Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
Sapatas

Admite sapatas de betão armado ou betão simples, isoladas ou combinadas para dois ou mais pilares, centradas ou excêntricas numa ou nas duas direções, flexíveis ou rígidas, retangulares ou piramidais.

As sapatas podem estar ligadas por lintéis, com a função de travamento, ou por vigas de equilíbrio, tendo estas a função de equilibrar as sapatas excêntricas. As vigas podem efetuar o equilíbrio apenas num dos seus extremos, ou nos dois.

O dimensionamento através desta opção pressupõe o cálculo prévio da estrutura, de acordo com as condições de apoio definidas para os pilares, e o posterior cálculo da fundação.

Supõe-se um diagrama de deformação plana para a sapata, pelo que se obterão, em função dos esforços, diagramas de tensões sobre o terreno de forma trapezoidal.

É verificado o equilíbrio da sapata e é efetuado o dimensionamento à flexão numa secção situada a 0.15 m da face do pilar, localizada para o lado interior do pilar.

Se houver vários elementos de suporte, faz-se uma análise, calculando momentos em várias secções ao longo de toda a sapata. No caso de pilares metálicos considera-se a secção correspondente ao ponto médio entre o bordo da placa metálica e o perfil.

É efetuada a verificação ao esforço transverso numa secção de referência situada a uma altura útil dos bordos do elemento de suporte.

As peças desenhadas são constituídas pelas plantas de fundações e desenhos de pormenor das sapatas.

 

 

 

 

 


       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK