabeçamento de três ou mais estacas, com o pilar situado fora da área definida pelos centros das estacas.

Em ambos os casos, para poder realizar a análise é necessário possuir vigas de equilíbrio que resistem aos momentos fletores gerados pela excentricidade do pilar. O cálculo das armaduras principais do maciço realiza-se supondo que o mesmo se encontra submetido à compressão centrada.

No caso dos maciços de uma e duas estacas, a viga de equilíbrio é necessária para garantir o equilíbrio da fundação se, como é habitual, se supõe que as estacas resistem unicamente aos esforços axiais.

Em todos os casos, o facto do pilar se encontrar localizado fora da área definida pelas estacas implica que o mecanismo de transmissão das cargas desde o suporte às estacas seja análogo ao de uma consola curta. Supõe-se que a armadura superior disposta na viga de equilíbrio é capaz de resistir às trações correspondentes à armadura principal da consola, garantindo esse mecanismo de transmissão.

CYPECAD MEP - Águas, residuais e pluviais

Melhoria na gestão de coletores de abastecimento de água

Foi implementado uma nova gestão de coletores de abastecimento de água (separador Águas, Residuais e Pluviais> menu Instalação> Abastecimento de água> Colector) onde é possível a introdução de coletores de diferente tipo na mesma obra e a edição de todas as suas características. O programa verifica que os coletores introduzidos pelo utilizador cumprem com as exigências do dimensionamento da instalação.

No novo diálogo que aparece, quando se seleciona um coletor de abastecimento de água, é possível selecionar os coletores a utilizar na instalação.

Melhoria na gestão de depósitos reguladores para abastecimento de água

Foi implementado uma nova gestão dos depósitos reguladores para abastecimento de água (separador Águas, Residuais e Pluviais> menu Instalação> Abastecimento de água> Depósito regulador) onde é possível a introdução de depósitos de diferente tipo na mesma obra (cilíndricos e rectangulares) e a edição de todas as suas características. O programa verifica que os depósitos selecionados pelo utilizador verifiquem com as exigências do dimensionamento da instalação.

No novo diálogo que aparece, quando se seleciona um depósito regulador para abastecimento de água, podem-se selecionar os depósitos para a instalação que se vai dimensionar.

Novo consumo. Urinol com fluxómetro

Acrescentou-se o consumo Urinol com fluxómetro (menu Instalação> Casa de banho / WC (não doméstico)).

Simultaneidade para consumos com fluxómetro (só para Portugal)

Aplica-se a simultaneidade da tabela do anexo V do RGSPPDADAR para os consumos com fluxómetro nas instalações de abastecimento de água.

Novo tipo de tubagem multicamada

Implementou-se um novo material para as tubagens de abastecimento de água, nomeadamente, uma tubagem multicamada constituída por polietileno de alta densidade/alumínio/polietileno reticulado (PEAD/Al/PE-X).

CYPECAD MEP - Climatização

Melhoria no módulo Sistemas de captação de energia geotérmica

Nesta versão inclui-se, no orçamento gerado pelo programa, a medição e o volume de escavação e o posterior enchimento das valas. O utilizador pode determinar o material de aterro das valas (enchimento principal e enchimento envolvente) (menu Obra> Selecção de materiais e equipamentos> Acondicionamento do terreno> Movimento de terras em edificação> Aterro para enchimento).

Melhoria na exportação para IFC2x3 e IFC4 de Sistemas de acumulação de AQS e outros equipamentos da instalação de energia solar térmica

Melhorou-se a exportação para o formato IFC2x3 e IFC4 dos Sistemas de acumulação de AQS do separador Climatização (menu Instalação> Sistemas de acumulação de AQS: Depósito com permutador simples de AQS auxiliar, Depósito com permutador de placas de AQS auxiliar e Depósito de AQS auxiliar); e os seguintes equipamentos do separador Solar térmica (só para Espanha e Portugal - menu Instalação> Equipamentos): Depósito com permutador de permutação simples, Depósito com permutador de permutação colectivo, Depósito com permutador simples de AQS auxiliar (pode introduzir-se no separador Climatização e no separador Solar térmica), Permutador de placas, Acumulador e Depósito de AQS auxiliar.

Estes equipamentos já se exportavam para o formato IFC (Industry Foundation Classes) desde versões anteriores, segundo os standards desse formato. Agora, nesta versão incluem-se materiais, cores, atribuição apropriada da entidade IFC e características técnicas dos fabricantes selecionados.

CYPECAD MEP - Eletricidade

Curvatura das canalizações

Foi implementada a opção Editar curvatura (menu Instalação) para dar curvatura à representação das canalizações em planta. Esta opção permite editar uma canalização selecionando-a com o botão esquerdo do rato. Seguidamente, com o movimento do cursor pode-se dar à canalização mais ou menos curvatura.

2013.m

Arquimedes

Desvincular uma ou várias colunas de duas tabelas ou subtabelas vinculadas

Desde versões anteriores que é possível vincular tabelas ou subtabelas de medição da estrutura de preços Orçamento. Agora, é possível desvincular uma ou várias colunas entre as duas tabelas vinculadas.

Para isso, foi implementada a opção Desvincular esta coluna da referência, que se encontra no menu contextual que aparece no ecrã quando se prime com o botão direito do rato sobre a célula pertencente à linha de cabeçalho de referência e à coluna que se deseja desvincular. Esta opção executa-se sobre a tabela onde se encontra a coluna que se deseja desvincular, já que é possível que existam mais de duas unidades de obra que tenham a mesma referência, e só se deseja desvincular a coluna correspondente a uma das unidades de obra com tabelas vinculadas.

Esta nova possibilidade permite manter vinculadas duas tabelas de medição que sejam iguais exceto uma (ou mais de uma) das suas colunas.

Verificação da Altura em subtabelas do modelo 'Peso do perfil metálico tipo...'

Desde versões anteriores que o utilizador quando cria uma nova subtabela de medição, pode selecionar um modelo de subtabela tipo das que inclui o programa. Entre estes modelos encontram-se os tipos que fazem referência a perfis metálicos "Peso do perfil metálico tipo IPE", "Peso do perfil metálico tipo IPN", "Peso do perfil metálico tipo HEB", etc. As subtabelas criadas com estes modelos, incluem uma fórmula que calcula o peso do perfil a partir dos dados fornecidos pelo utilizador na tabela (Altura em milímetros, Comprimento em metros e Número de perfis). Arquimedes, verifica que os dados geométricos do perfil (podem ser um ou vários dependendo do perfil selecionado) devem coincidir com os valores normalizados que se encontram numa das tabelas internas do programa. Antes desta versão 2013.m, se não coincidia, o programa descartava o valor introduzido e deixava a célula das colunas com dados geométricos do perfil em branco.

Agora, se o valor não coincide com o da tabela, o programa mostra um diálogo com a tabela de perfis correspondente, na qual o utilizador pode selecionar o perfil que desejar. Ao premir em Aceitar deste diálogo, os dados geométricos do perfil selecionado copiam-se para a tabela de medição.

CYPECAD

Cálculo automático do número de modos de vibração

No diálogo onde se definem os parâmetros da norma de sismo seleccionada foi implementada uma opção Número de modos de vibração que intervêm na análise, onde o programa oferece diferentes formas de proceder para determinar ou definir o número de modos de vibração que se vai considerar na análise sísmica da estrutura.

Exportação para o formato IFC4

Incorporação no CYPECAD e no CYPECAD MEP da exportação genérica para o formato IFC4 (Industry Foundation Classes). Deste modo, os programas da CYPE convertem-se no primeiro software para engenharia e construção que exporta para o formato IFC com as novas especificações da versão definitiva IFC4 (conhecida anteriormente como IFC 2x4).

Generalidades

Exportação para o formato IFC4

Incorporação no CYPECAD e no CYPECAD MEP da exportação genérica para o formato IFC4 (Industry Foundation Classes). Deste modo, os programas da CYPE convertem-se no primeiro software para engenharia e construção que exporta para o formato IFC com as novas especificações da versão definitiva IFC4 (conhecida anteriormente como IFC 2x4).

Melhorias na exportação para o formato IFC

Implementou-se a exportação para o formato IFC das Bombas de calor geotérmicas e dos Sistemas de captação de energia geotérmica.

Melhorou-se a exportação para o formato IFC das Unidades de tratamento de ar, estes equipamentos já se exportavam para o formato IFC desde versões anteriores, segundo os standards desse formato. Agora, incluem-se materiais, cores, atribuição apropriada da entidade IFC e características técnicas dos fabricantes selecionados.

Melhorou-se a exportação para o formato IFC dos seguintes componentes dos sistemas de condução de água: Válvulas, Bombas de circulação, Coletores, Coletores de água para aquecimento. Estes elementos já se exportavam para o formato IFC em versões anteriores, segundo os standards desse formato. Agora, incluem-se materiais, cores e atribuição apropriada da entidade IFC.

2013.l

Arquimedes

Melhorias na gestão de imagens de recursos no ecrã

No diálogo Informação gráfica do recurso foram adicionados uns botões para mover para cima ou para baixo o elemento selecionado na lista e assim facilitar a ordenação da informação gráfica que possa estar contida num recurso (capítulo, artigo, unitário...).

Melhorias na gestão de imagens de imagens de recurso em planilhas de listagens

Foi implementada a opção "O que ocupa a posição dada pela variável" no diálogo "Atributos de objeto tipo imagem" do Editor de planilhas de listagem. Esta opção permite selecionar uma variável inteira que vai conter o índice do desenho que se quer imprimir. O valor da variável avalia-se antes de proceder à impressão da zona que contém o objeto tipo desenho, para assim poder imprimir a imagem que ocupa o número de ordem ao qual faz referência a variável.

Melhorias na edição do Diagrama de tempos - atividades (Gantt)

Foi adicionado o botão Configurar as opções de visualização do Gantt no diálogo Diagrama de tempos atividades. O referido botão abre um diálogo com o mesmo nome onde se podem ativar ou desativar as colunas Duração da tarefa, Datas de início e fim da tarefa e Importância das tarefas tornando mais cómoda a consulta de dados no Gantt.

CYPECAD

Cálculo sísmico com amplificação de esforços em plantas com elementos construtivos (paredes) menos rígidas que nas restantes plantas

A consideração do efeito dos elementos não estruturais (paredes) no comportamento de um edifício frente às ações sísmicas é de vital importância, especialmente quando existem plantas com paredes (exteriores ou interiores) menos rígidas que nas restantes plantas.

Existem normas que obrigam a contemplar a ausência ou diminuição da rigidez das paredes em determinadas plantas, mediante a aplicação de fatores de amplificação de momentos e esforços transversos para pilares, vigas, muros e paredes de betão armado, naquelas plantas que oferecem menos rigidez relativamente às restantes, devido aos deslocamentos horizontais provocados pela ação sísmica. Por exemplo a norma IS 13920 (Índia) -Soft Storey- ou o Proyecto de Reglamento CIRSOC 103-2008 (Argentina) - Piso débil.

O CYPECAD permite introduzir fatores de amplificação de momentos e esforços transversos para pilares, vigas, muros e paredes de betão armado nas plantas que o utilizador desejar, independentemente da norma selecionada. Para isso foi implementado no diálogo Dados obra, a opção Amplificação de esforços por planta. A ativação desta opção abre um diálogo com o mesmo nome. Se a norma selecionada contempla o efeito da menor rigidez de plantas que possuem divisórias mais débeis, o programa mostra neste diálogo os fatores de amplificação de momentos e esforços transversos correspondentes, para que o utilizador selecione as plantas onde deseja aplicá-los. Também oferece a possibilidade do utilizador indicar os fatores que desejar. Se a norma selecionada não contempla estes efeitos, o programa permite introduzir os fatores de amplificação que desejar nas plantas que selecionar.

Para a consideração do efeito que tem a ausência de paredes exteriores e interiores em determinadas plantas relativamente à ação sísmica, este método é uma aproximação à realidade do comportamento do edifício.

CYPE implementará numa próxima versão, uma ferramenta que contempla de modo mais preciso, a influência da distribuição no edifício das paredes exteriores e interiores. Esta ferramenta é fruto de um projeto de I+D+i que a CYPE está a desenvolver com a colaboração do Centro Internacional de Métodos Numéricos en Ingeniería (CIMNE) da Universidad Politécnica de Cataluña (UPC), e que está financiado pelo Centro para o Desarrollo Tecnológico Industrial - CDTI - e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional - FEDER). O objetivo deste projeto de I+D+i consiste no desenvolvimento de um método de análise dinâmica de edifícios submetidos a ações sísmicas que inclua o efeito dos elementos construtivos utilizados nas paredes exteriores e interiores e sua implementação numa ferramenta informática de dimensionamento e cálculo, que satisfaça os critérios de produtividade e segurança exigíveis para o projeto de estruturas de edificação.

Melhorias na exportação para IFC

Foi melhorado o tamanho e a operabilidade dos ficheiros em formato IFC que contenham aparelhos sanitários, torneiras e caixas de pavimentos (introduzidos no separador Águas, Residuais e Pluviais do CYPECAD MEP).

Gerador de preços obra nova, reabilitação e espaços urbanos

Implementação de novos artigos, atualização de preços e produtos de fabricantes

Implementaram-se os novos artigos de obra nova (ON) e de reabilitação (OR) dos geradores de preços da CYPE (instalação em português) classificados por país. Embora para cada país se repitam os artigos comuns, expõem-se deste modo porque alguns deles possuem denominações diferentes para determinados produtos ou sistemas construtivos:

Artigos de obra nova no Gerador de preços para o Brasil

  • ADE (Acondicionamento do terreno/Movimento de terras em edificação/Escavações de valas, cavas e tubulões)
  • ADE020 m3 Escavação de tubulões a céu aberto (ON)
  • CPT (Fundações/Profundas/Tubulões)
  • CPT010 m3 Tubulão a céu aberto (ON)  
  • CNF (Fundações/Nivelação/Alvenaria armada)
  • CNF010 m2 Murete de blocos de concreto (ON e OR)
  • ICG (Instalações/Aquecimento, climatização e água quente/Caldeiras a gás)
  • ICG225 ud Caldeira a gás, doméstica, de condensação, de pé, de fundição de alumínio, para aquecimento (ON e OR)
  • XUX (Controle de qualidade e ensaios/Conjunto ensaios/Conjunto ensaios)
  • XUX010 ud Conjunto ensaios (ON e OR)
  • YCX (Segurança e saúde/Sistemas de proteção coletiva/Conjunto de sistemas de proteção coletiva)
  • YCX010 ud Conjunto de sistemas de proteção coletiva (ON e OR)
  • YFX (Segurança e saúde/Formação/Formação do pessoal)
  • YFX010 ud Formação do pessoal (ON e OR)
  • YIX (Segurança e saúde/Equipamentos de proteção individual/Conjunto de equipamentos de proteção individual)
  • YIX010 ud Conjunto de equipamentos de proteção individual (ON e OR)
  • YMX (Segurança e saúde/Medicina preventiva e primeiros socorros/Medicina preventiva e primeiros socorros)
  • YMX010 ud Medicina preventiva e primeiros socorros (ON e OR)
  • YPX (Segurança e saúde/Instalações provisórias de higiene e bem-estar/Conjunto de instalações provisórias de higiene e bem-estar)
  • YPX010 ud Conjunto de instalações provisórias de higiene e bem-estar (ON e OR)
  • YSX (Segurança e saúde/Sinalização provisória de obras/Conjunto de elementos de balizamento e sinalização provisória de obras)
  • YSX010 ud Conjunto de elementos de balizamento e sinalização provisória de obras (ON e OR)

Artigos de obra nova no Gerador de preços de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal

  • CNF (Fundações/Nivelação/Alvenaria armada)
  • CNF010 m2 Murete de blocos de betão (ON e OR).
  • ICG (Instalações/Aquecimento, climatização e A.Q.S./Caldeiras a gás)
  • ICG225 ud Caldeira a gás, doméstica, de condensação, de pé, de fundição de alumínio, para aquecimento (ON e OR).
  • XUX (Controle de qualidade e ensaios/Conjunto ensaios/Conjunto ensaios)
  • XUX010 ud Conjunto ensaios (ON e OR).
  • YCX (Segurança e saúde/Sistemas de protecção colectiva/Conjunto de sistemas de protecção colectiva)
  • YCX010 ud Conjunto de sistemas de protecção colectiva (ON e OR).
  • YFX (Segurança e saúde/Formação/Formação do pessoal)
  • YFX010 ud Formação do pessoal (ON e OR).
  • YIX (Segurança e saúde/Equipamentos de protecção individual/Conjunto de equipamentos de protecção individual)
  • YIX010 ud Conjunto de equipamentos de protecção individual (ON e OR).
  • YMX (Segurança e saúde/Medicina preventiva e primeiros auxílios/Medicina preventiva e primeiros auxílios)
  • YMX010 ud Medicina preventiva e primeiros auxílios (ON e OR).
  • YPX (Segurança e saúde/Instalações provisórias de higiene e bem-estar/Conjunto de instalações provisórias de higiene e bem-estar)
  • YPX010 ud Conjunto de instalações provisórias de higiene e bem-estar (ON e OR).
  • YSX (Segurança e saúde/Sinalização provisória de obras/Conjunto de elementos de balizamento e sinalização provisória de obras)
  • YSX010 ud Conjunto de elementos de balizamento e sinalização provisória de obras (ON e OR).

Foram atualizados preços ou produtos dos seguintes fabricantes nos geradores de preços:

  • ALB
  • GRUPO PUMA
  • ISOVER
  • JUNKERS
  • VELUX

2013.k

Arquimedes

Importar a partir do formato CSV

Melhorou-se a ferramenta para importar no Arquimedes recursos no formato CSV (menu Árvore> Importar a partir do formato CSV). Em versões anteriores esta opção denominava-se "Importar composição do formato CSV" e permitia importar um ficheiro CSV para acrescentá-lo como composição de um capítulo.

A partir de agora, a denominação desta opção altera para "Importar a partir do formato CSV" e permite importar a informação desde: Ficheiros em formato CSV e Informação que o utilizador inclua na Área de transferência do sistema operativo desde folhas de cálculo tipo Excel.

A opção "Importar a partir do formato CSV" foi incluída também no menu contextual que aparece quando se prima com o botão direito do rato (na janela "Árvore de composição" do Arquimedes) sobre um recurso tipo "Capítulo" ou "Artigo" com ou sem composição.

Além disso, o programa oferece várias possibilidades de importação dependendo do recurso que esteja selecionado na janela Árvore de composição do Arquimedes. Estas possibilidades mostram-se no diálogo prévio à importação quando se seleciona a opção Importar a partir do formato CSV e são:

  • Árvore de capítulos e sua composição
    Esta opção deve utilizar-se quando a informação a importar contém um ou mais níveis de capítulos, incluindo artigos com a sua composição e, opcionalmente, detalhes de medição. Para que se possa extrair adequadamente a informação, cada elemento composto, seja um capítulo ou um artigo, deve contar com uma linha denominada "rodapé composição" que permita conhecer qual é o último elemento da sua composição e assim poder interpretar corretamente composições acrescentadas. Os ficheiros produzidos ao exportar obras para Excel pertencem a este tipo de formato.
    Esta opção pode ativar-se no diálogo "Importar a partir do formato CSV" se o recurso selecionado previamente for do tipo "Capítulo" (incluído no capítulo raiz).
  • Árvore de artigos e a sua composição
    Este tipo de importação deve utilizar-se quando a informação a importar só possui artigos com as suas correspondentes composições e detalhes de medição. Este formato é um subconjunto do anterior, pelo que se aplicam as mesmas regras no que se refere à linha "rodapé composição".
    De igual forma que a opção anterior, só está ativa quando o recurso selecionado for do tipo "Capítulo".
  • Lista de recursos com a sua composição
    A informação importada com esta opção requer um formato mais simples. Não necessita um "rodapé composição ". Neste caso, utiliza-se a distinta formação de colunas para diferenciar os recursos compostos (não possuem preço ou não tem importância) dos unitários que os compõem (contém quantidade e preço).
    Está ativa com os tipos de recursos "Capítulo" e "Artigo".
  • Lista simples de recursos
    A informação importada com esta opção requer o formato mais simples. Trata-se de uma lista de recursos, que podem conter ou não uma quantidade ou rendimento, e que se acrescentam à composição do recurso atual.
    Está ativa com os tipos de recursos "Capítulo" e "Artigo".

Após selecionar a opção desejada o programa abre outro diálogo para editar o esquema de importação de dados.

Colunas Quantidade executada e Importância executada com dados ao nível de unitários

As colunas QuantExec e PreçoExec incorporam novos dados ao nível de preços unitários.

  • QuantExec
    Ao nível de preços unitários é possível dispor do rendimento por meio das imputações diretas a artigos e por repercussões de imputações a capítulos. Agora, é possível obter o rendimento de execução de um unitário do artigo que corresponda (somando todas as quantidades de fornecimento imputadas a um artigo e dividindo entre a quantidade executada do artigo).
  • PreçoExec
    Ao nível de unitário mostra o preço do fornecimento na imputação ou na sua ausência o preço provável da coluna PreçoProvável. Assim o preço do capítulo raiz refletirá a previsão de custo de fim de obra como resultado da execução atual e do preço médio ponderado de todos os fornecimentos contratados deste recurso no centro de custo se foi contratado, ou o preço previsto (preço no orçamento de referência de controle de obra) no caso contrário.

Melhoria na ordenação de recursos

Para facilitar o processo de ordenação de recursos no mesmo nível, incluem-se no menu contextual da janela "Árvore de composição" opções para mover o recurso selecionado para cima ou para baixo.

Melhoria na ordenação de recursos

Para facilitar o processo de ordenação de recursos no mesmo nível, incluem-se no menu contextual da janela "Árvore de composição" opções para mover o recurso selecionado para cima ou para baixo.

Mais opções nos menus contextuais

Foram implementadas opções "Converter preço unitário em auxiliar" e "Alterar a natureza do recurso" no menu contextual que aparece na janela "Árvore de composição" quando se seleciona um recurso com o botão direito do rato.

Estas opções simplificam o processo de criação de um orçamento ou uma base de preços reutilizando recursos já existentes e adaptando a sua natureza ou convertendo a preço auxiliar se for necessário. Em versões anteriores, uma unidade de obra com composição pode ser convertida a recurso unitário (SC, MO, MT ou MQ) por meio da opção "Eliminar a composição do recurso".

CYPE 3D

Exportação para IFC

Quando se calcula uma obra com a norma Eurocódigo, o programa gera listagens justificativas de verificações dos estados limite últimos.

Para localizar as verificações que não se cumprem ou para consultar uma determinada verificação, o utilizador tinha que percorrer toda a listagem, assim nesta versão implementou-se a consulta detalhada e particularizada de cada verificação E.L.U., o que permite agilizar a revisão das mesmas. Quando o utilizador seleciona qualquer uma das opções para consultar as verificações E.L.U., aparece um diálogo, onde na metade superior existe uma tabela que contém a relação das verificações realizadas. O utilizador seleciona a verificação que deseja consultar para que apareça detalhada na metade inferior desse diálogo.

CYPECAD

Melhoria no editor de pilares avançado

Quando se calcula uma obra com a norma Eurocódigo, a visualização de resultados relativamente aos pilares é feita através do novo editor de pilares avançado.

Nesta versão implementou-se no editor de pilares avançado do CYPECAD a consulta detalhada e particularizada de cada verificação E.L.U., o que permite agilizar a revisão das mesmas. Quando o utilizador seleciona qualquer uma das opções para consultar as verificações E.L.U. de pilares de betão, aparece um diálogo, onde na metade superior existe uma tabela que contém a relação das verificações realizadas. O utilizador seleciona a verificação que deseja consultar para que apareça detalhada na metade inferior desse diálogo.

CYPECAD MEP - Climatização

Implementação do módulo Sistemas de captação de energia geotérmica

O novo módulo Sistemas de captação de energia geotérmica integrado no separador Climatização de CYPECAD MEP está concebido para desenhar, dimensionar e orçamentar sistemas de captação de energia geotérmica.

Os sistemas de bomba de calor geotérmica são sistemas geotérmicos de baixa entalpia que se servem de uma bomba de calor e um sistema de captação no subsolo para aproveitar a temperatura do mesmo. A chave da eficiência deste tipo de sistemas reside no aproveitamento da energia acumulada no subsolo de maneira constante e estável, de forma que a energia elétrica consumida pelo sistema seja inferior que num sistema convencional de bomba de calor.

A partir da seleção de uma bomba de calor geotérmica e da definição das necessidades energéticas a cobrir pela mesma, o utilizador pode dimensionar com a ajuda da aplicação o intercâmbio de calor geotérmico necessário para o correto funcionamento da instalação.

O cálculo do intercâmbio geotérmico está baseado no procedimento de dimensionamento proposto no manual da American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers (ASHRAE) "Ground-Source Heat Pumps: Design of Geothermal Systems for Commercial and Institutional Buildings".

Generalidades

Abastecimento de água potável também com prestações de proteção contra incêndios

CYPE em colaboração com UPONOR desenvolveram uma nova ferramenta para edifícios de habitação, integrada no separador Águas, Residuais e Pluviais do CYPECAD MEP. Esta ferramenta permite dimensionar e orçamentar uma instalação contra incêndios composta por sprinklers automáticos para utilização residencial, integrando prestações complementares de proteção contra incêndios no sistema de abastecimento de água potável para habitações.

Este sistema é constituído por tubos de polietileno reticulado (PE-X) na instalação interior da habitação, dispostos numa rede malhada onde se situam os sprinklers residenciais, a partir do qual surgem as distintas derivações de consumo de água fria.

Esta configuração em anel de tubagem plástica sobre o teto falso proporciona um fluxo constante de água nos sprinklers durante a utilização normal da instalação de água potável, evitando a corrosão e as possíveis obstruções, assim como custos excessivos de manutenção, ao mesmo tempo proporciona uma prestação extraordinária em matéria de proteção contra incêndios na habitação.

O programa guia na introdução ótima da instalação e determina as hipóteses mais desfavoráveis de ativação de sprinklers em cada habitação, listando e verificando o comportamento hidráulico da instalação em caso de incêndio, conforme a norma NFPA 13D sobre sistemas de sprinklers residenciais (Standard for the Installation of Sprinkler Systems in One- and Two-Family Dwellings and Manufactured Homes), e a DIT 574/11(Documento de Idoneidad Técnica: N.º 574/11. Suministro de agua potable para viviendas con prestaciones complementarias de protección contra incendios), que assegura a sua conformidade com a DB HS 4 Salubridad do CTE.

Para utilização desta ferramenta, é necessário que a licença de utilização do CYPE possua os módulos Águas, Residuais e pluviais e Incêndio. Para que o programa gere a medição e o orçamento da instalação é necessário também que a licença de utilização disponha da Ligação com o Gerador de preços da construção.

Melhorias na exportação para IFC

No CYPECAD MEP, foi melhorada a exportação para o formato IFC das condutas de ar (separador Climatização); e das tubagens e valas drenantes, sumidouros longitudinais e Caleiras (separador Águas, Residuais e Pluviais). Estas melhorias consistem na atribuição de cores e materiais, assim como os seus textos descritivos.

Incluem-se também entidades específicas para as ligações das condutas. Estes elementos são gerados pelo programa e, portanto, só se exportam para IFC se a instalação estiver calculada.

Melhorou-se a exportação para o formato IFC de caldeiras e emissores para aquecimento: Caldeira elétrica para aquecimento, Caldeira elétrica para aquecimento e ACS, Caldeira a gasóleo para aquecimento, Caldeira a gasóleo para aquecimento e ACS, Caldeira a gás para aquecimento, Caldeira a gás para aquecimento e ACS, Grupo térmico a gasóleo, Grupo térmico a gás, Caldeira de biomassa, Radiador, Painel de chapa de aço, Toalheiro e Emissor elétrico.

Estes elementos já se exportavam para o formato IFC (Industry Foundation Classes) desde versões anteriores, segundo os standards desse formato. Agora, na versão 2013.k incluem-se materiais, cores, atribuição apropriada da entidade IFC... Na exportação das caldeiras e grupos térmicos, também se exportam as características técnicas dos fabricantes selecionados.

Gerador de preços obra nova, reabilitação e espaços urbanos

Implementação de novo artigo

Foi implementado o seguinte artigo no Gerador de preços para o Brasil:

  • IEG (Instalações/Elétricas/Centralização de contadores)
    • IEG030: Centralização de contadores

2013.j

Arquimedes

Novas colunas com importâncias parciais na janela Árvore de composição

Foram implementadas novas colunas para a janela Árvore de composição para mostrar as importâncias parciais ao nível do capítulo, unidade de obra ou preço auxiliar. O utilizador pode ativar estas colunas e inclui-las na apresentação de colunas personalizadas no diálogo Colunas visíveis da árvore de composição.

A informação que se mostra nestas novas colunas é a mesma que se visualiza na parte inferior do ecrã quando se seleciona uma célula da coluna Importância pertencente a um capítulo, uma unidade de obra ou um preço auxiliar.

Nomes de colunas personalizadas na janela Árvore de composição

No diálogo Colunas visíveis da árvore de composição foi implementada a possibilidade de dar um nome personalizado às colunas da janela "Árvore de composição". O nome personalizado deve-se indicar na coluna Personalizado da tabela Colunas disponíveis.

As colunas às quais se tenha atribuído um nome personalizado, aparecem marcadas no cabeçalho da janela Árvore de composição com um pequeno triângulo vermelho no canto inferior direito da célula onde aparece o nome personalizado.

Os nomes personalizados de colunas guardam-se como dados de utilizador e não junto com a obra que se está a editar.

CYPE 3D

Melhorias na aplicação de normas

Norma de betão: Foi implementada a norma NSR-10 (Colômbia) Reglamento Colombiano de Construcción Sismo Resistente NSR-10. Título C - Concreto estructural.
Norma para sismo: Foi implementada a Norma Boliviana de Diseño Sísmico (2006). Título A. Análisis y diseño sismo resistente.

CYPECAD

Melhorias na aplicação de normas

Norma de betão: Foi implementada a norma NSR-10 (Colômbia) Reglamento Colombiano de Construcción Sismo Resistente NSR-10. Título C - Concreto estructural.

Norma para sismo: Foram implementados os critérios de dimensionamento sísmico por capacidade para pilares e vigas de betão com a norma NSR 10 (Colômbia).

Foi implementada a Norma Boliviana de Diseño Sísmico (2006). Título A. Análisis y diseño sismo resistente.

Exportação para IFC

A exportação para o formato IFC inclui os cabos das lajes pós-tensionadas que se introduzem no CYPECAD graças ao novo módulo Lajes pós-tensionadas para edificação que também foi implementado nesta versão.

CYPECAD MEP - Climatização

Parâmetros característicos da transmissão térmica

Foi implementado um novo diálogo para a gestão dos parâmetros característicos da transmissão de calor. Trata-se do diálogo Parâmetros térmicos, acessível no separador Climatização (menu Obra> Parâmetros térmicos).

Oferece ao utilizador informação sobre a norma aplicada no cálculo dos diferentes parâmetros característicos da transmissão térmica e permite selecionar distintas opções para o cálculo.

Entre as opções do diálogo Parâmetros térmicos inclui-se a possibilidade de ativar o cálculo por Análise numérica de pontes térmicas lineares (EN ISO 10211) e a indicação da possibilidade de definição manual de coeficientes de transmissão térmica linear.

Generalidades

Exportação para IFC

No CYPECAD MEP, foi melhorado a representação de aberturas em muros que se geram na exportação para IFC.

Melhorias (materiais; cores; atribuição apropriada da entidade IFC e a inclusão das características técnicas dos fabricantes) na exportação para IFC de mais equipamentos (Rooftops; Unidades não autónomas para climatização (fancoils); Sistemas de expansão direta e Sistemas de caudal de refrigerante variável) de instalações de climatização.

Leitura do ficheiro de códigos da licença de utilização (clv)

O ficheiro dos códigos da licença de utilização é um arquivo com extensão CLV que é enviado aos utilizadores para que a sua licença de utilização possa aceder a todos os módulos e programas que tenham adquirido (não é necessário que todos os utilizadores disponham deste ficheiro).

Até agora, um utilizador recebia um ficheiro CLV, devendo colocá-lo no diretório raiz do disco duro "C:/" ou no diretório "CYPE Ingenieros" do disco duro onde tem instalado os programas da CYPE.

A partir desta versão é possível indicar ao programa o lugar para onde se vai copiar o ficheiro de códigos CLV. Para isso, foi implementado o botão Leitura do ficheiro de códigos da licença no diálogo Licença (selecionar a opção Licença xxxxx situada no canto inferior direito do menu principal dos programas da CYPE). A seleção deste botão abre um diálogo onde é possível selecionar o diretório para onde foi copiado o ficheiro de códigos CLV.

Para instalar os programas da CYPE não é necessário ter licença de utilizador nem ter instalado previamente os códigos da licença. Os códigos só são necessários para o funcionamento do programa, embora existam versões dos programas da CYPE que não necessitam de licença de utilização.

Gerador de preços obra nova, reabilitação e espaços urbanos

Implementação de novos artigos

Foram implementados os seguintes artigos no Gerador de preços para Angola (A), Brasil (B), Cabo Verde (CV), Moçambique (M) e Portugal (P). Alguns deles estão implementadas para poder ser utilizados em projetos de obra nova (ON), de reabilitação (OR) ou em ambos os tipos (ON/OR):

  • CMP (Fundações/Semi-profundas/Poços de fundação)
    • CMP010: Poço de fundação de betão ciclópico (A/CV/M/P) (ON/OR)
    • CMP010: Poço de fundação de concreto ciclópico (B) (ON/OR)
  • CPI (Fundações/Profundas/Estacas moldadas 'in situ')
    • CPI100: Equipamento mecânico para perfuração de estacas (B) (ON)
    • CPI110: Estaca hélice contínua monitorada (B) (ON)
    • CPI120: Estaca Strauss (B) (ON)
    • CPI130: Estaca Franki (B) (ON)
  • CPP (Fundações/Profundas/Estacas cravadas (pré-fabricadas))
    • CPP001: Equipamento mecânico para cravação de estacas (B) (ON)
    • CPP100: Estaca metálica (B) (ON)
    • CPP110: Estaca de madeira (B) (ON)
  • ICU (Instalações/Aquecimento, climatização e A.Q.S./Geotermia)
    • ICU001: Transporte e remoção do equipamento completo para sondagem geotérmica (A/B/CV/M/P) (ON/OR)
    • ICU002: Sondagem geotérmica (A/B/CV/M/P) (ON/OR)
    • ICU010: Sonda geotérmica vertical (A/B/CV/M/P) (ON/OR)
    • ICU012: Cesta geotérmica (A/B/CV/M/P) (ON/OR)
    • ICU015: Captador geotérmico horizontal (A/B/CV/M/P) (ON/OR)
    • ICU018: Estaca geotérmica (A/B/CV/M/P) (ON/OR)
    • ICU020: Caixa pré-fabricada com colector (A/CV/M/P) (ON/OR)
    • ICU020: Caixa pré-fabricada com coletor (B) (ON/OR)
    • ICU030: Colector em sala técnica (A/CV/M/P) (ON/OR)
    • ICU030: Coletor em sala técnica (B) (ON/OR)
    • ICU040: Tubagem para circuito de distribuição de água (A/CV/M/P) (ON/OR)
    • ICU040: Tubulação para circuito de distribuição de água (B) (ON/OR)
    • ICU100: Grupo de impulsão com central, para refrigeração passiva (free-cooling) (A/B/CV/M/P) (ON/OR)
  • ICV (Instalações/Aquecimento, climatização e A.Q.S./Unidades centrais de climatização)
    • ICV205: Unidade água-água de refrigeração, geotérmica, para instalação no interior (A/B/CV/M/P) (ON/OR)
    • ICV210: Unidade água-água bomba de calor reversível, geotérmica, para instalação no interior (A/B/CV/M/P) (ON/OR)
  • IEH (Instalações/Eléctricas/Cabos
    • IEH010: Cabo com isolamento (B) (ON/OR)
  • IEO (Instalações/Eléctricas/Canalizações
    • IEO010: Tubulação (B) (ON/OR)
  • IEU (Instalações/Eléctricas/Ponto de entrega
    • IEU010: Poste de concreto (B) (ON/OR)
    • IEU020: Isolador (B) (ON/OR)
    • IEU030: Bengala (B) (ON/OR)
  • NIA (Isolamentos e impermeabilizações/Impermeabilizações/Fossos de ascensor, depósitos e piscinas)
    • NIA050: Sistema 'SCHLÜTER-SYSTEMS', para impermeabilização de depósitos de água, balsas ou piscinas (A/CV/M/P) (ON)
  • NIA (Isolamentos e impermeabilizações/Impermeabilizações/Fossos de elevador, depósitos e piscinas)
    • NIA050: Sistema 'SCHLÜTER-SYSTEMS', para impermeabilização de depósitos de água, balsas ou piscinas (B) (ON)
  • NIH (Isolamentos e impermeabilizações/Impermeabilizações/Locais húmidos)
    • NIH110: Impermeabilização de chuveiro executado ?in situ?, sistema Schlüter-KERDI-DRAIN 'SCHLÜTER-SYSTEMS' (A/CV/M/P) (ON/OR)
    • NIH120: Impermeabilização de chuveiro executado ?in situ? com calha de drenagem linear, sistema Schlüter-KERDI-LINE 'SCHLÜTER SYSTEMS' (A/CV/M/P) (ON/OR)
  • NIH (Isolamentos e impermeabilizações/Impermeabilizações/Locais úmidos)
    • NIH110: Impermeabilização de chuveiro executado ?in situ?, sistema Schlüter-KERDI-DRAIN 'SCHLÜTER-SYSTEMS' (B) (ON/OR)
    • NIH120: Impermeabilização de chuveiro executado ?in situ? com calha de drenagem linear, sistema Schlüter-KERDI-LINE 'SCHLÜTER-SYSTEMS' (B) (ON/OR)
  • NIN (Isolamentos e impermeabilizações/Impermeabilizações/Pavimentos)
    • NIN005: Lâmina para impermeabilização e dessolidarização sob pavimento cerâmico ou de pedra natural (A/B/CV/M/P) (ON/OR)
  • QRB (Coberturas/Remates/Bordo lateral)
    • QRB010: Bordo lateral de cobertura com perfil (A/B/CV/M/P) (ON/OR)
  • RAG (Revestimentos/Descontínuos ligeiros/Cerâmicos e grés)
    • RAG018: Cantoneira (A/B/CV/M/P) (RH)

Atualização de produtos e preços de fabricantes

Foram atualizados os produtos ou os preços dos seguintes fabricantes:

  • ALB
  • PLACO
  • HERZ
  • SAUNIER DUVAL
  • UPONOR

Novas instruções para o Manual de utilização e manutenção

Foram incluídos novos capítulos com instruções para o Manual de utilização e manutenção de projetos de obra nova (ON) e de reabilitação (OR):

  • EHH (Estruturas/Betão armado/Reforços com betão) (OR)
  • EHP (Estruturas/Betão armado/Reforços com perfis metálicos) (OR)
  • FCV (Fachadas/Caixilharia exterior/Sistemas de PVC) (ON/OR)
  • FCY (Fachadas/Caixilharia exterior/Sistemas de alumínio) (ON/OR)

2013.i

Arquimedes

Implementação do módulo Pormenores construtivos de sistemas de isolamento

O módulo Pormenores construtivos de sistemas de isolamento permite ao Gerador de preços, ao Gerador de preços de reabilitação, aos Geradores de orçamentos e ao Arquimedes gerar pormenores construtivos de sistemas de isolamento adaptados à seleção de parâmetros realizada no Gerador de preços.

CYPECAD

Exportação para IFC em versões 2012 e 2013 de Revit® Architecture

Ao exportar para IFC é possível selecionar se pretende Revit 2012 IFC 2x3 ou Revit 2013 IFC 2x3.

Implementação do módulo Lajes pós-tensionadas para edificação

O módulo Lajes pós-tensionadas para edificação, foi concebido para realizar o dimensionamento das armaduras passivas de lajes pós-tensionadas após cálculo dos esforços dos cabos de pós-tensão (aderentes ou não aderentes) e cujas características foram introduzidas pelo utilizador.

O módulo Lajes pós-tensionadas para edificação permite ao utilizador introduzir o traçado dos cabos, a sua definição, as cargas de tensão e a percentagem de perdas. O programa gerará uma hipótese de pós-tensionamento na qual introduzirá as cargas de desvio produzidas pelo traçado dos cabos. Durante a fase de cálculo das armaduras das lajes e no caso que se tenham definido os cabos como aderentes, têm-se em conta a contribuição da capacidade remanente ou restante da armadura ativa, descontando-a para determinar a armadura passiva.

CYPECAD MEP - Climatização

Cálculo e orçamento de instalações de caudal de refrigerante variável (VRF) da Mitsubishi Heavy Industries

Módulo Sistema de volume refrigerante variável: esta versão inclui o dimensionamento, cálculo e orçamento de instalações de caudal de refrigerante variável (VRF) de Mitsubishi Heavy Industries. Desta forma, o sistema VRF de Mitsubishi Heavy Industries une-se ao sistema de volume de refrigerante variável (VRV) de DAIKIN que estava implementado desde a versão 2012.a.

O utilizador pode combinar ambos os sistemas na mesma obra embora em instalações diferentes. O programa aplicará os critérios de dimensionamento específicos do fabricante selecionado para cada instalação.

CYPEVAC 3D

Redução do nível global de pressão sonora a sons de percussão no Piso radiante

É possível introduzir o valor da redução do nível global de pressão sonora a sons de percussão relativamente ao Piso radiante.

Generalidades

Novo estado relativo à importação de elementos desde o Gerador de preços

Esta versão do CYPECAD MEP inclui outro estado de vinculação ao Gerador de preços: Descrição editável vinculada ao Gerador de preços.

Com esta opção, é possível modificar os parâmetros do elemento sem perder a capacidade de realizar a medição com o Arquimedes. Este novo estado está concebido para poder realizar pequenas alterações nos parâmetros de cálculo dos elementos importados, sem perder as vantagens que existem nos elementos vinculados ao Gerador de preços. Assim, a medição e o resto de informação relacionada com a exportação para Arquimedes, realizam-se com os dados originais do elemento que existe no Gerador de preços, pelo que o utilizador deve ter a precaução de que as alterações que efetue não afete substancialmente a medição real, ou caso contrário deve realizar as alterações que considere oportunas no Arquimedes.

Melhorias na exportação para IFC de tubagens

No CYPECAD MEP, foi melhorada a exportação para o formato IFC relativamente às tubagens, em qualquer dos separadores que as utilize: Incêndio, Águas, Residuais, Pluviais, Climatização, Solar térmico e Gás. Estas melhorias consistem na atribuição de cores e materiais, assim como os seus textos descritivos.

Exportação para IFC em versões 2012 e 2013 de Revit® Architecture

No CYPECAD MEP, ao exportar para IFC é possível selecionar se pretende Revit 2012 IFC 2x3 ou Revit 2013 IFC 2x3.

Melhorias na exportação para IFC de elementos de instalações de climatização

No CYPECAD MEP, foi melhorada a exportação para o formato IFC dos seguintes elementos pertencentes a instalações de Climatização: Quadro de coletores, Sistemas de regulação e controlo, e Circuitos de Piso Radiante; e Unidades centralizadas de climatização (exceto Rooftops).

Estes elementos já se exportavam no formato IFC (Industry Foundation Classes) desde versões anteriores, segundo os standards deste formato. Agora, incluem-se materiais, cores e atribuição apropriada da entidade IFC. Na exportação das unidades centralizadas de climatização, também se exportam as características técnicas dos fabricantes selecionados.

Gerador de preços obra nova, reabilitação e espaços urbanos

Implementação do módulo Pormenores construtivos de sistemas de isolamento

O módulo Pormenores construtivos de sistemas de isolamento permite ao Gerador de preços, ao Gerador de preços de reabilitação, aos Geradores de orçamentos e ao Arquimedes gerar pormenores construtivos de sistemas de isolamento adaptados à seleção de parâmetros realizada no Gerador de preços.

Geradores de orçamentos

Implementação do módulo Pormenores construtivos de sistemas de isolamento

O módulo Pormenores construtivos de sistemas de isolamento permite ao Gerador de preços, ao Gerador de preços de reabilitação, aos Geradores de orçamentos e ao Arquimedes gerar pormenores construtivos de sistemas de isolamento adaptados à seleção de parâmetros realizada no Gerador de preços.

2013.h

Arquimedes

Exportação de um orçamento para FIEBDC-3 como orçamento cego

Na exportação para o Formato de Intercâmbio Standard de Bases de Dados da Construção-3 (FIEBDC-3) inclui-se uma opção para que o orçamento exportado seja um Orçamento cego (só quantidades). Uma vez activada esta opção é possível activar outra que permite Incluir a composição completa dos artigos.

CYPE 3D

Implementação de normas relativas à ação sismo

Foi implementada a seguinte norma relativa à ação sismo: RNC-07 (Nicarágua) Reglamento Nacional de Construcción.

CYPECAD

Implementação de normas relativas à ação vento

Foi implementada a seguinte norma relativa à ação vento: RNC-07 (Nicarágua) Reglamento Nacional de Construcción.

Implementação de normas relativas à ação sismo

Foi implementada a seguinte norma relativa à ação sismo: RNC-07 (Nicarágua) Reglamento Nacional de Construcción.

Exportação para IFC. Vigas Boyd e cofragem recuperável de lajes fungiformes aligeiradas

A exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) inclui as vigas Boyd e a cofragem recuperável de lajes fungiformes aligeiradas. Estes elementos não se visualizam na vista 3D gerada por CYPECAD mas se exportam para IFC nos quatro formatos (IFC 2x3, Archicad IFC 2x3, Revit IFC 2x3 e Allplan IFC 2x3).

Exportação para IFC. Atribuição de layers aos elementos exportados

CYPECAD atribui layers diferentes a todos os elementos que exporta para o formato IFC (Industry Foundation Classes).

Melhorias na aplicação de normas relativas à ação sismo

O cálculo no CYPECAD com a norma de betão ACI 318M 08 (USA - Internacional), combinada com uma das normas de sismo: CHOC 04 (Honduras); COVENIN 1756 1:2001 (Venezuela) ou NSE 10 (Guatemala) oferece:

  • Listagens justificativas das verificações dos Estados Limite Últimos de pilares de betão no editor de pilares do CYPECAD;
  • Edição avançada de pilares do CYPECAD;
  • Geração automática das tabelas de armadura para pilares.

Orçamento e medição com base no Gerador de preços para o Brasil

Permite a geração do orçamento e a medição da estrutura de betão calculada tendo em conta as unidades de obra e os preços do Gerador de preços do Brasil.

CYPECAD MEP - Climatização

Equipamentos de regulação e controlo em coletores de piso radiante

No módulo Piso radiante, ampliaram-se as possibilidades de definição de equipamentos de regulação e controlo em coletores de piso radiante graças às seguintes melhorias:

  • Foi aumentado o número de fabricantes disponíveis para a definição de equipamentos de regulação e controlo através de cabeças eletrotérmicas;
  • Foi implementado a possibilidade de definir equipamentos de regulação e controlo mediante válvula de zona.

CYPECAD MEP - Eletricidade

Fixar um escalão de potência prevista nos quadros individuais de habitação

O programa permite fixar um escalão de potência para cada tipo de habitação do edifício que seja superior ao calculado e que se encontre entre os admitidos pelas RTIEBT. Isto é possível através da ativação da opção Fixar um escalão de potência superior na janela Edição de quadros por tipo de habitação.

Fixar a potência por simultaneidade em quadros não pertencentes a habitações e em quadros parciais

Já em versões anteriores, que o programa aplica de forma automática a simultaneidade a quadros individuais e quadros parciais em função do número de circuitos que alimenta e da natureza desses circuitos. A partir desta versão, o programa permite fixar a dita potência e, portanto, a simultaneidade a aplicar, de duas formas diferentes: introduzindo diretamente a potência ativa em kW ou introduzindo os novos valores dos fatores de simultaneidade a aplicar tanto para os circuitos de iluminação como para os circuitos de força motriz.

Simultaneidade em circuitos

Até agora o programa aplicava unicamente a simultaneidade aos circuitos que alimentavam tomadas de uso geral. A partir de agora, o programa permite aplicar simultaneidade em todos os circuitos que alimentam várias cargas. Para isso, o utilizador pode introduzir diretamente a potência ativa do circuito desejado depois de calcular a obra.

Além disso, o programa mostra o resultado do último cálculo realizado para que sirva de ajuda ao projetista na seleção da simultaneidade a aplicar.

Novo tipo de instalação para a canalização

Foi criado um novo tipo de instalação para a canalização: Condutores isolados em condutas circulares (tubos) embebidas nos elementos da construção, em alvenaria.

Ícone específico para circuitos editados

No diálogo Configuração do quadro/subquadro foi incluído um novo ícone para diferenciar os circuitos que foram editados pelo utilizador. Deste modo, podem ser reconhecidos rapidamente.

Cypeterm (RCCTE)

Melhoria na descrição do grau de ventilação da caixa de ar

Melhoria na descrição do grau de ventilação da caixa de ar.

CYPEVAC 3D

Nova opção no menu Dados gerais

Implementou-se a opção para selecionar o módulo de cálculo "Acústica. Norma EN 12354 (Internacional)" (implementado na versão 2013.e) nos países que já disponham de um módulo de cálculo acústico específico para a norma do país, como Espanha (CTE DB HR), França (NRA 2000) ou Portugal (RRAE). Deste modo, o novo módulo está disponível em todos os países suportados em CYPECAD MEP, incluindo também a opção de país "Outros".

A seleção do módulo de cálculo realiza-se no menu Dados gerais do separador CYPEVAC 3D, permitindo alterar rapidamente entre a norma do país e a configurada pelo utilizador sem necessidade de definir de novo a obra.

Gráficos de isolamento acústico para cada tipo de ruído

Nesta versão implementaram-se gráficos de isolamento acústico para cada tipo de ruído no menu lateral do ecrã. Desde versões anteriores, que estes gráficos incluem-se na listagem do Estudo acústico do edifício. Oferecem uma representação estatística dos resultados do isolamento acústico do edifício.

Com a representação destes gráficos no ecrã depois de calcular a obra, o utilizador conhece imediatamente o nível de cumprimento do isolamento acústico do edifício que está a projectar sem necessidade de obter as listagens nem de ir planta por planta observar os erros.

Elementos estruturais

Novo tipo de instalação para a canalização

O programa Verificação de punçoamento, localizado no grupo Estruturas do menu principal dos programas da CYPE, realiza a verificação do Estado Limite Último de resistência ao punçoamento em lajes maciças submetidas a cargas concentradas de pilares retangulares e circulares. O programa permite verificar as lajes com ou sem armadura transversal de punçoamento, considerando a presença de aberturas ou aligeiramentos na laje, e a disposição dos pilares (centrado, de face ou de canto).

Verificação de punçoamento foi concebido para funcionar como programa independente e como ferramenta dentro de CYPECAD. O funcionamento no CYPECAD ainda não está disponível, será implementado numa próxima versão.

Melhorias na aplicação de normas relativas à ação sismo

Os desenhos que gera o programa Verificação de punçoamento incluem uma vista em planta do reforço ao punçoamento.

Melhorias na edição de armaduras

O programa Vigas contínuas incorpora as seguintes melhorias: rearmar pórticos; unir armadura de montagem ou armadura de alma e conservação da configuração do menu lateral.

Melhorias na edição de armaduras

Vigas contínuas: O programa incorpora as seguintes melhorias: rearmar pórticos; unir armadura de montagem ou armadura de alma e conservação da configuração do menu lateral.

2013.e

Acústica norma 12354 / CYPESOUND

Novo programa que permite o dimensionamento e verificação do isolamento acústico descrito nas normas EN 12354

Este novo módulo implementado no separador Acústica de CYPECAD MEP realiza o dimensionamento e verificação do isolamento acústico descrito nas normas EN 12354 (ISO 15712).

O separador Acústica de CYPECAD MEP, está disponível quando se seleciona um país que não tenha implementado a sua norma de isolamento acústico específica ou quando se seleciona a opção Outros da lista de países. Neste separador configuram-se as magnitudes utilizadas para cada tipo de cálculo acústico e estabelecem-se os tipos de compartimentos para o cálculo acústico. Tudo isto permite definir praticamente a norma de aplicação de qualquer país.

A introdução e definição dos elementos construtivos (importados do Gerador de preços, ou definidos por camadas) e a definição dos compartimentos do edifício é igual para todos os países e para a opção Outros. O cálculo acústico realiza-se da mesma forma que o CYPEVAC 3D.

Arquimedes

Implementação do módulo Pormenores construtivos de sistemas de impermeabilização

O módulo Pormenores construtivos de sistemas de impermeabilização permite ao Gerador de preços, ao Gerador de preços de reabilitação, aos Geradores de orçamentos e ao Arquimedes gerar pormenores construtivos de sistemas de impermeabilização adaptados à seleção de parâmetros realizada no Gerador de preços.

Estruturas de preços completas em bancos de preços

Nas versões anteriores, os orçamentos realizados com o Arquimedes incluíam até três estruturas de preços completas (orçamento, venda e estudo), apesar de apenas se poderem visualizar simultaneamente duas delas, a que denominamos Orçamento (quantidade, preço e importância) e uma das outras duas (Venda ou Estudo). A opção Modo de cálculo de preços (Menu Mostrar> Configuração) indicava se a composição fazia referência ao preço de venda ou ao preço de estudo.

A partir desta versão, as três estruturas de preços completas, Orçamento (Quantidade, Preço e Importância), Venda (Quantidade de venda, Preço de venda e Importância de venda) e Estudo (Quantidade de estudo, Preço de estudo e Importância de estudo) podem visualizar-se ao mesmo tempo e como consequência a opção Modo de cálculo de preços, antes mencionada, deixa de ter utilidade e desaparece.

Estas três estruturas de preços completas partilham a mesma estrutura de composição. Para que um recurso disponha de dados em qualquer uma das estruturas de preços deve-se introduzir o rendimento ou a quantidade desejada (quantidade, quantidade de venda ou quantidade de estudo) juntamente com o preço correspondente (preço, preço de venda ou preço de estudo).

As três estruturas de preços permitem manter na mesma obra o orçamento de projeto, o orçamento de estudo do construtor e a proposta ou contrato, quer se trate de um projeto para a administração pública ou de promoção privada.

Nova apresentação de colunas em bancos de preços

No campo Apresentação de colunas da janela Colunas visíveis da árvore de composição de um banco de preços foi criado o tipo Banco de preços de empresa que permite visualizar as três estruturas de preços completas (Quantidade, Preço, Importância, Quantidade de venda, Preço de venda, Importância de venda, Quantidade de estudo, Preço de estudo e Importância de estudo).

Melhorias e implementação de novos tipos de apresentações de colunas em orçamentos

No campo Apresentação de colunas da janela Colunas visíveis da árvore de composição de um orçamento (duplo clique sobre a barra de colunas da janela Árvore de composição) foram implementadas mais tipos de apresentações de colunas e foram melhoradas outas já existentes.

Algumas destas apresentações são adaptadas tendo em conta as opções selecionadas na janela Tipo de projecto (menu Mostrar> Configuração> Tipo de projecto). Estas opções agrupam-se em dois pontos: Tipo de projecto (Para a Administração Pública ou De promoção privada) e Estrutura de preços para o Contrato de empreitada (Nova secção implementada na versão 2013.e que dispõe das opções Estrutura de preços do orçamento e Estrutura de preços de venda).

As apresentações de colunas implementadas ou melhoradas são:

  • Estruturas de preços (novo tipo). Permite visualizar as três estruturas de preços completas (Orçamento, Venda e Estudo).
  • Fecho da proposta (novo tipo). Inclui novas colunas implementadas na versão 2013.e. Algumas das colunas que inclui dependem das opções selecionadas na janela Tipo de projeto:
    • Quant ou QuantVenda: Depende da estrutura selecionada para o Contrato de empreitada;
    • Custo ou PreçoVenda: Depende da estrutura selecionada para o Contrato de empreitada;
    • Importância ou ImpVenda: Depende da estrutura selecionada para o Contrato de empreitada.
  • Proposta ou contrato (novo tipo que substitui a apresentação de colunas Proposta). As colunas seguintes aparecem ou não dependendo das opções selecionadas na janela Tipo de projeto:
    • Quant ou QuantVenda: Depende da estrutura selecionada para o Contrato de empreitada;
    • Custo ou PreçoVenda: Depende da estrutura selecionada para o Contrato de empreitada;
    • Importância ou ImpVenda: Depende da estrutura selecionada para o Contrato de empreitada.
  • Autos de medição. Inclui novas colunas implementadas na versão 2013.e. Algumas das colunas que inclui dependem das opções selecionadas na janela Tipo de projeto:
    • Quant ou QuantVenda: Depende da estrutura selecionada para o Contrato de empreitada;
    • Custo ou PreçoVenda: Depende da estrutura selecionada para o Contrato de empreitada;
    • Importância ou ImpVenda: Depende da estrutura selecionada para o Contrato de empreitada.
  • Estudo ou objetivo (novo tipo).
  • Execução (novo tipo).
  • Previsão (novo tipo).
  • Controle de obra. Inclui novas colunas implementadas na versão 2013.e.

Novas colunas disponíveis para visualização na janela Árvore de composição

Para além das Apresentações de colunas implementadas no programa (para bancos de Preços e para orçamentos) foram adicionadas novas colunas na janela Colunas visíveis da Árvore de composição (duplo clique sobre a barra de colunas da janela Árvore de composição) que são utilizadas nas novas apresentações implementadas e nas melhoradas. As colunas implementadas são:

  • Fornecedor. Apresenta a lista de fornecedores vinculados aos grupos de compras de três modos:
    • Na janela Árvore de composição:
      • Se o recurso possui um fornecedor com contrato, apenas se apresenta este fornecedor em negrito;
      • Se o recurso não possui nenhum fornecedor com contrato, apresenta os fornecedores associados ao grupo de compras com e sem comparativos de compras.
    • No tooltip que aparece no ecrã quando se posiciona o cursor sobre a célula da coluna Fornecedor de um recurso, apresenta-se uma lista dos fornecedores do recurso (se se trata de um unitário) ou os fornecedores que existam na composição do recurso (se se trata de um capítulo ou de um artigo). Nesta lista os fornecedores classificam-se em três grupos:
      • O fornecedor ou os fornecedores com contrato;
      • Os fornecedores com comparativos mas sem contrato;
      • Os fornecedores sem comparativos de compras.
    • Na parte inferior da janela árvore de composição, quando se seleciona com o botão esquerdo do rato a célula da coluna fornecedor de um recurso, apresentam-se também os fornecedores do recurso (se se trata de um unitário) ou os fornecedores que existam na composição do recurso (se se trata de um capítulo ou um artigo). Nesta lista os fornecedores diferenciam-se através dos ícones:
      • O fornecedor ou os fornecedores com contrato;
      • Os fornecedores com comparativos mas sem contrato;
      • Os fornecedores sem comparativos de compras (sem ícone).
  • QuantEstudo (Quantidade de estudo). Rendimento ou quantidade do recurso na estrutura de Preços de Estudo;
  • PreçoProvável (Preço provável). Preço mais provável. Num unitário, é o preço médio ponderado de todos os fornecimentos contratados deste recurso no centro de custo, se foi contratado, ou o preço no estudo em caso contrário. No artigo, é a previsão de custo baseada nos preços prováveis dos seus unitários;
  • PreçoAuto (Preço de auto). Preço unitário utilizado em artigos para o cálculo da importância de auto. Depende da estrutura de preços selecionada para o Contrato de empreitada CE. Em capítulos representa a importância possível de registar em autos;
  • CustoEstudo (Custo de estudo). Preço do recurso no estudo, ao qual se adiciona, em artigos, a percentagem de custos indiretos;
  • ImpEstVenda  (Importância de estudo a preço de venda). Faturação prevista. Importância resultante da multiplicação da coluna QuantEstudo pela coluna PreçoVenda;
  • ImpEstExec (Importância de estudo a preço de execução). Importância provável. Importância resultante da multiplicação da coluna QuantEstudo pela coluna PreçoExec;
  • LucroAct (Lucro atual). É a diferença entre as colunas ImpAutoAcum e ImpExec;
  • %MargemVO. É a percentagem que se obtém ao comparar o preço de venda com o custo do orçamento;
  • %MargemEV. Em obra privada é a percentagem que se obtém ao comparar o preço do estudo com o preço de venda;
  • %MargemEA. Em obra pública é a percentagem que se obtém ao comparar o preço do estudo com o preço de adjudicação;
  • %Auto. Percentagem de auto relativamente ao contrato. Depende da estrutura de preços do Contrato de empreitada CE;
  • %ExecEstudo. Percentagem de execução relativamente ao estudo.

Transferência de dados entre as novas estruturas de preços

A visualização das três estruturas de preços completas (Orçamento, Venda e Estudo)  num orçamento e a sua implementação num banco de preços tornaram necessária a criação das funções do menu Estruturas de preços (menu Processos> Estruturas de preços), que permite a transferência de dados entre as estruturas de preços e a modificação automatizada de cada uma delas.

As funções deste menu são:

  • Copiar estrutura de preços. Permite copiar as quantidades e preços de uma das três estruturas de preços (Orçamento, Venda ou Estudo) para outra, com a possibilidade de aplicar um coeficiente aos preços;
  • Permutar estruturas de preços. Permite trocar as quantidades e preços entre duas das estruturas do orçamento (Orçamento, Venda ou Estudo);
  • Anular estruturas de preços. Elimina as quantidades e preços da estrutura de preços completa selecionada (Orçamento, Venda ou Estudo);
  • Gerar a proposta a partir do orçamento de estudo. Gera a estrutura de preços de venda, a proposta, partindo da estrutura de preços de estudo.

Com esta ferramenta é possível, por exemplo, obter uma proposta a partir do Estudo (também denominado de objetivo) copiando a estrutura de preço de estudo (custos diretos (CD) + custos indiretos (CI)) para a de venda aplicando um coeficiente ou percentagem para considerar a margem que a empresa pretende considerar. Esta margem, aplicada à soma final dos CD + CI inclui, entre outros, custos de estrutura da empresa, custos do contrato, custos financeiros e ainda o lucro esperado e a margem de risco que se pretende considerar.

Modificação do preço de orçamento, preço de venda ou preço de estudo em artigos ou preços auxiliares com composição

O preço de orçamento, o preço de venda ou o preço de estudo de um artigo (ou de um preço auxiliar com composição) dependem da sua composição: quantidade e preço dos seus unitários. Para que o utilizador disponha de uma maior versatilidade para alterar os preços de orçamento, venda ou estudo nos artigos, o Arquimedes permite agora a sua modificação sem necessidade de alterar a sua composição. Quando se introduz um valor num preço de orçamento, venda ou estudo de um artigo, ou preço auxiliar, o programa solícita ao utilizador que opte por uma de três opções:

  • Fixar o preço.
    O preço do artigo, ou preço auxiliar, modificado (de orçamento, venda ou estudo) não dependerá da sua composição. Ao mesmo tempo, são inabilitados todos os recursos presentes na sua composição (mas não são eliminados), incluindo todos os que possam ser posteriormente adicionados ao artigo, ou preço auxiliar. O recurso terá a mesma consideração que um recurso sem composição para os cálculos dos custos indiretos (artigos simples), em listagem e na exportação para outros formatos.
    Se for selecionada a opção Fixar o preço aparece uma marca junto ao preço do artigo, ou preço auxiliar, modificado e outra junto às quantidades dos unitários da sua composição. Se o cursor for posicionado sobre o preço do artigo, ou preço auxiliar, aparece uma etiqueta de texto que indica "Preço fixado (não depende da sua composição)". Se o cursor for posicionado sobre as quantidades dos unitários aparece uma etiqueta de texto que indica "Quantidade inabilitada".
    O preço fixado pode ser desbloqueado através da opção Desbloquear preço fixado, que se encontra no menu contextual que aparece quando se clica com o botão direito do rato sobre o referido preço. Esta opção habilita a composição do artigo, ou preço auxiliar, passando o preço a depender da sua composição.
  • Anular as quantidades da composição.
    As quantidades e, consequentemente, as importâncias dos unitários que compõem o preço (de orçamento, venda ou estudo) do artigo anulam-se (ficam com valor zero). O recurso terá a mesma consideração que um recurso sem composição para os cálculos dos custos indiretos (artigos simples), em listagem e na exportação para outros formatos.
    Uma vez que o preço dos unitários se mantém, se o utilizador voltar a introduzir quantidades na composição, o preço do artigo, ou preço auxiliar, volta a depender da composição.
  • Ajustar o preço.
    Aparece uma janela que permite ajustar automaticamente o preço do recurso composto, modificando os dados da sua composição. O recurso mantém a sua condição de preço calculado na estrutura de preços selecionada. Na janela indicada o utilizador pode selecionar os tipos de unitários da composição que se vão alterar para conseguir ajustar o preço:
    • Contemplar só unitários contidos exclusivamente neste nível;
    • Rendimentos de mão de obra;
    • Preços de maquinaria;
    • Preços de materiais;
    • Preços de auxiliares sem composição.

Comparação das estruturas de preços (orçamento, venda, estudo, auto e execução)

A ferramenta Orçamentos comparativos (menu Processos> Orçamentos comparativos> Novo orçamento comparativo) foi modificada para permitir a comparação entre as estruturas de preços (completas ou não) do mesmo orçamento:

  • Orçamento;
  • Venda;
  • Estudo;
  • Auto;
  • Execução.

Comparação das estruturas de preços (orçamento, venda, estudo, auto e execução)

A ferramenta Orçamentos comparativos (menu Processos> Orçamentos comparativos> Novo orçamento comparativo) foi modificada para permitir a comparação entre as estruturas de preços (completas ou não) do mesmo orçamento:

  • Orçamento;
  • Venda;
  • Estudo;
  • Auto;
  • Execução.

Nova secção na criação de novo orçamento

No separador Tipo de projecto da janela  Dados novo orçamento (menu Arquivo> Novo) foi criado a secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada, onde se pode selecionar entre as opções Estrutura de preços do orçamento e Estrutura de preços de venda. A opção selecionada permite:

  • Estabelecer o tipo de estrutura de preços para o Contrato de empreitada (CE);
  • Adaptar as novas apresentações de colunas;
  • Definir o preço que deve ser utilizado para os autos da obra.

A secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada também foi implementada na janela Tipo de projecto (menu Mostrar> Configuração> Tipo de projecto).

Nova secção na criação de novo orçamento

No separador Tipo de projecto da janela  Dados novo orçamento (menu Arquivo> Novo) foi criado a secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada, onde se pode selecionar entre as opções Estrutura de preços do orçamento e Estrutura de preços de venda. A opção selecionada permite:

  • Estabelecer o tipo de estrutura de preços para o Contrato de empreitada (CE);
  • Adaptar as novas apresentações de colunas;
  • Definir o preço que deve ser utilizado para os autos da obra.

A secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada também foi implementada na janela Tipo de projecto (menu Mostrar> Configuração> Tipo de projecto).

Novas opções no comando Exportar para FIEBDC-3

Na janela Exportar para FIEBDC-3 (menu Arquivo> Exportar> Exportar para FIEBDC-3) foram implementadas novas opções para selecionar a informação que se pretende exportar nas secções seguintes:

  • Na secção Detalhes de medição seleciona-se a estrutura de preços a que pertence o detalhe de medição que se deseja exportar:
    • Orçamento;
    • Venda;
    • Estudo (nova opção);
    • Execução;
    • Autos acumulados;
    • Autos encerrados (parciais ou acumulados).
  • Na secção Coluna de preço a exportar seleciona-se o preço da estrutura de preços que se deseja exportar:
    • Preço;
    • PreçoVenda;
    • PreçoEstudo (nova opção);
    • PreçoAuto (nova opção);
    • PreçoExec (nova opção).

Novas opções no comando Eliminar composição de artigos

A opção Eliminar composição de artigos (menu Processos) apresenta agora uma janela com o mesmo nome onde o utilizador seleciona uma das opções seguintes:

  • Eliminar linha de composição. Tem o mesmo comportamento que a opção Eliminar composição de artigos em versões anteriores, ou seja, elimina a composição de todos os artigos.
  • Anular as quantidades na sua composição. Esta opção permite selecionar qualquer uma das três estruturas de preços completas (Orçamento, Venda ou Estudo), incluindo as três simultaneamente, para que as quantidades de todos os artigos nas estruturas de preços selecionadas se anulam (ficam com valor zero).

Novas colunas no comando Copiar quantidades ou preços de artigos entre colunas

A janela Copiar quantidades ou preços de artigos entre colunas (menu Processos) inclui as novas colunas de quantidades, preços e custos implementadas na versão 2013.e:

  • QuantEstudo (Quantidade de estudo);
  • PreçoEstudo (Preço de estudo);
  • CustoEstudo (Custo de estudo);
  • PreçoAuto (Preço de auto);
  • PreçoProvável (Preço mais provável).

Novas opções no comando Alterações de Preços

As opções Incrementar Preços, Ajuste do orçamento e Ajuste parcial (menu Processos> Alterações de Preços) permitem selecionar a estrutura de Preços completa que se pretende modificar (Orçamento, Venda ou Estudo).

Nova secção na janela Tipo de projecto

Na janela Tipo de projecto (menu Mostrar> Configuração> Tipo de projecto) foi criada uma secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada, onde se pode selecionar entre as opções Estrutura de preços do orçamento ou Estrutura de preços de venda. A opção selecionada permite:

  • Estabelecer o tipo de estrutura de preços para o Contrato de empreitada (CE);
  • Adaptar as novas apresentações de colunas;
  • Definir o preço que deve ser utilizado para os autos da obra.

A secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada também foi implementada no separador Tipo de projecto da janela Dados novo orçamento (menu Arquivo> Novo).

Substituição da opção Custos indirectos na janela Percentagens

Na janela Percentagens (menu Mostrar> Configuração> Percentagens), a opção Custos indirectos foi substituída pelas seguintes:

  • Custos indirectos de orçamento;
  • Custos indirectos de venda;
  • Custos indirectos de estudo.

Deste modo podem ser definidos custos indiretos para cada uma das três estruturas de preços.

Modificação do comando Regras para marcação de preços incorrectos

As opções da janela Regras para marcação de preços incorrectos foram agrupadas em duas secções:

  • Regras particulares de cada estrutura de preços. Inclui regras que se podem activar de modo independente para cada uma das estruturas de preços;
  • Regras independentes da estrutura de preços. Inclui regras que se podem activar de independentemente das estruturas de preços.

Configuração de opções de Controle de obra

Os Valores a utilizar como referência que se definem na janela Edição de opções de obra (menu Controle de obra> Configuração) foram adaptados para poder contemplar um controle da obra tendo em conta que o estudo foi realizado sobre a estrutura de preços de estudo ou sobre a de orçamento.

Novas opções em menus contextuais

Os menus contextuais aparecem no ecrã quando se clica com o botão direito do rato sobre algum campos que os possua. Na vista árvore de Árvore de composição foram implementadas novas opções nos menus contextuais de alguns dos recursos para contemplar as três estruturas de preços completas (Orçamento, Venda e Estudo) que foram criadas nesta versão. As opções implementadas são:

  • Fixar o preço. Esta opção encontra-se no menu contextual que aparece quando se clica com o botão direito do rato sobre uma célula Preço ou Custo (na estrutura orçamento, venda ou estudo) de um artigo com composição. Esta opção é a mesma que aparece na janela quando se modifica manualmente a célula Preço.
  • Desbloquear preço fixado. Esta opção encontra-se no menu contextual quando se clica com o botão direito do rato sobre uma célula Preço ou Custo (na estrutura orçamento, venda ou estudo) de um artigo com preço fixado. Esta opção desbloqueia o preço fixado para que se recalcule de acordo com a sua composição na estrutura de Preço que depende.
  • Marcas de revisão de artigos. Esta opção encontra-se no menu contextual quando se clica com o botão direito do rato sobre qualquer uma das células de um artigo. Esta opção já existia em versões anteriores. A sua seleção faz aparecer a janela Alteração de marcas de revisão de dados do artigo. Nesta versão foram adicionadas duas novas marcas de revisão: Com quantidade de venda pendente de rever e Com quantidade de estudo pendente de rever.

Novas opções do menu Lista na vista Lista de recursos

No menu Lista da vista Lista de recursos foram implementadas as seguintes opções:

  • Outros recursos. Esta opção inclui novas possibilidades de seleção de recursos:
    • Recursos compostos com preço fixado. Abre uma janela que permite incluir na lista todos os recursos compostos que possuem o seu preço fixado nas estruturas de preços selecionadas. A partir da vista Lista de recursos também se podem fixar preços através da nova opção Fixar preço de recursos compostos.
    • Recursos com actualização bloqueada. Esta opção adiciona à lista todos os recursos aos quais foi bloqueada a atualização de dados através da nova opção Bloquear actualização de dados.
  • Fixar preço de recursos compostos. Esta opção abre uma janela que permite fixar o preço de todos os recursos compostos contidos na lista, para as estruturas de preços selecionadas. Os preços fixados não serão recalculados mesmo que se modifique a sua composição.
  • Desbloquear preço fixado de recursos compostos. Esta opção abre uma janela que permite desbloquear os preços fixados de todos os recursos compostos contidos na lista que pertençam às estruturas de preços selecionadas. Desta forma os preços serão recalculados de acordo com a sua composição.
  • Bloquear actualização de dados. Esta opção marcará os recursos contidos na lista para que não se atualizem durante os processos de atualização de dados a partir de outras bases de dados ou desde o Gerador de preços.
  • Desbloquear actualização de dados. Esta opção desbloqueará todos os recursos da lista que possuam a sua atualização bloqueada.

Adaptação da vista Medições/Autos às novas estruturas de preços

Na lista desdobrável que aparece nas zonas de detalhe da medição e de auto foram criadas as opções Quantidade de venda e Quantidade de estudo.

Editor de planilhas de listagem

No Editor de planilhas de listagem (menu Arquivo> Imprimir> Editar planilhas de listagem), foi adicionada a opção Estruturas de preços utilizadas no menu Dados. Se a planilha utiliza uma determinada estrutura de preços e se pretende que a informação que se encontra inabilitada ou anulada para essa estrutura de preços não se imprima na listagem, pode utilizar esta função. Esta nova opção abre uma janela que contém uma série de opções de configuração. Através das opções de configuração pode-se omitir a impressão dessa informação sem necessidade de utilizar guiões.

Conexão com o ArchiCAD® 16 (32-bit)

O módulo de conexão com o Arquimedes foi atualizado para o novo ArchiCAD® 16 (32-bit).

Atualização de produtos e preços de fabricantes

Foram atualizados os produtos ou os preços dos seguintes fabricantes:

  • ABIMAT
  • ADEQUA
  • AISCAN
  • ALB
  • APLICACIONES TECNOLÓGICAS
  • ARCE
  • BASF
  • BUDERUS
  • FITTINGS ESTÁNDAR
  • HERZ
  • ISOVER
  • KNAUF
  • KNAUF INSULATION
  • LUMELCO
  • MITSUBISHI HEAVY INDUSTRIES
  • POLYTHERM
  • REVESTECH
  • ROCKWOOL
  • SAUNIER DUVAL
  • TERMOCONCEPT
  • UPONOR
  • URSA
  • VEKA
  • WILO

CYPE 3D

Implementação de normas relativas a estruturas de betão

Foi implementada a seguinte norma relativa a estruturas de betão: SABS 0100 (África do Sul) South African Bureau of Standards. Code of practice. The structural use of concrete. Somente para o dimensionamento de sapatas.

Implementação de normas relativas a estruturas de aço laminado e composto

Foi implementada a seguinte norma relativa a estruturas de aço laminado e composto: SANS 10162-1:2011 (África do Sul) South African National Standard. The structural use of steel. Part 1: Limit-states design of hot-rolled steelwork.

CYPECAD

Implementação de normas relativas à ação vento

Foi implementada a seguinte norma relativa à ação vento: CIRSOC 102-2005 (Argentina) Reglamento Argentino de Acción del Viento sobre las Construcciones.

Melhorias na aplicação de normas

Implementação da análise estática e correção por corte basal (sismo) para as seguintes normas:

  • NSE-10 (Guatemala): Normas de seguridad estructural de edificaciones y obras de infraestructura para la República de Guatemala.
  • R-001 2011 (República Dominicana) Reglamento para el Análisis y Diseño Sísmico de Estructuras.
  • Implementação da análise estática (sismo) para a norma: NTC 14/01/2008 (Itália). Norme Tecniche per le Costruzioni (14 gennaio 2008) Paragrafo 3.2 Azione Sismica.

Exportação para IFC. Lajes mistas, aligeiradas e blocos perdidos de lajes fungiformes

A exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) inclui as lajes mistas, aligeiradas e os blocos perdidos de lajes fungiformes. Estes elementos não são visíveis na vista 3D gerada pelo CYPECAD mas as lajes aligeiradas exportam-se para IFC em três dos quatro formatos disponíveis (IFC 2x3, Revit IFC 2x3 e Allplan IFC 2x3) e os blocos perdidos de lajes fungiformes nos quatro formatos (IFC 2x3, Archicad IFC 2x3, Revit IFC 2x3 e Allplan IFC 2x3).

Exportação das medições e geração do respetivo orçamento para Angola, Cabo Verde e Moçambique

Já é possível a exportação das medições e geração do respetivo orçamento utilizando os geradores de preços de Angola, Cabo Verde e Moçambique.

CYPECAD MEP - Climatização

Piso radiante de baixa altura e piso radiante industrial no sector terciário

Incorporação de novos sistemas de piso radiante. Ao piso radiante convencional, que o programa continha, foi acrescentado o piso radiante de baixa altura (utilizado normalmente em reabilitação) e o piso radiante industrial e do sector terciário (usado para grandes instalações).

CYPECAD MEP - Eletricidade

Forçar a secção do circuito de alimentação

Foi implementada a possibilidade de forçar a secção do condutor da linha que alimenta um quadro parcial. Se durante o cálculo o programa deteta que a secção deve ser maior que a secção forçada, indicará que existe um erro. Essa secção pode-se forçar quando se introduz ou se edita um quadro parcial.

Informação em ecrã do quadro ou quadro parcial ao qual pertence uma carga

Para facilitar a edição dos circuitos, incluiu-se informação no ecrã acerca do circuito do quadro ou quadro parcial que alimenta uma determinada carga. Para isso, basta posicionar-se com o cursor sobre a carga desejada depois de ter calculado a instalação.

Cypeterm (RCCTE)

Importação de novos elementos construtivos do Gerador de preços

Importação de mais elementos construtivos, nomeadamente a importação do bloco de termoargila para o pano interior de paredes exteriores e acrescentaram-se novas tipologias de fachadas de um só pano de alvenaria para revestir, sem isolamento.

Elementos estruturais

Novas ferramentas para a Edição de armaduras

Vigas contínuas: Incorporação no editor de vigas de novas ferramentas para a edição de armaduras, nomeadamente os comandos: Unir armaduras longitudinais; Alteração da tipologia do estribo no mesmo vão; Especificar a quantidade de estribos agrupados e Secções transversais definidas pelo utilizador.

Gerador de preços obra nova, reabilitação e espaços urbanos

Implementação do módulo Pormenores construtivos de sistemas de impermeabilização

O módulo Pormenores construtivos de sistemas de impermeabilização permite ao Gerador de preços, ao Gerador de preços de reabilitação, aos Geradores de orçamentos e ao Arquimedes gerar pormenores construtivos de sistemas de impermeabilização adaptados à seleção de parâmetros realizada no Gerador de preços.

Implementação do Gerador de preços para o Brasil

Implementação do novo Gerador de preços para o Brasil. Da mesma forma que para os restantes países que possuem o Gerador de preços, os responsáveis pelos projetos de edifícios no Brasil dispõem agora de uma ferramenta informática completa que lhes permite obter artigos de construção (para obra nova e reabilitação) com custos ajustados à realidade e que lhes facilita a elaboração de uma documentação de projeto de qualidade (completa, consistente e com informação técnica vinculada a cada artigo), incluindo ainda produtos de fabricantes e produtos genéricos. A informação dos Geradores de preços é útil para a realização de estudos prévios, anteprojetos, projetos e projetos de execução e para a obtenção de documentação para a utilização e manutenção do edifício.

Implementação de novos artigos

Foram implementados os seguintes novos artigos:

  • DFE (Demolições/Fachadas/Elementos ancorados à fachada)
    • DFE050: Desmontagem de instalações localizadas na fachada
    • DFE060: Desmontagem de elementos de sinalização localizados na fachada
    • DFE070: Desmontagem de elementos de protecção solar localizados na fachada
  • FAR (Fachadas/Ventiladas/Pano interior para revestir)
    • FAR040: Pano interior de fachada ventilada, de alvenaria de bloco de termoargila para revestir
  • FFD (Fachadas/Alvenarias e revestimentos interiores/Pano interior para revestir em parede meeira)
    • FFD040: Pano interior de parede meeira, de alvenaria de bloco de termoargila para revestir
  • FFO (Fachadas/ Alvenarias e revestimentos interiores /Sistemas de revestimentos interiores de painéis de gesso)
    • FFO010: Sistema 'PANELSYSTEM' de revestimento interior de painéis de gesso reforçados com fibra de vidro
  • FFR (Fachadas/ Alvenarias e revestimentos interiores /Pano interior para revestir em fachada)
    • FFR040: Pano interior de fachada, de alvenaria de bloco de termoargila para revestir
  • ICE (Instalações/Aquecimento, climatização e A.Q.S./Emissores a água para climatização)
    • ICE157: Regulação de um circuito de aquecimento por piso radiante
  • ICW (Instalações/Aquecimento, climatização e A.Q.S./Sistema VRF (Mitsubishi Heavy Industries))
    • ICW357: Unidade exterior de ar condicionado, para substituição
  • NAE (Isolamento e impermeabilizações/Isolamentos/Injecção e insuflação em caixas de ar)
    • NAE010: Isolamento por injecção em caixa de ar de parede dupla de alvenaria
    • NAE020: Isolamento por insuflação, desde o interior, em caixa de ar de parede dupla de alvenaria
    • NAE030: Isolamento por insuflação, desde o exterior, em caixa de ar de parede dupla de alvenaria
  • NAQ (Isolamento e impermeabilizações/Isolamentos/Coberturas)
    • NAQ010: Isolamento exterior de coberturas inclinadas
    • NAQ030: Isolamento de coberturas inclinadas sobre espaço não habitável
  • PSY (Divisões/Estruturas autoportantes/Placas de gesso laminado)
    • PSY021: Alçapão para estrutura autoportante de placas de gesso laminado, sistema 'KNAUF'
  • PTW (Divisões/Estruturas autoportantes/Sistemas revestimentos interiores de placas)
    • PTW021: Alçapão para revestimento interior de placas de gesso laminado, em paredes divisórias, sistema 'KNAUF'
  • RAG (Revestimentos/Decorativos contínuos/Cerâmicos/grés)
    • RAG051: Ladrilhamento 'GRESPANIA', sobre superfície suporte interior de alvenaria
    • RAG052: Ladrilhamento 'GRESPANIA', sobre superfície suporte interior de placas de gesso laminado
    • RAG053: Ladrilhamento 'GRESPANIA', sobre superfície suporte interior de gesso ou placas de escaiola
    • RAG054: Ladrilhamento 'GRESPANIA', sobre superfície suporte interior de argamassa de cimento ou betão
    • RAG055: Ladrilhamento 'GRESPANIA', sobre superfície suporte exterior de argamassa de cimento ou betão
  • RSE (Revestimentos/Pavimentos/Técnicos)
    • RSE040: Pavimento técnico acessível 'GRESPANIA'
  • RSG (Revestimentos/Pavimentos/Cerâmicos/grés)
    • RSG024: Rodapé cerâmico 'GRESPANIA
    • RSG130: Pavimento com revestimento de mosaicos cerâmicos 'GRESPANIA', colocados com cola
  • RTC (Revestimentos/Tectos falsos /Contínuos, de placas de gesso laminado)
    • RTC021: Alçapão para tecto falso contínuo de placas de gesso laminado, sistema 'KNAUF'
  • YCF (Segurança e saúde/Sistemas de protecção colectiva/Protecção perimetral de bordos de laje)
    • YCF011: Sistema provisório de protecção de bordo de laje, classe A, em estruturas metálicas
    • YCF021: Sistema provisório de protecção de bordo de laje, classe B, em coberturas inclinadas metálicas
    • YCF031: Sistema provisório de protecção de bordo de laje, classe C, em coberturas inclinadas metálicas
  • YCI (Segurança e saúde/Sistemas de protecção colectiva/Protecção durante a execução de lajes)
    • YCI040: Sistema S de rede de segurança fixa colocada horizontalmente em estruturas pré-fabricadas e metálicas
  • YCL (Segurança e saúde/Sistemas de protecção colectiva/Linhas e dispositivos de ancoragem)
    • YCL152: Linha de ancoragem horizontal temporária, de fita de poliéster, fixada a suporte metálico
    • YCL154: Linha de ancoragem horizontal temporária, de fita de poliéster, fixada ao terreno
  • YCS (Segurança e saúde/Sistemas de protecção colectiva/Protecção eléctrica)
    • YCS015: Foco portátil, para interior
    • YCS040: Protector de cabos
  • YPC (Segurança e saúde/Instalações provisórias de higiene e bem-estar/Instalações provisórias (aluguer/construção/adaptação de locais)
    • YPC005: Aluguer de WC portátil
  • YSM (Segurança e saúde/Sinalização provisória de obras/Sinalização de zonas de trabalho)
    • YSM006: Fita de sinalização com cercas móveis
    • YSM030: Balizamento e sinalização de zona protegida de peões contra o tráfego rodado
  • ZFI (Reabilitação energética/Envolvente térmica em paredes exteriores/Insuflação em caixas de ar)
    • ZFI020: Sistema 'KNAUF INSULATION' de isolamento através da insuflação, desde o exterior, de nódulos de lã mineral nas caixas
  • ZFG (Reabilitação energética/Envolvente térmica em paredes exteriores/Sistemas de isolamento mineral de fachadas)
    • ZFG020: Sistema Thermocal 'DBBLOK' de isolamento térmico e revestimento mineral de fachadas
  • ZFL (Reabilitação energética/Envolvente térmica em paredes exteriores/Sistemas de isolamento de fachadas ligeiras)
    • ZFL010: Sistema Aquapanel 'KNAUF', para fachada ligeira
  • ZFT (Reabilitação energética/ Envolvente térmica em paredes exteriores/Revestimentos interiores)
    • ZFT031: Sistema 'URSA IBÉRICA AISLANTES' de isolamento termo-acústico e revestimento interior autoportante, em divisões e pelo interior de fachadas
    • ZFT040: Sistema 'ROCKWOOL' de isolamento termo-acústico e revestimento interior, em divisões interiores e pelo interior de fachadas
    • ZFT041: Sistema 'ROCKWOOL' de isolamento termo-acústico e revestimento interior autoportante, em paredes divisórias e pelo interior de fachadas
  • ZHA (Reabilitação energética/Envolvente térmica em elementos horizontais em contacto com o exterior/Coberturas planas)
    • ZHA011: Sistema 'ISOVER' de isolamento pelo exterior em cobertura plana não acessível
    • ZHA012: Sistema 'ROCKWOOL' de isolamento pelo exterior em cobertura plana não acessível
    • ZHA013: Sistema 'URSA IBÉRICA AISLANTES' de isolamento pelo exterior em cobertura plana não acessível
    • ZHA023: Sistema 'URSA IBÉRICA AISLANTES' de isolamento pelo exterior em cobertura plana acessível
  • ZHF (Reabilitação energética/Envolvente térmica em elementos horizontais em contacto com o exterior/Sob laje de cobertura)
    • ZHF020: Sistema 'ISOVER' de isolamento pelo interior, sob laje de cobertura
    • ZHF030: Sistema 'ROCKWOOL' de isolamento pelo interior, sob laje de cobertura
    • ZHF040: Sistema 'URSA IBÉRICA AISLANTES' de isolamento pelo interior, sob laje de cobertura
  • ZHS (Reabilitação energética/Envolvente térmica em elementos horizontais em contacto com o exterior/Lajes térreas)
    • ZHS010: Sistema 'KNAUF INSULATION' de isolamento pela face superior do pavimento existente, em laje térrea
    • ZHS020: Sistema 'URSA IBÉRICA AISLANTES' de isolamento pela face superior do pavimento existente, em laje térrea

Implementação de novos fabricantes

Foram adicionados os fabricantes seguintes:

  • GRESPANIA
    Ladrilhos cerâmicos;
  • SCHLÜTER-SYSTEMS
    Sistemas de aquecimento e refrigeração por piso radiante.

Gerador e estimativas orçamentais

Implementação dos Pré-dimensionadores para Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique

Em versões anteriores, o CYPE incluía Pré-dimensionadores para Espanha e Portugal. Nesta versão, foram adicionados Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

Os Pré-dimensionadores da CYPE são programas informáticos que geram orçamentos e medições de edifícios com estrutura de capítulos, artigos compostos e medição detalhada que podem ser exportados para o Arquimedes ou qualquer outro programa de medições e orçamentos através do formato FIEBDC-3.

Geradores de orçamentos

Implementação do módulo Pormenores construtivos de sistemas de impermeabilização

O módulo Pormenores construtivos de sistemas de impermeabilização permite ao Gerador de preços, ao Gerador de preços de reabilitação, aos Geradores de orçamentos e ao Arquimedes gerar pormenores construtivos de sistemas de impermeabilização adaptados à seleção de parâmetros realizada no Gerador de preços.

2013.c

Arquimedes

Ligação com os novos Geradores de preços Angola, Cabo Verde e Moçambique

Ligação com os novos Geradores de preços Angola, Cabo Verde e Moçambique.

Possibilidade de se editar as especificações

Foi implementada a edição das Especificações sobre os materiais das Condições técnicas.

CYPE 3D

Implementação de normas relativas à ação do sismo

Foram implementadas as seguintes normas relativas à ação do sismo:

  • CSCR 2010 (Costa Rica) Código Sísmico de Costa Rica 2010;
  • NEC-11 (Equador) Norma equatoriana da construção. Capítulo 2.- Peligro sísmico y requisitos de diseño.

Implementação da análise estática e correção por corte basal

Implementação da análise estática e correção por corte basal para as seguintes normas:

  • CFE 2008 (México): Manual de Diseño de Obras Civiles. Diseño por Sismo;
  • NTC-2004 (México): Normas Técnicas Complementarias para Diseño por Sismo;
  • CSCR 2010 (Costa Rica): Código Sísmico de Costa Rica 2010;
  • RPS 2000 (Marrocos): Règlement de Construction Parasismique. (Já foi implementado para a RPS 2011 na v 2012.m).

Implementação da análise estática para Eurocódigo 8 (EU) e Eurocódigo 8 (Bélgica). Na versão anterior, já está implementado a análise dinâmica (modal espectral) para estas normas.

CYPECAD

Implementação de normas relativas à ação do vento

Foram implementadas as seguintes normas relativas à ação do vento:

  • BS 6399-2:1997 (Reino Unido) British Standard. Loading for buildings. Part 2: Code of practice for wind loads;
  • Eurocódigo 1 (Singapura) Eurocode 1: Actions on structures – Part 1-4: General actions – Wind actions. SS EN 1991-1-4:2005 /NA:2009;
  • NEC - 11 (Equador) Norma ecuatoriana de la construcción;
  • RSAEEP (China - Macau) Regulamento de Segurança e Ações em Estruturas de Edifícios e Pontes. Decreto - Lei n.° 56/96/M, Boletim Oficial n.°: 38/1996 Capítulo III - Ação do vento;
  • NV 65:2009 (França) Règles NV 65. Règles définissant les effets de la neige et du vent sur les constructions et annexes.

Melhorias na norma B.A.E.L 91 (França)

Para a norma B.A.E.L 91 (França) foram implementadas as seguintes novidades:

  • Listagens justificativas de verificações dos Estados Limite Últimos de pilares de betão no novo editor de pilares de CYPECAD;
  • Novo editor de pilares de CYPECAD;
  • Geração automática das tabelas de armadura para pilares.

Exportação avançada em formato IFC

Nesta exportação incluem-se os diferentes componentes dos elementos estruturais que se dimensionam no CYPECAD. Por exemplo, as vigotas, abobadilhas e zonas de maciçamento dos diferentes tipos de lajes; os elementos que compõem as ligações metálicas, etc. Deste modo, os utilizadores podem visualizar no seu programa CAD/BIM todos os componentes dos elementos estruturais dimensionados no CYPECAD.

Implementação da opção Copiar elementos do grupo

No menu Grupos do CYPECAD, foi implementado a opção Copiar elementos do grupo, que abre uma janela com ferramentas para copiar vigas e cargas dentro do mesmo grupo de plantas (com ou sem simetria) ou noutro grupo da obra atual.
Durante a introdução dos elementos selecionados, é possível utilizar as capturas para máscaras e em elementos estruturais introduzidos.

Melhoria no comando Atribuir carga

Em versões anteriores, quando se atribuíam os valores de uma carga a outra (menu Carga> opção Carga> botão Atribuir), o programa atribuía tanto o valor da carga como a respetiva ação à qual pertencia a carga original.

Na versão 2013 o programa abre um diálogo quando se seleciona o botão Atribuir, onde o utilizador pode escolher se deseja Atribuir o valor, Atribuir a ação ou Atribuir o valor e a ação da carga selecionada.

Implementação de normas relativas à ação do sismo

Foram implementadas as seguintes normas relativas à ação do sismo:

  • CSCR 2010 (Costa Rica) Código Sísmico de Costa Rica 2010;
  • NEC-11 (Equador) Norma equatoriana da construção. Capítulo 2.- Peligro sísmico y requisitos de diseño.

Implementação da análise estática e correção por corte basal

Implementação da análise estática e correção por corte basal para as seguintes normas:

  • CFE 2008 (México): Manual de Diseño de Obras Civiles. Diseño por Sismo;
  • NTC-2004 (México): Normas Técnicas Complementarias para Diseño por Sismo;
  • CSCR 2010 (Costa Rica): Código Sísmico de Costa Rica 2010;
  • RPS 2000 (Marrocos): Règlement de Construction Parasismique. (Já foi implementado para a RPS 2011 na v 2012.m).

Implementação da análise estática para Eurocódigo 8 (EU) e Eurocódigo 8 (Bélgica). Na versão anterior, já está implementado a análise dinâmica (modal espectral) para estas normas.

CYPECAD MEP - Águas, residuais e pluviais

Novo programa Águas, Residuais e Pluviais

A versão 2013 de CYPECAD MEP (nova denominação de Instalações do edifício) inclui o novo programa Águas, Residuais e Pluviais concebido para o dimensionamento e cálculo de redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais e pluviais segundo o Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais.

Este novo programa apresenta as seguintes vantagens relativamente ao anterior:

  • Existência de um único separador para introdução de dados relativamente a abastecimento de águas, drenagem de águas residuais e pluviais. Isto permite visualizar em simultâneo as redes, evitando assim repetições e erros de introdução. Na fase de introdução, existe a possibilidade de desativar ou realçar a visibilidade das layers de cada uma destas redes.
  • Assistente de introdução de dados que solicita ao utilizador os dados iniciais com janelas de ajuda sobre as opções.
  • Interligação com os restantes programas do CYPECAD MEP (Cypeterm, Cypevac 3D, Contra incêndios, Climatização, Solar térmica, Gás, Eletricidade e ITED). Através desta conectividade, a introdução de elementos construtivos (paredes, muros, lajes, aberturas, etc.) e compartimentos é partilhada, ou seja, introduz-se apenas uma vez em qualquer um dos programas mencionados e também se podem visualizar e modificar em qualquer um deles.
  • Possibilidade de realizar a definição dos elementos construtivos manualmente ou de forma automática através da importação de ficheiros no formato IFC gerados por programas CAD/BIM. Para a definição manual podem usar-se ficheiros de desenho em formato DXF, DWG, JPEG, JPG, BMP, WMF, EMF o PCX.
  • Exportação de ficheiros em formato IFC.
    Os programas do CYPECAD MEP permitem a exportação dos elementos construtivos introduzidos e das instalações dimensionadas para um ficheiro no formato IFC (Industry Foundation Classes). Deste modo, a informação introduzida e gerada em CYPECAD MEP poderá ler-se em programas CAD/BIM como Allplan®, Archicad®, Revit® Architecture, etc.
  • Conexão com Solar térmica.
    Os equipamentos de acumulação de água quente sanitária que se introduzem em Águas, Residuais e Pluviais, ficam automaticamente introduzidos em Solar térmica.
  • Conexão com Climatização, Gás e Eletricidade.
    As caldeiras mistas para aquecimento e produção de água quente sanitária (resistência elétrica, a gasóleo e gás) visualizam-se em Climatização, Eletricidade e Gás.
    Também se visualiza no programa de Gás os acumuladores de água e os esquentadores.
    As características destes equipamentos são transmitidas entre as especialidades, permitindo assim obter um maior rigor no cálculo efetuado.  
  • Introdução dos aparelhos uma única vez. Não é necessário repetir a introdução de um aparelho para abastecimento de água e seguidamente para drenagem de águas residuais.
  • Seleção do nível de conforto. Existem três opções: Básico, Médio e Alto. Os fatores que podem influenciar os níveis de conforto dos sistemas de distribuição predial de água são: o critério de simultaneidade de caudais (coeficientes de simultaneidade), as pressões máximas e mínimas asseguradas, e as velocidades máximas e mínimas. O programa faz uma análise conjunta destes fatores, garantindo o conforto necessário para o tipo de instalação que está a ser projetada.
  • Introdução de grupos de pressão e depósitos reguladores. Durante o cálculo, o programa verifica se a pressão e o caudal disponível na rede pública de abastecimento de água são suficientes para o correto funcionamento da instalação. Caso contrário, é apresentado um círculo vermelho sobre a entrada e sobre cada um dos consumos afetados. Colocando o cursor sobre o círculo vermelho o programa adverte da falta de pressão ou caudal, do incremento e da necessidade de dispor de um grupo de pressão ou de um depósito regulador. Situando o cursor sobre um consumo com círculo vermelho, o programa informa da não verificação da pressão ou do caudal (dependendo de qual é insuficiente) e do mínimo necessário.
    Para solucionar a falta de pressão ou caudal da instalação o utilizador pode optar por introduzir algum dos esquemas contemplados pelo programa:
    • Alimentação direta;
    • Alimentação direta, com grupo de bombagem;
    • Alimentação direta com grupo de bombagem e bypass - sistema misto de alimentação;
    • Alimentação indireta com grupo de pressão e depósito;
    • Alimentação direta com grupo de bombagem e bypass - sistema misto de alimentação com depósito.
  • Introduzir mais do que uma ligação à rede geral de abastecimento de água. O programa permite vários sistemas de alimentação e em cada ligação à rede podem coexistir vários desses sistemas.
  • Apresentação de erros e avisos.
    O programa deteta erros como por exemplo a ausência de ligação ou incorreta ligação dos consumos às tubagens. Esses erros são identificados por círculos vermelhos na instalação, que mostram uma explicação quando o cursor é colocado sobre eles.
  • Medidas reais dos equipamentos de abastecimento de água.
    Após o cálculo, o programa desenha uma área através de uma linha tracejada em torno de cada depósito, grupo de pressão ou bateria de contadores. Desta forma, o desenho mostra o tamanho real de cada um desses equipamentos e inclui as suas áreas de manutenção. Assim, o utilizador pode verificar rapidamente se o equipamento está devidamente introduzido, e que não está a ocupar nenhum espaço já ocupado por algum elemento construtivo. Esta situação é visível tanto em ecrã como desenhos.
  • Descrição dos aparelhos sanitários:
    • Como consumo: Disponível para todos os aparelhos. Não se representa em 2D nem 3D.
    • Genérica: O utilizador introduz as dimensões reais do aparelho sanitário, podendo fazer uma importação 2D e 3D.
    • Do gerador de preços: O utilizador importa o aparelho sanitário do gerador de preços com as cores e dimensões reais do fabricante
      É possível depois ver no ecrã, desenho e na visualização 3D estes aparelhos.
  • Introdução e seleção de bombas de circulação para retorno de A.Q.S. em função do caudal e pressão requerida.
  • Ligação ao gerador de preços.
    É possível introduzir elementos construtivos, aparelhos sanitários, aparelhos de produção de A.Q.S., entre outros, através do gerador de preços.
  • Visualização no ecrã e em desenho do esquema da instalação geral e do esquema da instalação interior. Estes esquemas possuem legendas completas (materiais, diâmetros da tubagem em cada local, etc.).
  • Geração automática de desenhos das várias redes, separadamente ou em conjunto, com legendas, informação dos materiais utilizados para as tubagens com referência às respetivas normas, diâmetros usados e simbologia usada.
  • Listagens de resultados de cálculo detalhadas.
  • Listagem do Projeto da Instalação de abastecimento - Memória descritiva.
  • Listagem do Projeto da Instalação de drenagem de águas - Memória descritiva.
  • Listagem de descrição de materiais e elementos construtivos.
    Para obter esta listagem é necessário ter o módulo de ligação ao gerador de preços.
  • Listagem de quadro de materiais.
    Para obter esta listagem é necessário ter o módulo de ligação ao gerador de preços.
  • Listagem de medições e orçamentos.
  • Exportação para Arquimedes, Arquimedes e Controlo de Obra de medições e orçamentos.
    Além de poder obter diretamente no programa as listagens o programa permite exportar as medições e orçamentos para os programas de gestão. Deste modo, é possível editar a informação exportada.
    Para editar o orçamento diretamente no Arquimedes ou Arquimedes e Controle de Obra é necessário possuir a licença de utilização destes programas assim como a ligação ao gerador de preços.
  • Seleção do período de retorno (5, 10 ou 20 anos) e da duração da precipitação (5, 10, 15 min.).
  • Atribuição de desníveis às caixas de visita relativamente à cota da planta.
  • Cálculo das dimensões reais das caixas de visita.
    As caixas de visita dimensionam-se em função do diâmetro do coletor e tendo em conta a profundidade necessária devido ao desnível introduzido relativamente à cota da planta. O utilizador situa cada caixa durante a introdução de dados e o programa define automaticamente se se trata de uma caixa de passagem ou caixa sifonada. As caixas de visita dispostas pelo utilizador convertem-se em caixas sifonadas se receberem coletores de águas residuais e pluviais.
  • No dimensionamento das tubagens de drenagem de águas residuais o programa calcula automaticamente a cota inicial, a cota final, o desnível e a inclinação de cada um dos tramos. Isto é possível pois o programa tem em conta os elementos construtivos introduzidos (lajes, tetos falsos, etc.). Deste modo, evita-se que o utilizador tenha de introduzir a inclinação de cada tramo e contempla-se assim a realidade construtiva evitando-se erros de introdução de dados.
  • Visualização das dimensões reais da tubagem de drenagem de águas em 2D e em 3D com as respetivas inclinações reais em 3D. 
  • Possibilidade de reutilização de águas saponáceas.
    É possível recolher e tratar as águas saponáceas proveniente de lavatórios, banheiras e chuveiros, fazendo-as passar através de uma estação depuradora de águas saponáceas. Depois deste tratamento continuam a ser águas não potáveis, contudo, podem ser reutilizadas pelas bacias de retrete.
    Este novo equipamento inclui depósitos de receção e tratamento de águas saponáceas e dispõe de quatro ligações:
    • Uma entrada de águas provenientes de lavatórios, banheiras e chuveiros;
    • Uma entrada de água potável que funcione quando as necessidades de água para as bacias de retrete seja superior ao recebido de águas provenientes de lavatórios, banheiras e chuveiros;
    • Uma saída com ligação à rede de drenagem de águas;
    • Uma saída de águas tratadas conectada a um grupo de pressão que as impulsiona até às bacias de retrete.

O programa que já existia em versões anteriores para o cálculo de redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais e pluviais, funciona agora como programa isolado, ou seja fora do programa CYPECAD MEP, passando o seu acesso localizado no menu geral dos programas, mais precisamente no grupo de Instalações, com o nome de Redes de águas, residuais e pluviais Clássico.

Os clientes que possuem o programa Redes de águas, residuais e pluviais Clássico, na versão 2013 beneficiarão do acesso ao novo programa Águas, Residuais e Pluviais presente no CYPECAD MEP.

CYPECAD MEP - Climatização

Tubagens e condutas como equipamentos editáveis

A versão 2013 incorpora a possibilidade de definir as tubagens e as condutas como equipamentos editáveis.

Com a descrição editável, é possível utilizar elementos e equipamentos do Gerador de preços, como também definir os parâmetros de equipamentos de qualquer marca comercial sem a necessidade de importá-los do Gerador de preços.

CYPECAD MEP - Eletricidade

Implementação da opção de permitir a ligação dos circuitos de iluminação de emergência a circuitos de iluminação normal

Foi implementada a opção de permitir a ligação dos circuitos de iluminação de emergência a circuitos de iluminação normal.

Na versão 2013, existem várias formas de conectar os circuitos de iluminação de emergência a circuitos de iluminação normal.

Ativando a ligação na janela de diálogo do quadro
Se o utilizador editar o quadro individual ou quadro parcial pretendido, pode ativar a opção Ligar os circuitos de iluminação de emergência a circuitos de iluminação normal.

Utilizando a configuração do utilizador do quadro
Através da configuração do utilizador do quadro, é possível editar os circuitos de iluminação de emergência que se pretende e ativar a opção Ligar ao circuito de iluminação normal prévio.

Novos ícones na Configuração do quadro/quadro parcial

Na janela Configuração do quadro/quadro parcial, os ícones de cada linha eram iguais. Na versão 2013 incorporaram-se novos ícones para distinguir os tipos de linhas. Colocaram-se ícones para os diferenciais, circuitos de iluminação normal, iluminação de emergência, motor de ascensor e cargas genéricas.

Melhoria na janela de criação de cargas elétricas

Melhorou-se a janela de diálogo de criação de cargas elétricas definidas pelo utilizador.

Em versões anteriores o utilizador podia escolher entre Luminária monofásica, Carga monofásica, Motor trifásico ou Carga trifásica. A partir da versão 2013, o utilizador seleciona o tipo de tensão (Monofásica ou Trifásica) e o tipo de carga (Luminária, Motor ou Outros). Deste modo, é possível introduzir qualquer tipo de carga com tensão monofásica ou trifásica.

Reorganização da janela Instalação interior (Cargas)

A janela Instalação interior (Cargas) foi dividida em duas: Instalação interior (Cargas); Instalação interior (Tomadas de corrente).

Implementação da carga Motor de ascensor

Implementou-se nesta versão o tipo de carga Motor de ascensor. Na janela que aparece ao selecionar esta carga, o utilizador indica a Potência ativa e o Fator de potência do motor.

Edição do fator de utilização de cargas tipo motor

O programa permite editar o fator de utilização de cargas tipo motor (definido como o fator médio de utilização da potência do recetor), tanto para aquelas cargas definidas no separador Eletricidade (motor de ascensor, carga definida pelo utilizador) como para aquelas que provenham de outra instalação dimensionada no programa (máquinas de climatização, grupos de pressão...).

O valor por defeito do fator de utilização é "1" e afeta tanto a potência de alimentação como a potência de cálculo.

Melhoria no esquema unifilar

A partir da versão 2013 o utilizador pode consultar no esquema unifilar as três potências que descrevem um circuito elétrico em função do número e tipo de recetores conectados ao mesmo. Estas potências são:

  • Potência instalada - É a soma das potências dos recetores conectados no circuito elétrico;
  • Potência de alimentação - É a Potência instalada multiplicada pelos coeficientes de simultaneidade e utilização;
  • Potência de cálculo - É a Potência de alimentação multiplicada pelos coeficientes de cálculo em função do tipo de carga.

Possibilidade de configurar a informação do esquema unifilar

A partir da versão 2013, é possível configurar a informação incluída no esquema unifilar gerado pelo programa. Esta configuração tem efeito tanto no ambiente de trabalho como nos desenhos gerados e podem ser editados na janela de Configuração do esquema unifilar.

A informação possível de selecionar para incluir no esquema é a seguinte: Tipo de cabo; Tipo de instalação; Potência instalada; Potência de alimentação; Potência de cálculo; Intensidade de cálculo; Intensidade admissível do cabo; Queda de tensão; Intensidades de curto-circuito.

Permite a verificação dos volumes de proteção

Com o novo programa Águas, Residuais e Pluviais na versão 2013 do CYPECAD MEP, é possível visualizar no programa de Eletricidade as banheiras e chuveiros, o que possibilitou, fazer a verificação dos volumes de proteção (volume 0, volume 1, volume 2 e volume 3) nos locais que contenham estes aparelhos sanitários. Desta forma, o programa verifica que os mecanismos, cargas e tomadas não estejam colocados em volumes não permitidos.

CYPECAD MEP - Gás

Implementação do coletor de derivação

Na versão 2013, em locais comerciais é possível colocar um coletor de derivação para as potências instaladas.

O coletor é composto por um manómetro, e por várias derivações: a entrada possui válvula de corte e electroválvula; cada derivação para cada potência instalada possui uma válvula de corte e um redutor de pressão, e existe sempre uma derivação de reserva.

Cypeterm (RCCTE)

Exportação XML ADENE disponível para Certificados finais de obra

A exportação automática de dados do Cypeterm para posterior importação no portal da ADENE está agora disponível para certificados finais de obra. Assim, através da inclusão do código referente à declaração de conformidade regulamentar (DCR) é criado um ficheiro em formato XML de forma ao preenchimento automático de dados no portal.

Possibilidade de introduzir cortes térmicos em lajes

Na versão 2013.c foi incluída a possibilidade de introduzir cortes térmicos em lajes.

Deste modo, assegura-se a continuidade do isolamento do edifício nas pontes térmicas das lajes, limitando assim o consumo energético do edifício. O utilizador introduz em planta um corte térmico na extremidade das lajes (onde existe uma ponte térmica linear), indicando o ponto inicial e o final da rotura e o seu coeficiente de transmissão térmica linear. O programa deteta o referido corte térmico e atribui o coeficiente de transmissão térmica definido pelo utilizador.

É possível definir cortes térmicos com diferente transmissão térmica linear por forma a defini-los em pontes térmicas do mesmo tipo.

CYPEVAC 3D

Definição das características acústicas caixa de estore

Nos casos em que a caixa de estore seja definida como uma ponte térmica plana situada sobre a abertura, com a sua própria descrição construtiva distinta à fachada, é possível agora indicar as características acústicas da mesma, de modo que o programa tenha em conta estes dados no cálculo do isolamento acústico ao ruído exterior.

Se estes dados não forem definidos, o programa calcula como anteriormente considerando a zona da caixa de estore como parede exterior.

Possibilidade desativar os avisos relacionados com o cálculo das ligações

É possível desativar os avisos relacionados com o cálculo das ligações entre os elementos construtivos, que determinam as transmissões acústicas marginais. Dado que estes avisos podem ser relativamente numerosos em certas obras, e em muitos casos são perfeitamente desprezáveis, então a sua desativação permite centrar a atenção nos restantes avisos ou erros que possam existir após o cálculo e que necessitam da intervenção do utilizador para a sua revisão.

Elementos estruturais

Vigas inclinadas e de secção variável

A versão 2013 de Vigas contínuas incorpora novidades na disposição e geometria das vigas que se introduzem, dimensionam ou verificação com o programa.

Foi implementada a possibilidade de introduzir desníveis nos extremos de cada viga do pórtico e secções de betão de altura variável. Se introduzem-se diferentes desníveis nos extremos inicial e final, a viga resultante será inclinada.

Incrementação de opções para as armaduras das vigas

No diálogo Armaduras longitudinais de vigas foram implementadas opções para indicar Comprimentos mínimos de armaduras, Comprimento máximo de negativos e a possibilidade de ativar ou desativar a opção Amarrar no apoio uma quantidade igual ao esforço transverso. Deste modo, o programa Vigas contínuas dispõe das mesmas opções de armaduras longitudinais de vigas que o programa CYPECAD.

Implementação de diagramas de áreas de armadura

No programa Vigas contínuas foi implementado a visualização dos diagramas que representam a área de armadura necessária e a área efetiva das armaduras dispostas no pórtico. Os diagramas de áreas de armaduras são de grande utilidade para introduzir ou modificar armaduras. O utilizador pode ver as áreas que cobrem as armaduras ao mesmo momento que as está introduzindo ou modificando (incluindo descontando o seu comprimento de amarração).

Incrementação de opções para o dimensionamento e verificação

A nova versão 2013 inclui mais opções para o dimensionamento e verificação de vigas de betão, e para a representação nos desenhos e medição de vigas metálicas. As implementadas na versão 2013 são:

Dimensionamento / Verificação

  • Armadura de montagem.
    O programa permite considerar as seguintes disposições construtivas: Montagem contínua no tramo; Armadura porta-estribos.
  • Armadura de negativos
  • Armadura de positivos
  • Armadura transversal.
    Simetria em armadura de estribos; Amarrar todos os varões longitudinais, esta opção permite amarrar todos os varões longitudinais mediante ramos ou cintas incluídos embora se coloquem em camadas diferentes. É de grande utilidade para países onde existe este costume construtivo (França, Marrocos ou Argélia); Estribos de diferentes diâmetros numa viga; Disposição de estribos múltiplos.
  • Armadura porta-estribos.
    Neste ponto configura-se a disposição da armadura transversal quando se utiliza a disposição construtiva de armadura de montagem porta-estribos (pode selecionar-se na opção Armadura de montagem). Existem configurações diferentes para: Secções rectangulares; Secções rectangulares com um banzo; Secções rectangulares com dois banzos.

Vigas metálicas

  • Comprimento a considerar em vigas metálicas.
    Neste ponto indica-se o comprimento que se considera para as vigas metálicas no desenho de vigas e na sua medição: Até à face do elemento onde apoia; Até ao eixo do elemento onde apoia; Até ao eixo nos apoios intermédios e até à face exterior nos apoios extremos.

Implementação de normas

Foram implementadas as seguintes normas para este programa (Vigas contínuas):

Normas de betão

  • ABNT NBR 6118:2007 (Brasil);
  • ACI 318M-08 (USA);
  • CIRSOC 201-2005 (Argentina);
  • Eurocódigo 2 (UE) EN 1992-1-1:2004/AC 2008;
  • Eurocódigo 2 (França) NF EN 1992-1-1:2005/NA: Mars 2007;
  • IS 456: 2000 (Índia);
  • NCh 430.Of2008 (Chile);
  • NTE E.060:2009 (Peru).

Normas de aço laminado e composto

  • ABNT NBR 8800:2008 (Brasil);
  • IS 800: 2007 (Índia);
  • NTC: 14-01-2008 (Itália).

Normas de aço enformado

  • ABNT NBR 14762:2010 (Brasil);
  • NTC: 14-01-2008 (Itália).

Estruturas especiais

Implementação de normas de betão

Foram implementadas as seguintes normas de betão:

  • Eurocódigo 2 (Portugal) NP EN 1992-1-1:2010/NA;
  • NTC: 14-01-2008 (Itália).

Generalidades

Novo menu principal

A versão 2013 do software CYPE incorpora um novo menu principal. Neste menu, os programas classificam-se em quatro grupos ou áreas, que para a maior parte dos idiomas de instalação são: Estruturas; Instalações; Gestão; Documentação.

Quando o utilizador entra no menu, cada área inclui quatro dos seus programas principais. Selecionando a imagem representativa do grupo, ou o texto "Ver mais..." (que aparece no final da coluna), o menu mostra todos os programas desse grupo.

Nova denominação do programa Instalações do edifício

Os nomes nos diferentes idiomas com o qual se conhece o programa da CYPE que dimensiona as instalações dos edifícios (Instalaciones del edificio, Instalações do edifício, Cypebat), passaram para uma única denominação: CYPECAD MEP.

Este nome faz referência à marca CYPE, às siglas internacionais CAD (computer-aided design) e MEP (mechanical, electrical and plumbing).

Implementação da Seleção de país

A primeira vez que o utilizador entra no CYPECAD MEP ou quando cria uma obra nova, o programa mostra todos os países disponíveis neste software e as instalações ou verificações que CYPECAD MEP dimensiona para cada um deles. Após selecionar o país desejado e premir o botão Aceitar, o programa executa um assistente de introdução de dados, que, num dos seus passos, permite selecionar o tipo de instalação.

O utilizador pode selecionar os países disponíveis para o idioma com o qual foram instalados os programas da CYPE. Na coluna da esquerda destacam-se com fundo azul os países disponíveis para esse idioma. O resto dos países aparecem a título informativo e se selecionar algum deles, o programa informa que se deve utilizar o idioma correspondente.

Listagem Descrição de materiais e elementos construtivos

Em versões anteriores, a listagem Descrição de materiais e elementos construtivos só podia ser gerada no Cypeterm e Cypevac 3D. A partir da versão 2013, esta listagem pode ser gerada em várias especialidades, desde que permitam a possibilidade de definir os elementos construtivos.

Gerador de preços obra nova, reabilitação e espaços urbanos

Reorganização do menu Gerador de preços

Foi melhorada a seleção e apresentação dos diferentes geradores de preços CYPE. Agora, no novo menu dos programas CYPE só existe um acesso ao Gerador de preços. Quando se executa este acesso, o utilizador seleciona o tipo de obra (obra nova ou de reabilitação) e o país. O utilizador pode selecionar os países disponíveis para o idioma com o qual foram instalados os programas CYPE. Também se informa do idioma de instalação que deve utilizar para aceder a outros Geradores.

Embora os Geradores de preços se agrupem num só acesso, cada um deles dispõe de informação e gera preços adequados aos fatores tipológicos, geográficos e económicos de cada país e de cada obra. Para isso, o utilizador seleciona uma série de parâmetros objetivos que permitem obter uma previsão de custos ajustados à realidade.

Implementação de Geradores de preços para Angola, Cabo Verde e Moçambique

A nova versão 2013 inclui os Geradores de preços para Angola, Cabo Verde e Moçambique. De mesma forma que para os restantes países, estes Geradores dispõem de unidades de obra para projetos de obra nova e de reabilitação.

×