Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
PRODUTOS
CATÁLOGO
Análise do ciclo de vida

Calcula o impacto ambiental originado pela construção de uma obra, desde as etapas de obtenção das matérias-primas utilizadas, até ao fim do processo de construção; com a possibilidade acrescida de avaliar rapidamente a variação do impacto ambiental que implica qualquer modificação nas unidades de obra do projecto e, assim, decidir objectivamente as alterações que se podem introduzir para minimizar esse impacto. O software oferece dois indicadores ambientais, a energia incorporada e as emissões de CO2 para realizar esta avaliação.

A Análise do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta que estuda e avalia o impacto ambiental de um produto ou serviço durante todas as etapas da sua existência, estabelecendo um balanço ambiental com o objectivo de conseguir um desenvolvimento sustentável.

Para criar o documento ACV, o módulo Análise do ciclo de vida obtém a informação do Gerador de preços, que inclui em cada unidade de obra a energia incorporada e as emissões de CO2, que implica a sua realização desde as etapas de Fabrico (A1, A2 e A3) e Construção (A4 e A5), separadas por materiais, embalagens, maquinaria, meios auxiliares e resíduos. Esta informação pode consultar-se no Gerador de preços seleccionando o separador Energia incorporada e emissões de CO2 para cada unidade de obra.

O documento Análise do Ciclo de Vida apresenta como resultado a Energia incorporada e as emissões de CO2 totais da obra com discriminação por capítulos durante as etapas de Fabrico (A1, A2 e A3) e Construção (A4 e A5). Estes resultados expressam-se em tabelas e em gráficos de barras.

O utilizador pode consultar rapidamente a análise realizada nesse documento e, se considerar conveniente, introduzir as alterações que entender serem oportunas nas soluções construtivas. A seguir, pode voltar a criar rapidamente a Análise do Ciclo de Vida da obra e observar as alterações da energia incorporada e das emissões de CO2 calculadas.

O documento Análise do Ciclo de Vida criado inclui um Anexo onde se justifica detalhadamente a determinação da ACV do produto (A1, A2 e A3), o transporte do produto (A4) e o processo de instalação do produto e construção (A5). Cada uma destas fases inclui:

  • A definição da fase
  • Os pressupostos
  • O processo de cálculo
  • As fontes consultadas

       

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK