Loading

2014.m

Arquimedes

Importação de medições em formato CSV

Desde versões anteriores, o Arquimedes permite importar a medição dos programas de CAD Allplan®, ArchiCAD® e +Extended® (AutoARQ). A partir desta versão, o Arquimedes também permite a importação de medições a partir de ficheiros em formato CSV. As medições das unidades de obra geradas por um programa de CAD seriam incluídas nos ficheiros em formato CSV diretamente pelo programa que as gera ou mediante alguma ferramenta intermédia.

Exportação do diagrama de tempos-atividades para o formato XML (calendário laboral)

Na versão anterior (2014.l) implementou-se a possibilidade de exportar para o formato XML o diagrama de tempos-atividades. Agora, na versão 2014.m quando se exporta este diagrama no formato XML, inclui-se o calendário laboral. Também se pode indicar a duração da jornada laboral.

Gerador de preços obra nova, reabilitação e espaços urbanos

Atualização de preços e produtos

Foram atualizados os preços e produtos do Fabricante SAUNIER DUVAL nos geradores de preços de todos os países.

Novo Cypeterm

Melhorias implementadas no programa Novo Cypeterm

Nesta versão foram implementadas as seguintes melhorias no Novo Cypeterm:

  • Nas situações de vãos envidraçados incluídos na envolvente interior, adjacente a um espaço não útil que possua vãos envidraçados, designadamente marquises, estufas, átrios, ou similares, o programa determina a área efetiva coletora, segundo a alínea 5e) do ponto 1.4."Ganhos Térmicos Úteis", do Despacho n.º15793-I/2013.
  • Contabilização de ganhos solares provenientes de coberturas sob desvão, de acordo com o especificado na alínea 3) do ponto 4. "Coeficiente de Absorção da Radiação Solar", do Despacho n.º 15793-K/2013.
  • O programa utiliza a Energia primária de origem renovável (Eren) produzida mediante o sistema solar térmico, no sistema de produção de AQS. Por outro lado, para a Eren produzida por outros sistemas de origem renovável, o programa possibilita a indicação de parcelas nos sistemas de aquecimento, arrefecimento e produção de AQS, segundo a alínea 3.1) do ponto 3. "Necessidades Nominais de Energia Primária", relativo ao Despacho n.º 15793-I/2013.

2014.l

Climatização

Implementação de Depósitos de inércia

No módulo Condutas e tubagens, implementou-se a possibilidade de se inserir depósitos de inércia nas instalações de aquecimento e climatização por água.

O programa permite dois tipos de disposição na instalação para os depósitos de inércia: Disposição em série entre o equipamento de produção e a instalação interior; Disposição entre circuitos independentes.

Relativamente ao volume de acumulação, o programa calcula um volume recomendado em função do tipo de produção e do tipo de instalação, mas permite que o critério do utilizador seja o que prevaleça, devido ao amplo intervalo de recomendações que existem na atualidade para determinar o volume ótimo de acumulação neste tipo de instalações.

CYPECAD

Implementação da norma Eurocódigo 1 (Roménia)

Implementou-se a norma SR EN 1991-1-4/NB (2007) Eurocódigo 1: Ações em Estruturas. Parte 1-4: Ações Gerais - Ações do vento. Anexo nacional (SR EN 1991-1-4/NB).

Generalidades

Novo programa Cumprimento REH existentes

Cumprimento REH existentes é um novo programa e está acessível desde o menu geral dos programas da CYPE. Encontra-se dentro do grupo de programas Documentação, e tem como objetivo auxiliar os técnicos no cumprimento das exigências relativamente ao desempenho energético dos edifícios existentes de habitação que estabelece o REH (Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação).

É um programa que pode executar-se independentemente dos restantes programas da CYPE e que permite caracterizar o desempenho energético dos edifícios, mediante a definição de parâmetros e metodologias indicadas na norma vigente.

Cumprimento REH existentes é um programa de introdução manual dos parâmetros necessários. Para a obtenção automática desses parâmetros deve utilizar-se o programa Novo Cypeterm, que realiza o cálculo automaticamente mediante a análise do modelo tridimensional do edifício.

Para além deste novo programa, nesta versão o Novo Cypeterm do CYPECAD MEP, já está preparado para auxiliar os técnicos no cumprimento das exigências relativamente ao desempenho energético dos edifícios existentes de habitação e posteriormente pode exportar os dados para o novo programa Cumprimento REH existentes.

Gerador de preços obra nova, reabilitação e espaços urbanos

Novo Gerador de preços para espaços urbanos

Nesta versão implementou-se um novo gerador de preços, o Gerador de preços para Espaços urbanos que permite obter preços para projetos de espaços públicos urbanos para todos os países que existem no Gerador de preços.

Apresenta a mesma filosofia de funcionamento dos Geradores de preços para Obra nova e Reabilitação.

Implementação de artigos novos e atualização de preços e produtos de fabricantes

Nesta versão implementaram-se novos artigos relativamente ao sistema ETICS (NAS020) e ao revestimento com placas cerâmicas (RCG020).

Atualizaram-se preços e produtos de fabricantes (ALB; BUDERUS; KNAUF e SCHLUER-SYSTEMS).

Exportação do Diagrama de tempos-atividades em formato XML

A partir desta versão é possível exportar o Diagrama de tempos-atividades em formato XML.

Esta melhoria proporciona a importação desse ficheiro pelo Microsoft Project.

Novo Cypeterm

Exportação dos dados da obra para ficheiro em formato XML

Nesta versão, o Novo Cypeterm inclui uma opção que permite a exportação dos dados calculados para um ficheiro com extensão XML, com o objetivo de se importar diretamente desde o portal da ADENE.

Deste modo, o utilizador evita o laborioso trabalho de introdução manual de dados e ganha uma quantidade de tempo significativo na hora de solicitar o "Pré-Certificado" ou o "Certificado Energético".

Desempenho energético dos edifícios existentes de habitação

Nesta versão, no módulo Edifícios existentes, o Novo Cypeterm está preparado para auxiliar os técnicos no cumprimento das exigências relativamente ao desempenho energético dos edifícios existentes de habitação no âmbito do REH.

Para obter esta certificação acrescentou-se a nova listagem Relatório de peritagem.

Além disso, é possível selecionar a metodologia que se pretende utilizar para cada verificação, ou seja utilizar ou não alguma das regras de simplificação definidas no Despacho n.º15793-E/2013.

Apesar do Novo Cypeterm utilizar um modelo 3D do edifício, e de calcular os necessários parâmetros (Áreas, volumes, pés direitos...) de forma automática, é possível ao utilizador, desde que possua licença de utilização, exportar os dados introduzidos para o novo programa "Cumprimento REH existentes", acessível desde o grupo de programas "Documentação" do menu geral de programas da CYPE.

Pontes térmicas planas por orientação

Nesta versão, o Novo Cypeterm já permite de forma automática contabilizar as pontes térmicas planas por orientação, para efeitos dos ganhos solares.

2014.j

CYPECAD

Exportação para IFC. Definição de extremos de pilares

Nesta versão, o CYPECAD inclui duas novas opções que definem o extremo de cada tramo de pilar de modo diferente no momento de exportar a obra do CYPECAD para o formato IFC (Industry Foundation Classes):

  • O extremo do pilar é definido como a face inferior da laje ou viga da planta superior.
  • O extremo do pilar é definido como a face superior da laje ou viga da planta superior.

Gerador de preços obra nova, reabilitação e espaços urbanos

Atualização de preços e produtos de fabricantes

Foi criada uma nova unidade de obra, ZFF020 - Sistema ETICS Isofex 'ISOVER' para isolamento térmico pelo exterior de fachada.

Atualizaram-se os preços e produtos dos fabricantes ISOVER e VELUX.

2014.i

CYPECAD

Calcular a estrutura sem obter a armadura

Nova opção para calcular a estrutura sem obter a armadura.

Esta opção permite efetuar o cálculo dos esforços e deslocamentos da estrutura sem realizar o dimensionamento dos elementos estruturais.

Ao não dimensionar os elementos estruturais, o tempo de cálculo é menor. Isto permite ao utilizador, ganhar uma substancial quantidade de tempo quando estiver a calcular estruturas com tempo de cálculo elevado, já que os primeiros cálculos servem para avaliar se as dimensões dos elementos estruturais que foram introduzidos possuem rigidez para evitar deslocamentos excessivos.

Gerador de preços obra nova, reabilitação e espaços urbanos

Atualização de preços e produtos de fabricantes e incorporação de novos fabricantes em todos os Geradores de preços

Atualização de preços e produtos de fabricantes e incorporação de novos fabricantes em todos os Geradores de preços.

Atualização de preços e produtos de fabricantes

  • CERÁMICA VEREA
  • GRESMANC
  • GRESPANIA
  • REVETÓN
  • UPONOR

Incorporação de novos fabricantes

  • ILO TECHNOLOGY (Emissores elétricos para aquecimento).

Novo Cypeterm

Aumento de casas decimais na definição do Rph

Foi aumentado o número de casas decimais para a introdução dos valores do Rphi e Rphv.

Em versões anteriores estava definido a possibilidade de introduzir os valores até à décima, passando agora até à milésima.

Alteração do intervalo na definição do Wvm (ventilação)

Em versões anteriores, o valor mínimo do consumo de energia elétrica do funcionamento dos ventiladores possível de ser introduzido, era de 100 kWh/ano, nesta versão passou a ser de 10 kWh/ano.

2014.h

Climatização

Cálculo e orçamento de instalações de caudal de refrigerante variável (VRF) da Mitsubishi Electric

Nesta versão do CYPECAD MEP inclui no seu separador Climatização o dimensionamento e o orçamento de instalações de caudal de refrigerante variável (VRF) da Mitsubishi Electric. Desta forma, o sistema VRF da Mitsubishi Electric une-se aos sistemas de volume de refrigerante variável (VRF) da Mitsubishi Heavy Industries e (VRV) da DAIKIN que estavam implementados desde versões anteriores.

O utilizador pode combinar os três sistemas na mesma obra embora em instalações diferentes.

O programa aplicará os critérios de dimensionamento específicos do fabricante selecionado para cada instalação.

Elementos estruturais

Largura máxima de nós

No módulo Vigas contínuas, foi aumentado o intervalo da largura dos nós até 1000 cm (menu Dados obra> Edição de geometria e cargas do pórtico selecionado> selecionar botão Descrição do nó> selecionar nó).

Gerador de preços obra nova, reabilitação e espaços urbanos

Atualização dos Geradores de preços

Foram atualizados os Geradores de preços de todos os países presentes no programa, nomeadamente na introdução de novas unidades de obra e novos fabricantes relativos ao sistema de climatização volume refrigerante variável (VRF).

Novo Cypeterm

Nova listagem 'Desempenho energético'

Na listagem Desempenho energético, classifica-se energeticamente a fração autónoma. Contém descrições detalhadas das soluções construtivas selecionadas pelo utilizador para a envolvente térmica e além disso indica a classe energética obtida segundo o Despacho n.º 15793-J/2013.

A listagem também indica as emissões de CO2 associadas ao consumo de energia das frações autónomas, tendo em conta os fatores de conversão de energia primária para emissões de CO2 presentes no Despacho n.º 15793-D/2013.

2014.g

CYPECAD

Geração automática de estados intermédios

O módulo do CYPECAD Interacção da estrutura com os elementos construtivos permite realizar uma análise dinâmica de edifícios submetidos a acções sísmicas que incluem o efeito dos elementos construtivos não estruturais utilizados, nomeadamente paredes de fachada e divisórias, e considera vários modelos de comportamento do edifício correspondentes a diferentes situações ou estados desses elementos.

Este módulo foi implementado na versão 2014.b e considerava dois estados extremos: o Estado 1, correspondente ao comportamento da estrutura sem a intervenção de nenhum elemento construtivo, e o Estado 2 que tem em conta o efeito de todos os elementos construtivos confinados lateralmente através da inclusão da rigidez dos mesmos no modelo dinâmico considerando que são totalmente efectivos, isto é, que não sofreram fendilhação ou rotura.

A partir da versão 2014.g, o programa permite adicionar ao Estado 1 e 2 outros estados intermédios gerados automaticamente em função de um critério de rotura que relaciona o dano sofrido por um elemento com o deslocamento relativo das suas extremidades. São estados intermédios, nos quais cada elemento confinado lateralmente fornece uma percentagem da sua rigidez em função do nível de dano alcançado pelo mesmo.

A geração automática dos estados intermédios parte do modelo no qual se considera o efeito de todos os elementos construtivos totalmente efectivos (Estado 2). Uma análise modal espectral do modelo produz um deslocamento relativo entre os extremos de cada elemento construtivo que, com a aplicação do critério de rotura, se traduz num determinado nível de dano. O dano (ou fissuração) sofrido pelo elemento provoca uma variação na sua rigidez. As novas rigidezes calculadas para cada um dos elementos construtivos são incluídas num novo modelo dinâmico sobre o qual se realiza a análise modal seguinte. Voltam-se a obter novos deslocamentos relativos e cada elemento alcança um novo nível de danos, com a respectiva variação de rigidez, gerando-se o modelo seguinte. Procede-se assim de forma sucessiva para cada hipótese sísmica considerada.

Este processo iterativo termina quando o nível dos danos causados estabiliza de um estado para o seguinte (o qual se alcança quando a diferença entre o nível de dados do último estado calculado e o anterior é inferior a 5% em cada elemento) ou quando se alcança o número máximo de iterações estabelecido pelo utilizador. Este será o Estado final.

Cargas de desvio pontuais de tramos rectos inclinados de cabos e representação da componente horizontal da ancoragem

O módulo Lajes pós-tensionadas para edificação permite no CYPECAD dimensionar as armaduras passivas de lajes pós-tensionadas, após o cálculo dos esforços dos cabos de pós-tensão (aderentes ou não aderentes) e cujas características foram introduzidas pelo utilizador.

Desde que este módulo se implementou, o programa gera as cargas lineares de impulso provenientes do interior da curvatura dos cabos.

Agora nesta versão, também se geram as cargas pontuais de desvio que provocam os tramos retos inclinados de cabos. Estas cargas representam-se no diálogo de edição dos cabos e também na planta juntamente com as restantes cargas de desvio dos cabos.

Para além disso, no diálogo de edição do cabo, a componente horizontal de esforço que provoca a sua ancoragem sobre a laje, desenha-se no eixo da secção longitudinal desta, juntamente com o momento que representa a excentricidade que puder ter essa componente quando a ancoragem não está situada no eixo da laje.

Importação de IFC possuindo vários edifícios

A partir da versão 2014.g, quando CYPECAD ou CYPECAD MEP importam um ficheiro em formato IFC (Industry Foundation Classes) que se compõe de vários edifícios, o assistente de importação permite selecionar o edifício que se deseja importar mediante a opção "Selecção do edifício a importar". Esta opção aparece desativada quando IFC está criado como um só edifício.

2014.f

Climatização

Teto radiante e refrescante

Esta versão inclui um novo módulo do programa Climatização, "Teto radiante e refrescante". Foi concebido para dimensionar e orçamentar sistemas invisíveis de climatização por teto radiante e refrescante mediante tetos falsos técnicos modulares e contínuos.

Estes sistemas de climatização permitem climatizar os compartimentos a partir de circuitos de água fria e/ou quente integrados no teto dos mesmos.

Em ambos os casos, os circuitos de água estão dispostos no interior dos painéis de teto e são conectados entre si formando circuitos de painéis conectados a coletores de distribuição de água. Esses coletores, que dispõem de sistemas de regulação e controlo, estarão conectados aos equipamentos de produção.

CYPE 3D

CYPE-Connect

CYPE-Connect é um programa concebido para editar, verificar, dimensionar e gerar o pormenor de ligações metálicas soldadas ou aparafusadas com perfis laminados em duplo T e ligações complanares de perfis tubulares e formados por duplo canal laminado em caixão soldado.

CYPE-Connect efetua o mesmo dimensionamento que o CYPECAD e Novo Metal 3D. A novidade do CYPE-Connect, que o diferencia dos outros dois programas, é permitir ao utilizador poder editar a ligação dimensionada, modificar as dimensões e disposição das chapas, soldaduras e parafusos, e finalmente indicar ao programa que verifique a ligação com as alterações efetuadas.

Durante a verificação, o programa verifica se a ligação cumpre todas as limitações estabelecidas pela norma. Após o processo de verificação, pode-se obter uma listagem detalhada das verificações efetuadas.

Assim, CYPE-Connect permite personalizar uma ligação e verificar que as modificações realizadas cumprem a norma selecionada, facilitando ao mesmo tempo uma completa e detalhada listagem de todas as verificações efetuadas.

Para utilizar CYPE-Connect basta que o utilizador possua alguma das licenças dos módulos de ligações. O programa calcula, dimensiona e verifica os tipos de ligações que incluem os módulos para os quais possui licença de utilização.

CYPECAD

Recobrimento de pilares de betão por planta e por pilar

Foi implementada a possibilidade de definir recobrimentos de pilares de betão diferentes ao introduzido nos dados gerais da obra para cada tramo de pilar (separador Entrada de pilares> menu Introdução> Pilares, paredes e arranques> opção Recobrimento> selecionar um pilar). No diálogo recobrimento foi implementada a opção "Características do pilar diferente às gerais da obra".

Coeficientes de encastramento de pilares nas duas direções

Desde versões anteriores que é possível modificar o coeficiente de encastramento no extremo superior e inferior de cada tramo de pilar, agora acrescenta-se a possibilidade de se especificar segundo as direções X e Y relativamente aos eixos locais do pilar.

CYPE-Connect

CYPE-Connect é um programa concebido para editar, verificar, dimensionar e gerar o pormenor de ligações metálicas soldadas ou aparafusadas com perfis laminados em duplo T e ligações complanares de perfis tubulares e formados por duplo canal laminado em caixão soldado.

CYPE-Connect efetua o mesmo dimensionamento que o CYPECAD e Novo Metal 3D. A novidade do CYPE-Connect, que o diferencia dos outros dois programas, é permitir ao utilizador poder editar a ligação dimensionada, modificar as dimensões e disposição das chapas, soldaduras e parafusos, e finalmente indicar ao programa que verifique a ligação com as alterações efetuadas.

Durante a verificação, o programa verifica se a ligação cumpre todas as limitações estabelecidas pela norma. Após o processo de verificação, pode-se obter uma listagem detalhada das verificações efetuadas.

Assim, CYPE-Connect permite personalizar uma ligação e verificar que as modificações realizadas cumprem a norma selecionada, facilitando ao mesmo tempo uma completa e detalhada listagem de todas as verificações efetuadas.

Para utilizar CYPE-Connect basta que o utilizador possua alguma das licenças dos módulos de ligações. O programa calcula, dimensiona e verifica os tipos de ligações que incluem os módulos para os quais possui licença de utilização.

Novo Cypeterm

Novo Cypeterm

Este novo software está inserido no CYPECAD MEP e tem como objetivo auxiliar os técnicos no cumprimento das exigências em termos de desempenho energético dos edifícios novos de habitação que estabelece o REH (Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação).

O Novo Cypeterm segue a mesma filosofia de introdução de dados do anterior Cypeterm, para além disso dispõe de uma nova ferramenta que permite a exportação dos parâmetros calculados para um novo software Cumprimento REH, implementado também nesta versão, trata-se de um software gratuito cuja introdução de dados é numérica e encontra-se no grupo Documentação no menu geral dos programas da CYPE.

Cálculo dos elementos em contacto com o solo segundo a norma EN ISO 13370

Novo módulo inserido no programa Novo Cypeterm que permite efetuar o cálculo dos elementos em contacto com o solo segundo a norma EN ISO 13370.

Cálculo dos coeficientes de transmissão térmica linear segundo a norma EN ISO 14683

Novo módulo inserido no programa Novo Cypeterm que permite efetuar o cálculo dos coeficientes de transmissão térmica linear segundo a norma EN ISO 14683.

2014.e

Arquimedes

Importar medição de Allplan® 2014 (32-bit e 64-bit)

Esta versão já permite a importação de medições do Allplan relativamente à sua nova versão "Allplan® 2014 (32-bit e 64-bit)".

CYPECAD

Desenho da planta estrutural com vista por cima ou por baixo da laje

Foram incluídas duas novas opções para representar o desenho da planta estrutural com vista por cima ou por baixo da laje.

Otimização do tempo de geração do desenho Pormenorização de pilares

Foi otimizado internamente a geração do desenho "Pormenorização de pilares" de modo que se reduz substancialmente o tempo que o programa utiliza na sua geração.

CYPECAD MEP - Solar térmico

Base de dados de Irradiação solar global diária média mensal do 'Langley Research Center Atmospheric Science Data Center' da NASA

Os valores da "Irradiação solar global diária média mensal sobre superfície horizontal" que o CYPECAD MEP utiliza no cálculo de uma instalação de energia solar térmica para a produção de água quente sanitária, são dados que o programa pode atribuir automaticamente dependendo da seleção do local, no qual o utilizador pode definir juntamente com os restantes dados climáticos. A partir desta versão, quando o utilizador edita a " Irradiação solar global diária média" pode adotar os valores da base de dados da "Langley Research Center Atmospheric Science Data Center" da NASA.

Os valores importados desta base de dados dependem da Latitude e da Longitude indicada no diálogo "Condições climáticas" quando se introduzem valores de utilizador. Portanto, é possível introduzir valores altamente fiáveis da irradiação solar de qualquer lugar do planeta.

2014.d

Arquimedes

Importar medição do ArchiCAD® 17 (64-bit)

Esta versão já permite a importação de medições do ArchiCAD da sua nova versão "ArchiCAD® 17 (64-bit)".

Climatização

Base de dados climáticos 'ASHRAE Weather Data Viewer 4.0'

Foi incorporada no programa CYPECAD MEP, a base de dados climáticos "Weather Data Viewer 4.0" da American Society of Heating, Refrigerating and Air-conditioning Engineers (ASHRAE). Com esta base de dados, o utilizador pode selecionar qualquer das 5.564 estações localizadas por todo o mundo para importar os dados climáticos necessários para o cálculo de climatização.

Seleção automática e manual do circuito mais desfavorável

No módulo Piso radiante, foram introduzidas melhorias importantes no cálculo e edição das instalações de piso radiante que permitem obter resultados mais otimizados e um maior controlo por parte do utilizador.

Neste sentido foi otimizado a seleção automática do circuito mais desfavorável de cada coletor, o que determinará o cálculo das temperaturas de impulsão. Agora, a seleção automática do circuito de piso radiante que realiza o programa, não só tem em conta a carga requerida por cada circuito (como fazia em versões anteriores), mas também tem em conta as características específicas de cada circuito.

Para além disso, foi implementada a possibilidade do utilizador determinar, segundo o seu critério, qual é o circuito mais desfavorável, o que determinará o cálculo das temperaturas de impulsão. Deste modo, o utilizador pode ter um maior controlo sobre o cálculo da instalação. A seleção do circuito mais desfavorável realiza-se na edição do circuito selecionado.

Em ambos os casos (seleção automática e seleção manual) o programa indica, na listagem de cálculo, qual é o circuito utilizado para o cálculo da temperatura de impulsão do coletor, destacando em negrito o valor da sua densidade de fluxo térmico no ponto de dimensionamento de circuitos.

Otimização do cálculo da potência real fornecida por cada circuito desfavorável

No módulo Piso radiante, foi otimizado o cálculo da potência real fornecida por cada circuito. Este dado inclui-se agora nas listagens de cálculo. Deste modo, visualiza-se de forma direta a potência que teoricamente deveria cobrir um circuito (potência requerida -que se utiliza para o dimensionamento do circuito) e a potência real que está fornecendo o mesmo sob as condições de dimensionamento (potência instalada).

CYPE 3D

Implementação do Strut3D nas normas de betão ABNT NBR 6118 2007 (Brasil), ABNT NBR 6118 Projeto Junho 2013 (Brasil) e Eurocódigo 2 (UE, França e Portugal)

Nesta versão implementou-se a ferramenta Strut3D, que permite verificar (no CYPECAD e no Novo Metal 3D) maciços de encabeçamento de estacas mediante uma metodologia geral de cálculo que analisa as regiões D de betão armado mediante um modelo de bielas e tirantes, de forma a garantir o cumprimento dos requisitos de segurança estrutural de acordo com a norma em vigor. O modelo de bielas e tirantes contemplado foi validado mediante um estudo prévio por elementos finitos lineares.

Além disso, Strut3D oferece uma saída gráfica de resultados que permite a sua visualização e consulta por ecrã, assim como listagens de verificação justificativas que incluem o cumprimento normativo.

Assim, Strut3D traduz-se num grande avanço relativamente outros produtos existentes no mercado, visto que verifica e justifica o cumprimento normativo a partir de um modelo de bielas e tirantes otimizado de forma simples e intuitiva para o utilizador.

Deslocamento de estacas

No diálogo 'Estacas' foi implementada a opção 'Deslocamento das estacas', que permite introduzir um deslocamento para cada estaca do maciço de encabeçamento relativamente à sua posição original de projeto. Esse deslocamento introduz-se mediante os seus componentes nas direções X e Y dos eixos locais do maciço de encabeçamento.

Esta opção foi implementada para poder contemplar uma alteração de posição das estacas na fase de execução da obra. Se isto acontecer, o projetista poderá introduzir no programa os deslocamentos das estacas relativamente à posição de projeto e, selecionando a opção verificar, poderá averiguar se com a nova posição da estaca o maciço de encabeçamento continua a verificar.

Portanto, o efeito dos deslocamentos das estacas que se introduzem mediante esta opção, só tem efeito na hora de verificar o maciço de encabeçamento. O dimensionamento e a geração de desenhos realizam-se tendo em conta a posição original das estacas.

CYPECAD

Implementação do editor avançado de vigas com o Eurocódigo 2

Esta versão do CYPECAD permite a utilização do editor de vigas avançado com as normas de betão Eurocódigo 2 (UE), Eurocódigo 2 (França) e Eurocódigo 2 (Portugal) e combinadas com as suas correspondentes normas de sismo aplicáveis.

Com este editor de vigas avançado, o utilizador terá acesso a importantes melhorias:

  • Dimensionamento de vigas de betão de altura variável;
  • Aberturas horizontais e verticais em vigas de betão;
  • Gráficos e valores numéricos de áreas de armadura, necessária e efetiva;
  • Novas tabelas de armaduras, que permitem a geração automática das mesmas a partir de parâmetros especificados pelo utilizador;
  • Esquemas de dobragem das armaduras e configuração da amarração de armaduras nos desenhos das vigas;
  • Visualização do diagrama de esforços sobre ou debaixo do pórtico, com este a representar as armaduras da viga ao mesmo tempo;
  • Edição gráfica, rápida e cómoda dos elementos resistentes do pórtico (armaduras de reforço, perfis metálicos, maciços, treliças, conectores, etc.);
  • Melhorias nas barras de ferramentas flutuantes em termos de flexibilidade de trabalho;
  • Listagens justificativas de verificações E.L.U e E.L.S. de vigas de betão (incluídas as verificações de torção);
  • Listagens de E.L.U e E.L.S. de vigas metálicas;
  • Representação da laje nas secções transversais das vigas nos desenhos dos pórticos;
  • Representação dos apoios secundários nos desenhos dos pórticos.

Implementação dos critérios de armadura por ductilidade e critérios de dimensionamento sísmico por capacidade segundo o Eurocódigo 8 (UE, França, Portugal e Bélgica)

O cálculo no CYPECAD com o Eurocódigo 8 (UE, França, Portugal e Bélgica), combinado com a seleção das normas de betão Eurocódigo 2 (UE), Eurocódigo 2 (França) e Eurocódigo 2 (Portugal), implica que o programa tenha em conta no seu dimensionamento os critérios de armadura por ductilidade e os critérios de dimensionamento sísmico por capacidade da norma de sismo selecionada. Estes critérios apresentam-se justificados nas listagens justificativas de Estados Limite Últimos geradas nos editores avançados de pilares e vigas do CYPECAD.

Dimensões e quantidades mecânicas efetivas de lajes nas verificações por capacidade de pilares e vigas de betão

Nas verificações por capacidade contemplam-se automaticamente as características geométricas e mecânicas de pilares e de vigas de betão (desde versões anteriores) e, de modo opcional, as lajes apoiadas nas vigas que chegam a um pilar (a partir desta versão).

Para definir as características geométricas e mecânicas das lajes, para efeito das verificações por capacidade de vigas e pilares de betão, foi implementado no programa a opção Atribuir dados para verificação por capacidade (separador Entrada de vigas> menu Vigas/Muros).

A opção mencionada só será visível se realizar-se um cálculo sísmico com uma norma, para a qual o programa tenha implementado os critérios de dimensionamento por capacidade.

Tamanho máximo e natureza do agregado

Foi implementada a possibilidade de definir um tamanho de agregado máximo diferente para cada tipo de elemento: lajes, fundação, pilares ou muros (menu Obra> Dados obra> Características do agregado).

Redução da resistência do betão em pilares

CYPECAD permite introduzir coeficientes redutores da resistência do betão para cada tramo do pilar que selecione o utilizador. Isto é possível para as normas (Eurocódigo 2 por exemplo) que podem utilizar o editor avançado de pilares.

A definição desses coeficientes realiza-se mediante a opção Resistência do betão (separador Entrada de pilares> menu Introdução> opção Pilares, paredes e arranques).

Isto permite ao utilizador definir a resistência de cálculo do betão em cada tramo de pilar se os ensaios realizados detetarem uma quebra de resistência.

Coeficientes de rigidez axial próprios para pilares, paredes e muros

Em versões anteriores o coeficiente de rigidez axial que podia introduzir o utilizador era único para todos os pilares, paredes e muros de betão armado da obra. A partir desta versão, existem três coeficientes de rigidez axial genéricos que podem ter valores diferentes: Coeficiente de rigidez axial para pilares; Coeficiente de rigidez axial para paredes; Coeficiente de rigidez axial para muros (muros de betão armado e muros de tensão plana). Para além dos três coeficientes de rigidez axial genéricos, também permite atribuir coeficientes de rigidez axial próprios para cada pilar, parede, muro de betão armado ou muro de tensão plana da obra.

Redução dos comprimentos de amarração e separador em pilares, só para os varões tracionados

Desde versões anteriores, era possível reduzir o comprimento de amarração das armaduras dos pilares na última planta e de emendas nas restantes plantas. Agora, nesta versão foi implementada a possibilidade de que esta redução afete só os varões tracionados, em cujo caso, se estabelece que o comprimento resultante para varões traccionados seja como mínimo Lb (comprimento básico de amarração). Deste modo, os comprimentos de amarração e os comprimentos de emendas (se a redução se aplica também a plantas inferiores à última) terão maior uniformidade.

Para implementar esta nova possibilidade, o diálogo "Redução de comprimento de amarração em pilares" inclui a opção "Só para os varões traccionados". Esta opção pode ativar-se separadamente na última planta do pilar e em plantas inferiores.

Implementação do Strut3D nas normas de betão ABNT NBR 6118 2007 (Brasil), ABNT NBR 6118 Projeto Junho 2013 (Brasil) e Eurocódigo 2 (UE, França e Portugal)

Nesta versão implementou-se a ferramenta Strut3D, que permite verificar (no CYPECAD e no Novo Metal 3D) maciços de encabeçamento de estacas mediante uma metodologia geral de cálculo que analisa as regiões D de betão armado mediante um modelo de bielas e tirantes, de forma a garantir o cumprimento dos requisitos de segurança estrutural de acordo com a norma em vigor. O modelo de bielas e tirantes contemplado foi validado mediante um estudo prévio por elementos finitos lineares.

Além disso, Strut3D oferece uma saída gráfica de resultados que permite a sua visualização e consulta por ecrã, assim como listagens de verificação justificativas que incluem o cumprimento normativo.

Assim, Strut3D traduz-se num grande avanço relativamente outros produtos existentes no mercado, visto que verifica e justifica o cumprimento normativo a partir de um modelo de bielas e tirantes otimizado de forma simples e intuitiva para o utilizador.

Deslocamento de estacas

No diálogo 'Estacas' foi implementada a opção 'Deslocamento das estacas', que permite introduzir um deslocamento para cada estaca do maciço de encabeçamento relativamente à sua posição original de projeto. Esse deslocamento introduz-se mediante os seus componentes nas direções X e Y dos eixos locais do maciço de encabeçamento.

Esta opção foi implementada para poder contemplar uma alteração de posição das estacas na fase de execução da obra. Se isto acontecer, o projetista poderá introduzir no programa os deslocamentos das estacas relativamente à posição de projeto e, selecionando a opção verificar, poderá averiguar se com a nova posição da estaca o maciço de encabeçamento continua a verificar.

Portanto, o efeito dos deslocamentos das estacas que se introduzem mediante esta opção, só tem efeito na hora de verificar o maciço de encabeçamento. O dimensionamento e a geração de desenhos realizam-se tendo em conta a posição original das estacas.

CYPECAD MEP - Eletricidade

Melhorias na seleção do cabo de alimentação

Restruturou-se a seleção dos cabos no programa de Eletricidade. O novo painel facilita a seleção do cabo que alimenta os diferentes nós que se introduzem no programa.

Melhorias na seleção do tipo de instalação (Com canalização ou Direta superficial)

Restruturou-se a seleção do tipo de instalação ao introduzir as diferentes canalizações elétricas. O novo painel facilita a seleção do sistema de instalação juntamente com o material utilizado nele.

Generalidades

Melhorias no ambiente de trabalho do CYPECAD MEP

As melhorias no ambiente de trabalho do CYPECAD MEP estão relacionadas com a utilização de janelas flutuantes que aparecem durante a utilização de diversos comandos.

A configuração destas janelas flutuantes é independente para cada separador do CYPECAD MEP (Cypevac 3D, Climatização, Eletricidade...), o que permite que o trabalho em cada separador possa acomodar-se às necessidades e práticas de cada utilizador. Por exemplo, se um utilizador realiza normalmente a introdução de elementos construtivos no separador Cypevac 3D, pode distribuir as ferramentas para definir estes elementos na parte lateral esquerda da janela de trabalho, de modo que nessa janela esteja sempre disponível e que não apareçam em outros separadores, nas quais poderá incluir outras ferramentas diferentes.

Assim as melhorias das janelas flutuantes e das ferramentas incidem sobre:

  • Aspeto das janelas flutuantes;
  • Visibilidade das janelas flutuantes (manter visível ou ocultar automaticamente);
  • Distribuição das ferramentas das janelas flutuantes em redor da área de trabalho;
  • Memorização da posição, o aspeto e a visibilidade das janelas flutuantes.

Gerador de preços obra nova, reabilitação e espaços urbanos

Incorporação de novos artigos

Foram incorporados dois novos artigos:

  • IEO (Instalações/Elétricas/Canalizações) ? IEO010: Canalização
  • IEO (Instalações/Elétricas/Canalizações) ? IEH010: Cabo com isolamento

Geradores de orçamentos

Estudo de viabilidade imobiliária

Novo módulo dos programas Pré-dimensionadores de medições e orçamentos que realiza um estudo de viabilidade imobiliária de edifícios de habitação. Trata-se do módulo Estudo de viabilidade imobiliária, destinado a determinar a rentabilidade do projeto, obtido através da previsão de vendas, e da estimativa realista dos custos e despesas necessárias para a conclusão e entrega do produto imobiliário.

Em versões anteriores, os Pré-dimensionadores geravam orçamentos e medições realistas de edifícios de habitação, com estruturas de capítulos, discriminação de artigos, medições detalhadas, especificação de condições, manutenção decenal e, dependendo do país selecionado, também era possível gerar um estudo de gestão de resíduos e um plano de controlo de qualidade.

A partir desta versão, e para todos os países que dispõem dos Pré-dimensionadores de medições e orçamentos (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) é possível gerar o estudo de viabilidade imobiliária.

2014.c

Arquimedes

Implementação do módulo Pormenores construtivos de proteções coletivas

Este novo módulo permite ao Gerador de preços, ao Gerador de preços de reabilitação, aos Geradores de orçamentos e ao Arquimedes gerar pormenores construtivos de sistemas e elementos de proteção coletiva adaptados minuciosamente à seleção de parâmetros realizada no Gerador de preços.

Os pormenores gerados podem imprimir-se e exportar-se para ficheiros de formatos HTML, PDF, RTF e DOCX para que se possam acrescentar como fichas ao projeto que se está a realizar. Os programas Pormenores construtivos, Geradores de orçamentos e Arquimedes permitem também exportar os pormenores para DXF e DWG.

Com este são já cinco os módulos de pormenores construtivos incluídos no Gerador de preços.

Climatização

Definição dos valores de eficiência térmica e higrométrica dos sistemas de ventilação com recuperação de calor

O CYPECAD MEP permite definir os valores de eficiência térmica e higrométrica dos sistemas de ventilação com recuperação de calor nas condições interiores dos compartimentos (dentro da opção ventilação). Deste modo, o efeito destes sistemas de ventilação será contabilizado nos resultados do cálculo de cargas térmicas sem necessidade de introduzir a instalação.

A eficiência térmica do sistema de ventilação com recuperação de calor pode-se definir tanto para os compartimentos climatizados como para os só aquecidos, enquanto que a eficiência higrométrica é possível defini-la só no caso dos climatizados.

Definição da eficiência higrométrica na definição genérica dos recuperadores de calor

Acrescentou-se a possibilidade de definir a eficiência higrométrica (para recuperação de calor latente) na definição genérica dos recuperadores de calor.

É possível definir a eficiência higrométrica dos recuperadores de calor num recuperador criado como genérico ou num importado desde o Gerador de preços e convertido logo em genérico (com descrição vinculada ou não ao Gerador de preços).

Temperatura limite considerada no cálculo

A partir desta versão, no módulo Piso radiante, o programa considera como temperatura limite do sistema de piso radiante a temperatura de impulsão dos sistemas de geração. Deste modo, a emissão térmica dos circuitos de piso radiante será reduzida se a temperatura de impulsão do sistema de produção for inferior (ou superior, no caso de refrigeração) à requerida pelo sistema de piso radiante segundo a norma.

CYPECAD

Implementação de opções de análise de esforços e quantidades em lajes maciças e fungiformes aligeiradas

Foram implementadas duas novas opções no separador Isovalores, que permitem consultar no ecrã os valores médios dos esforços, esforços de dimensionamento ou quantidades de aço de lajes maciças e fungiformes aligeiradas. É possível visualizar o valor médio entre dois pontos ou os valores médios numa banda, ambos nas direções da armadura da laje.

Possibilidade de gerar orçamento da estrutura com o Gerador de preço do México

O CYPECAD possibilita a geração do orçamento e a medição da estrutura calculada tendo em conta as unidades de obra e os preços do Gerador de preços do México. Para isso, é necessário instalar CYPECAD em espanhol, em espanhol para Argentina ou em espanhol para México, e a obra deve estar calculada com a norma de betão NTCRC:2004 (México).

Com esta nova implementação, CYPECAD permite gerar o orçamento e a medição com todos os Geradores de preços da CYPE incluídos até agora nesta versão (Angola, Argélia, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Camarões, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Espanha, França, Gabão, Marrocos, México, Moçambique, Peru, Portugal, República do Congo, e Senegal).

Para realizar a exportação é necessário que a licença de utilização disponha da ligação com o Gerador de preços correspondente.

Generalidades

Exportação para IFC

Algumas entidades dos ficheiros em formato IFC que gera o CYPECAD MEP podem ter propriedades cuja unidade de medida local seja diferente da unidade global de projeto. Por exemplo, o coeficiente de rugosidade interior de tubagens para piso radiante exporta-se em mm e não na unidade global de projeto (m).

Gerador de preços obra nova, reabilitação e espaços urbanos

Implementação do módulo Pormenores construtivos de proteções coletivas

Este novo módulo permite ao Gerador de preços, ao Gerador de preços de reabilitação, aos Geradores de orçamentos e ao Arquimedes gerar pormenores construtivos de sistemas e elementos de proteção coletiva adaptados minuciosamente à seleção de parâmetros realizada no Gerador de preços.

Os pormenores gerados podem imprimir-se e exportar-se para ficheiros de formatos HTML, PDF, RTF e DOCX para que se possam acrescentar como fichas ao projeto que se está a realizar. Os programas Pormenores construtivos, Geradores de orçamentos e Arquimedes permitem também exportar os pormenores para DXF e DWG.

Com este são já cinco os módulos de pormenores construtivos incluídos no Gerador de preços.

Implementação de novos artigos, atualização de preços e produtos

Os Geradores de preços de cada país incluem novos artigos, atualização de preços de fabricantes, atualização de preços de mão de obra e novas instruções para o Manual de utilização e manutenção (para os geradores dos países que dispõem delas).

Algumas das unidades de obra incorporadas são comuns para vários países e outras são exclusivas de cada país.

Geradores de orçamentos

Implementação do módulo Pormenores construtivos de proteções coletivas

Este novo módulo permite ao Gerador de preços, ao Gerador de preços de reabilitação, aos Geradores de orçamentos e ao Arquimedes gerar pormenores construtivos de sistemas e elementos de proteção coletiva adaptados minuciosamente à seleção de parâmetros realizada no Gerador de preços.

Os pormenores gerados podem imprimir-se e exportar-se para ficheiros de formatos HTML, PDF, RTF e DOCX para que se possam acrescentar como fichas ao projeto que se está a realizar. Os programas Pormenores construtivos, Geradores de orçamentos e Arquimedes permitem também exportar os pormenores para DXF e DWG.

Com este são já cinco os módulos de pormenores construtivos incluídos no Gerador de preços.

2014.b

Climatização

Cargas térmicas representadas no ecrã mediante isovalores

"A partir desta nova versão é possível conhecer de uma forma simplificada, as cargas térmicas dos compartimentos de uma planta do edifício. Trata-se da visualização, mediante diagramas de isovalores, das cargas térmicas de aquecimento e arrefecimento calculadas para cada compartimento. Após o cálculo realizado, o utilizador pode ativar no novo ponto Resultados (menu lateral) a opção Desenhar. Essa ativação mostra no menu lateral os dados que é possível representar no ecrã relacionados com as cargas térmicas de arrefecimento e de aquecimento."

CYPE 3D

Implementação de norma relativa ao aço enformado

Foi implementada a seguinte norma relativa ao aço enformado: South African National Standard. The structural use of steel. Part 2: Cold-formed steel structures.

Implementação do aço enformado S280GD e S320GD

Foram implementados os tipos de aço enformado S280GD e S320GD quando se utiliza a norma Eurocódigo 3 (incluindo os Documentos Nacionais de Aplicação ou as adaptações do documento geral para Bulgária, França, Itália e Portugal) e EAE (Espanha).

Implementação de norma relativa à ação do sismo

"Foi implementada a seguinte norma relativa à ação do sismo: ????????????? ? ???????????? ???????. ????????????????? ????????. Construction in seismic regions. Updated edition."

CYPECAD

Interação estrutura/elementos construtivos - Análise sísmica

Novo módulo do programa CYPECAD que permite realizar uma análise dinâmica de edifícios submetidos a ações sísmicas que inclui o efeito dos elementos construtivos não estruturais (paredes de fachada e divisórias) e considera vários modelos de comportamento do edifício correspondentes a diferentes situações ou estados desses elementos.

As paredes de fachada e divisórias dos edifícios são considerados elementos "não estruturais", no entanto, durante um sismo, afetam a rigidez da estrutura, modificando a distribuição e magnitude dos esforços provocados pela ação sísmica. Por exemplo, quando há uma distribuição não uniforme entre plantas das rigidezes associadas às paredes de fachada, as forças horizontais têm maior incidência nos pilares das plantas com menor rigidez, produzindo esforços transversos de elevada magnitude nos pilares. Se estes não estiverem convenientemente dimensionados, os esforços podem provocar a sua rotura, o que colocaria em causa a estabilidade do edifício podendo levá-lo inclusivamente ao colapso.

É o caso dos edifícios com a planta do rés do chão destinada à utilização comercial que, por regra geral, possui uma irregularidade de rigidez que a torna mais débil. A diferença de rigidez é devida ao facto da sua altura ser maior que as plantas superiores e que, pela natureza da sua utilização, se trata de uma planta muito mais diáfana. No entanto, no caso da planta rés do chão ter uma rigidez análoga às superiores, durante os primeiros instantes do sismo produz-se a rotura das paredes nas zonas mais baixas do edifício, o que provoca modificações bruscas de rigidez e, portanto, uma irregularidade em altura similar à anteriormente descrita. Por conseguinte, as rigidezes dos diferentes elementos não estruturais podem modificar-se durante a ação sísmica, devido às fissuras e descasques que vão aparecendo sucessivamente.
Este módulo foi desenvolvido pela CYPE, com a colaboração do Centro Internacional de Métodos Numéricos en Ingeniería (CIMNE) da Universidad Politécnica de Cataluña (UPC), foi financiado pelo Centro para o Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI) e co-financiado pelo Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER).

Atualmente não existem no mercado ferramentas informáticas para o cálculo estrutural de edifícios que integrem a possibilidade de considerar de forma simples as paredes de fachada e divisórias, apesar de se ter demonstrado que têm consequências diretas sobre a estabilidade, rigidez e segurança do edifício perante um sismo. Visto que este módulo do CYPECAD as integra e mantém os tempos de computação num valor admissível, a sua incorporação nos projetos de edificação acrescentar-lhes-á qualidade e proporcionará segurança aos seus ocupantes, podendo evitar-se perdas lamentáveis tanto materiais como humanas após um sismo.

Implementação de norma relativa à ação do vento

"Foi implementada a seguinte norma relativa à ação do vento: ???? 2.01.07-85* (Rússia) ???????? ? ???????????. ???? 2.01.07-85*. 11 ??????????? ?????."

Consideração das plantas abaixo da rasante na análise dinâmica do sismo

"No diálogo de configuração de parâmetros sísmicos de cada norma de sismo de análise dinâmica -modal espectral- (menu Obra> Dados obra> selecionar opção Com ação sísmica> selecionar norma de sismo), foi implementado o item Graus de liberdade que intervêm na análise. Esta opção permite que o utilizador ative ou desative a consideração das plantas abaixo da rasante na análise dinâmica. Também se informa que esta opção permite fazer o mesmo para as Estruturas 3D integradas do CYPECAD."

Consideração das Estruturas 3D integradas na análise dinâmica do sismo

Foi implementada a possibilidade de ativar ou desativar a consideração das estruturas 3D integradas na análise dinâmica do sismo. Essa possibilidade é independente para cada uma das Estruturas 3D integradas que tenha a obra de CYPECAD e pode fazer-se na janela Lista de estruturas 3D integradas (menu Obra> Estruturas 3D integradas> Lista de estruturas 3D integradas> ativar ou desativar o modelo dinâmico).

Exportação para Tekla® Structures v18 e v19

Esta versão permite exportar para as versões 18 e 19 do Tekla® Structures.

Mover ancoragens de cabos

No diálogo Pós-tensionadas, foi implementada a opção Mover ancoragens (separador Entrada de vigas ou separador Resultados> menu Pós-tensionadas> opção Pós-tensionadas) que permite mover uma ancoragem na direção do cabo (se selecionar com o botão esquerdo do rato sobre a ancoragem que deseja mover) ou mover as duas ancoragens e o cabo na direção perpendicular a este (se selecionar qualquer outra parte do cabo que não sejam os extremos).

Implementação de norma relativa ao aço enformado

Foi implementada a seguinte norma relativa ao aço enformado: South African National Standard. The structural use of steel. Part 2: Cold-formed steel structures.

Implementação do aço enformado S280GD e S320GD

Foram implementados os tipos de aço enformado S280GD e S320GD quando se utiliza a norma Eurocódigo 3 (incluindo os Documentos Nacionais de Aplicação ou as adaptações do documento geral para Bulgária, França, Itália e Portugal) e EAE (Espanha).

Implementação de norma relativa à ação do sismo

"Foi implementada a seguinte norma relativa à ação do sismo: ????????????? ? ???????????? ???????. ????????????????? ????????. Construction in seismic regions. Updated edition."

CYPECAD MEP - Solar térmico

Projetar instalação de energia solar térmica em Angola, Cabo Verde e Moçambique

"Em versões anteriores, o CYPECAD MEP permitia projetar uma instalação de energia solar térmica, de uso individual ou coletivo, para a produção de água quente sanitária para Espanha e Portugal. A partir da versão 2014, estas instalações também se podem projetar para os seguintes países: Angola; Argentina; Brasil; Cabo Verde; Chile; Colômbia; México; Moçambique e Perú. Para isso, adaptou-se o cálculo da instalação para que seja válido em qualquer latitude. Para todos os países com instalação solar térmica, implementou-se a edição de dados climáticos da localização no separador Solar térmica (incluindo os valores mensais da Temperatura exterior e a Irradiação solar global diária média mensal sobre superfície horizontal). Nas versões anteriores (para Espanha e Portugal), os dados climáticos só eram editáveis através nos separadores Cypeterm e Climatização."

×